8 dicas para corretor de imóveis iniciantes
A carreira de corretor de imóveis pode ser uma excelente escolha para empreender em um mercado dinâmico e promissor. Dar o pontapé inicial, no entanto, pode ser desafiador. Por isso, daremos dicas para corretor de imóveis iniciante que quer começar na carreira com o pé direito!
Como em toda jornada profissional, cada história é única, mas existem algumas dicas e boas práticas que podem facilitar o caminho.
Para ser um corretor de imóveis de sucesso, o principal é ter determinação e estar focado no principal objetivo: ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.
Veja a seguir algumas dicas para corretores de imóveis iniciantes que vão dar aquela mãozinha e te ajudar a entender como ser um corretor de sucesso. Vem com a gente!
1. Conheça o mercado imobiliário
Um dos primeiros passos para ser um corretor de imóveis de sucesso é ter domínio do mercado imobiliário.
Conhecer o mercado em que você está ingressando é fundamental para entender as dinâmicas do setor e adotar boas práticas no dia a dia.
O conhecimento sobre o mercado imobiliário se constrói na prática, no cotidiano, mas estudá-lo de forma estratégica e intencional não pode ficar de fora.
Separe um tempo do seu dia para ler notícias sobre o mercado e imergir nos principais conceitos do setor.
Leia livros indicados para corretores de imóveis, acompanhe os principais portais de notícias especializadas e siga profissionais experientes que criam conteúdo sobre o mercado.
2. Invista em conhecimento sempre
A carreira de corretor de imóveis é baseada em educação continuada. Seja na prática, com clientes e colegas de trabalho, ou de forma teórica através de cursos, é importante estar sempre aberto a aprender um pouco mais para ser um corretor de sucesso.
Investir em conhecimento nunca é demais. Planeje seus dias reservando um momento para seus estudos.
Para ajudar com material de qualidade e de forma prática, invista em plataformas de ensino especializadas no mercado imobiliário, como o Conecta Imobi Academy. Por lá, você vai encontrar cursos para aperfeiçoar sua atuação como corretor de imóveis e apoiar seu início de jornada no mercado imobiliário.
3. Construa uma boa rede de contatos
Ter uma rede de contatos sólida é fundamental em qualquer profissão, mas especialmente importante na carreira de corretor de imóveis.
O famoso networking se constrói com o tempo, mas é importante estar atento a todas as oportunidades de fortalecer essa rede.
Para conhecer outros profissionais, trocar experiências e ampliar suas possibilidades de negócios, buscar por comunidades online é uma boa opção.
Outra ação que não pode ficar de fora para construir uma boa rede de contatos no mercado imobiliário é participar dos principais eventos do setor, como o Conecta Imobi.
4. Trabalhe sua marca pessoal
No mercado imobiliário, cada corretor é uma marca a ser desenvolvida. Se você está começando no mercado, pense na sua carreira como uma marca que será lançada no mercado e precisa, além de conquistar clientes, ter uma imagem sólida.
Para isso, é importante estar atento ao personal branding, conceito que reúne pilares para desenvolver a sua marca pessoal, trabalhando sua imagem, apresentação pessoal, comunicação, entre outros fatores.
Do cartão de visitas até a sua presença digital, tudo deve refletir a imagem que você quer passar para o mercado.
Pesquise, busque cursos, consuma conteúdos sobre o tema e, se necessário, conte com a ajuda de um profissional para construir e manter uma marca de sucesso.
5. Foque em resolver a dor do cliente
Atuar como corretor de imóveis é, antes de mais nada, ajudar a realizar sonhos e resolver dores.
Entender que o seu atendimento pode solucionar um problema que vai mudar a vida de uma pessoa é o primeiro passo para ter motivação diária e oferecer o melhor de si na profissão.
Para isso, é importante adotar uma postura resolutiva e focar em resolver a dor deste cliente.
A demanda pode ser ajudar seu cliente a sair do aluguel ou investir em um empreendimento que vai mudar a sua vida. Independente do caso, é fundamental focar na necessidade do cliente.
Um atendimento imobiliário humanizado passa por escuta ativa e atenção aos detalhes. Para iniciar na carreira de corretor de imóveis, entenda que esta é uma profissão que lida com pessoas e busca resolver suas dores.
6. Desenvolva inteligência emocional
Inteligência emocional é um elemento indispensável na carreira de corretor de imóveis. Entender suas emoções, saber lidar com elas e colocar-se no lugar do outro, exercitando a empatia, é algo que fará toda a diferença na sua trajetória profissional no mercado imobiliário.
Por se tratar de uma profissão pautada nas relações humanas, é importante estar preparado para lidar com diferentes situações e sentimentos. Não há como ser um bom corretor de imóveis sem ter um olhar humano.
Para isso, vale pesquisar sobre como desenvolver inteligência emocional e procurar ajuda, se necessário, para desenvolver habilidades que ajudem nesse processo.
7. Mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado
Manter-se atualizado sobre as principais tendências do mercado imobiliário é uma prática que deve fazer parte da sua rotina como corretor.
É claro que você vai aprender muito na prática, mas antecipar-se às tendências pode fazer toda a diferença e te ajudar a se destacar como um corretor de imóveis de sucesso.
Para isso, a dica de ouro é acompanhar plataformas de inteligência de mercado como o DataZAP+, que vai oferecer conteúdos ricos para ampliar seu repertório e te manter atualizado sobre os principais movimentos do mercado imobiliário.
8. Estude sobre vendas e marketing
O corretor de imóveis precisa ter habilidades de venda. A boa notícia é que, se você está começando agora no mercado imobiliário e é introvertido ou não domina técnicas de venda, essas habilidades podem ser desenvolvidas. O principal é ter determinação e buscar desenvolvê-las.
O mesmo vale para o marketing. Entender os principais conceitos de marketing, estar atento às tendências de marketing digital e colocá-las em prática no dia a dia ajudam a divulgar seu trabalho e construir uma imagem sólida.
Conceitos como gatilhos mentais e copy para vendas vão te ajudar a alavancar sua carreira e potencializar seus resultados no mercado imobiliário.
Essas são algumas dicas para corretor de imóvel iniciante que quer dar o primeiro passo na carreira da melhor forma.
Além do que falamos, lembre-se de seguir as regras da profissão, fazer seu registro no CRECI e ler o código de ética profissional do corretor de imóvel.
Colocando isso em prática, com uma boa dose de determinação e força de vontade, você tem tudo para ser um corretor de imóveis de sucesso!
E você, corretor de imóveis veterano, que dicas daria para quem está começando agora na profissão? Comente!
Comentários