Recibo de compra e venda de imóvel: como fazer?
Recibo de compra e venda de imóvel é um dos documentos importantes que fazem parte do processo de compra de uma casa ou apartamento.
Ao lado do contrato de compra e venda de imóvel e da escritura pública, o recibo de compra e venda serve para comprovar o pagamento e formalizar a transferência de propriedade de um imóvel do atual proprietário para o comprador.
Sempre que necessário, é importante acionar um advogado especialista em direito imobiliário para orientar a confecção desse tipo de documento, para garantir que o recibo segue as regras corretamente.
Em geral, o recibo de compra e venda de imóvel é um documento simples, mas bastante importante no processo de venda de um imóvel.
Veja a seguir como fazer um recibo de compra e venda de imóvel.
Recibo de compra e venda de imóvel: o que não pode faltar
Dados do atual proprietário do imóvel:
- Nome completo do vendedor;
- Documentos pessoais do vendedor (CPF/CNPJ);
- Endereço completo do vendedor.
Dados do comprador:
- Nome completo do comprador;
- Documentos pessoas do comprador (CPF/CNPJ);
- Endereço completo do comprador.
Descrição do imóvel:
- Tipo de imóvel (casa, apartamento, lote ou terreno);
- Endereço do imóvel (endereço completo, com número, bairro, cidade e estado);
- Área do imóvel (metragem);
- Matrícula do imóvel: número da matrícula no Cartório de Registro de Imóveis.
Valor da compra:
- Valor da compra;
- Forma de pagamento (à vista, financiado, parcelado etc);
- Data do pagamento.
Data do Recibo
- Data em que o recibo é emitido, que pode ser posterior a data do pagamento.
Assinaturas:
- Assinatura do comprador;
- Assinatura do vendedor;
- Assinatura de testemunha, se necessário.
Veja a seguir um modelo de recibo de compra e venda de imóvel:
Eu, [nome do vendedor], portador do CPF [número do CPF do vendedor], residente e domiciliado na rua [endereço do vendedor[, na cidade de [cidade do vendedor], Estado [estado do vendedor], na qualidade de proprietário do imóvel situado na rua [endereço do imóvel], na cidade de [cidade do imóvel], Estado [estado do imóvel], com matrícula nº [número da matrícula do imóvel], recebi, nesta data, de [nome do comprador], portador do CPF [número do CPF do comprador], residente e domiciliado na rua [endereço do comprador], na cidade de [cidade do comprador], Estado [estado do comprador], a quantia de R$ [valor recebido], a título de pagamento do imóvel em questão.
O valor acima citado foi recebido em [forma de pagamento].
Declaro que o imóvel está livre de ônus e gravames.
(Assinatura do vendedor)
(Assinatura do comprador)
Data:
Hora:
Este é um modelo simples de recibo de compra e venda de imóvel, que pode ser adaptado às necessidades específicas de cada negociação.
Vale lembrar que as condições de pagamento devem ser descritas no recibo. Por exemplo: caso o pagamento seja parcelado, é fundamental mencionar o valor de cada parcela e a data de vencimento.
Por exemplo, se o pagamento for parcelado, é importante informar o valor de cada parcela e a data de vencimento.
Antes de assinar o recibo, certifique-se de que os dados estão corretos. Cada parte envolvida deve guardar consigo uma via do recibo, para eventuais necessidades de comprovação do pagamento.
Também é importante lembrar que o recibo de compra e venda é um dos documentos importantes em transações imobiliárias, mas não substitui outros documentos como a escritura pública e o contrato de compra e venda.
Saber fazer um recibo de compra e venda de imóvel pode ajudar o corretor de imóveis a oferecer um serviço completo a seus clientes, como um facilitador e orientador daquela negociação.
Tem outras dicas sobre recibo de compra e venda de imóveis? Compartilhe nos comentários!
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