Como tirar o CRECI? Confira as exigências para ter o registro
Saber como tirar o CRECI é fundamental para quem busca legitimidade na carreira de corretagem de imóveis no Brasil, uma vez que este registro profissional autoriza o corretor a intermediar legalmente transações imobiliárias, conferindo a ele autoridade e confiança no mercado.
Ao compreender as normas do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), o pretendente a corretor deve primeiramente se dedicar à conclusão de um curso reconhecido pelo conselho, seguido pelo cumprimento de um estágio supervisionado.
Esse processo não apenas consolida o conhecimento acadêmico necessário, mas também proporciona uma imersão real na prática da profissão. Além disso, para garantir a inscrição no CRECI, é crucial reunir a documentação exigida e pagar taxas específicas.
Neste artigo explicamos em detalhe como tirar o CRECI, quais os benefícios associados, qual o valor, quais documentos solicitados, entre outros aspectos relacionados. Continue no artigo e tenha uma excelente leitura!
O que é CRECI?
O CRECI, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, é um órgão de representação oficial de classe responsável pela supervisão e fiscalização da atuação profissional de corretagem de imóveis.
Possuir um CRECI, portanto, representa que o Corretor possui uma inscrição oficial no conselho e, desse modo, está autorizado a atuar profissionalmente.
Vale lembrar que, por ser regional, cada estado brasileiro possui um CRECI específico. Entretanto, todos estão vinculados ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).
Mas, como tirar o CRECI? Além disso, quem pode tirar e quais são os benefícios oferecidos ao corretor? Continue no artigo.
Quais são os benefícios de ter o CRECI?
Além da segurança jurídica nas transações imobiliárias intermediadas, o registro no CRECI também implica no reconhecimento legal do exercício da profissão, proporcionando autorização e legitimidade para atuação no mercado imobiliário.
Em paralelo, possibilita estabelecer maior confiabilidade perante clientes e colegas de profissão, já que evidencia a formação acadêmica e a conclusão do estágio supervisionado exigidos.
Corretores com CRECI têm também acesso a informações e apoio do conselho, podendo atuar em diferentes estados, mantendo-se atualizados sobre práticas, tendências do mercado e ética profissional.
Quem pode tirar o CRECI?
Todo profissional de corretagem que possua mais de 18 anos, tenha concluído curso de formação profissional e estágio supervisionado pode solicitar a emissão do registro.
Além dos corretores de imóveis, as imobiliárias também precisam ter com registro ativo junto ao CRECI da região em que atuam.
Quais são os requisitos para tirar o CRECI?
Confira a seguir os requisitos para tirar o registro no CRECI.
1. Faça um curso reconhecido pelo CRECI
Antes de saber como tirar o CRECI é necessário também compreender o processo de formação deste profissional.
O primeiro passo na carreira se inicia com a conclusão de um curso de Técnico em Transações Imobiliárias ou Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócio Imobiliários devidamente reconhecidos pelo CRECI local e pelo Conselho Estadual de Educação.
2. Realize o estágio obrigatório supervisionado
Durante ou após o curso, sendo completadas todas as disciplinas teóricas, é necessário que o corretor em formação realize um período de estágio supervisionado.
Neste momento, o profissional entrará em contato com o dia a dia do Corretor, suas obrigações, atribuições e exigências profissionais.
3. Solicite o registro no CRECI
Tendo realizado o estágio supervisionado e efetivamente concluído o curso de formação, é necessário solicitar o registro profissional junto ao CRECI do estado em que pretende atuar.
Os CRECI seguem padrões oficiais e reconhecidos de certificação e registro de novos profissionais, contudo, cada estado pode apresentar normas específicas. Por isso, acesse o portal oficial do CRECI da sua região e confira as regras.
4. Acompanhe o processo junto ao conselho
Após dar entrada ao processo de registro no conselho, basta acompanhar o status da avaliação e atribuição de número de CRECI oficial.
Documentos para tirar o CRECI
Cada CRECI tem a autonomia em definir os documentos necessários, contudo, alguns são comuns:
- Certificado de Alistamento Militar (CAM) para homens;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Comprovante de Endereço com CEP;
- Cópia autenticada de comprovante de conclusão de Ensino Médio;
- CPF e RG;
- Foto 3×4.
Continue no artigo e confira a seguir como tirar o CRECI, quanto custa, entre outros aspectos.
Como tirar o CRECI?
Para obter o CRECI é necessário ter mais de 18 anos, completar um curso reconhecido como Técnico em Transações Imobiliárias, ou Gestão de Negócios Imobiliários, e realizar um estágio supervisionado.
Após essas etapas, o interessado deve solicitar a inscrição no CRECI do estado onde pretende atuar e acompanhar a aprovação do registro. Cada CRECI define os documentos necessários para a inscrição.
Vale lembrar que existem custos associados, como taxas de inscrição e anuidades que variam em cada estado. Desse modo, manter o registro ativo requer o pagamento dessas taxas anuais.
Quanto custa para tirar o CRECI?
O registro no CRECI implica o reconhecimento legal do exercício profissional de Corretor de Imóveis. Para tanto, são cobradas taxas de inscrição (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica), assim como de anuidade, de modo a manter o registro ativo junto ao conselho.
Os valores praticados podem variar de estado para estado. No entanto, convencionalmente, as anuidades oscilam de R$600,00 a R$1.300,00.
Como pagar a anuidade?
O pagamento da anuidade é realizado conforme as regras estipuladas por cada CRECI, mas seguem a seguinte diretriz:
- Geração de boleto via site oficial do CRECI do estado;
- Pagamento do boleto;
- Validação do pagamento e efetivação da anuidade.
Aproveite e saiba mais sobre a anuidade do CRECI.
Dicas importantes para tirar o CRECI
Algumas dicas são essenciais seguir, de modo que o registro do CRECI seja efetuado e a atuação profissional do corretor reconhecida. Por isso:
- Conclua um curso efetivamente reconhecido pelo órgão;
- Realize o estágio obrigatório supervisionado;
- Prepare e organize todos os documentos solicitados pelo CRECI local;
- Acompanhe o processo de avaliação junto ao conselho;
- Mantenha o cadastro ativo pagando as anuidades.
É possível ter mais de um registro no CRECI?
Sim. Tendo em vista o âmbito regional do conselho, o corretor pode ter mais de um registro profissional. Isto é, em um estado apresentará um registro e, em outro, um segundo.
Vale reforçar, no entanto, que o corretor deve arcar com todos os custos associados à manutenção de seus registros, realizando o pagamento de anuidade para cada um dos CRECI em que possui cadastro.
O que acontece depois de tirar o CRECI?
Agora que você entendeu como tirar o CRECI, quais os processos, etapas, benefícios e valores, vale a pena saber o que acontece profissionalmente na carreira do corretor.
Ter um registro ativo no CRECI implica o reconhecimento legal da atuação profissional, contando com a certificação de um órgão específico de representação de classe. Isso significa tanto a autorização ao exercício profissional quanto uma maior confiabilidade.
Qual é a validade do registro?
Devido à sua natureza de registro profissional, o CRECI não possui uma data de validade específica. Entretanto, é necessário manter o cadastro ativo, realizando o pagamento das taxas estipuladas pelo conselho.
Quais são os casos passíveis de perda do CRECI?
A perda do CRECI pode ocorrer por diversos motivos diversos, especialmente em caso de condutas profissionais inadequadas.
Diversos motivos levam à perda do CRECI, especialmente aqueles relacionados à conduta profissional inadequada. Entre os casos possíveis de suspensão ou cassação do registro, encontram-se:
- Infrações éticas, como a atuação desonesta ou negligente;
- Violações da legislação imobiliária;
- Exercício da profissão durante o período de suspensão do registro.
Processos administrativos no conselho, instaurados a partir de denúncias ou irregularidades detectadas, podem levar à perda de CRECI se comprovada a infração. Do mesmo modo, a falta de pagamento das anuidades também pode resultar em suspensão e eventual cancelamento do registro.
Além desses aspectos, as atividades criminosas relacionadas à prática profissional também podem resultar na perda do CRECI.
Perguntas frequentes
Confira as respostas às perguntas mais frequentes sobre como tirar o CRECI, quanto custa, exigências, entre outras.
Qual é o custo para tirar o CRECI?
Os custos são relativos à inscrição e à anuidade, podendo variar de CRECI para CRECI. Contudo, é comum encontrarmos valores entre R$600,00 a R$1.300,00 por anuidade.
Quais são as exigências para tirar o CRECI?
Possuir mais de 18 anos, ter concluído o curso de Técnico em Transações Imobiliárias ou Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócio Imobiliários devidamente reconhecido, realizado estágio supervisionado na área e dar entrada no processo de inscrição junto ao CRECI do seu estado.
Quanto tempo dura o curso para tirar o CRECI?
Os cursos de formação para corretor são regulados pelos Conselhos Estaduais de Educação (CEE) e reconhecidos pelo CRECI de cada região, podendo ser oferecido de diversas maneiras e contando com prazos de conclusão também variados. Por isso, consulte as instituições de ensino reconhecidas pelo CRECI e pelo CEE local.
Como tirar o CRECI?
Para tirar o CRECI é necessário ter concluído o processo de formação exigido e dar entrada na solicitação junto ao conselho do estado que pretende atuar, realizando o pagamento das taxas estipuladas.
Conclusão
Neste artigo exclusivo você aprendeu como tirar o CRECI, quais os benefícios associados, quem pode tirar, quais os requisitos, qual o valor, entre outros aspectos relacionados ao registro profissional no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
Como vimos ao longo do artigo, para tirar o CRECI é necessário possuir mais de 18 anos, ter concluído cursos específicos para a área e, do mesmo modo, dar entrada no processo de emissão do registro junto ao conselho do estado em que pretende atuar.
Possuir um CRECI ativo implica em desdobramentos positivos para o corretor, possuindo a validação de sua atuação profissional, garantindo maior segurança jurídica nas transações imobiliárias intermediadas, além de possibilitar a participação em uma rede qualificada de corretores.
Portanto, o registro ativo no conselho possibilita maior desenvoltura profissional e segurança na atuação, permitindo maior confiabilidade na atuação do corretor e, desse modo, maior destaque entre clientes e empresas.Aproveite e confira quais as tendências do mercado imobiliário para 2024!
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