Fifty imobiliário: o que significa e como é aplicado? Saiba!
Já ouviu falar em fifty imobiliário? Essa prática, muito comum no mercado imobiliário, consiste na colaboração e divisão de ganhos entre corretores de imóveis.
Ele pode ser uma ótima estratégia para ampliar as oportunidades de vendas de corretores e imobiliárias.
Confira a seguir o que é e como essa prática é aplicada no dia a dia do mercado.
O que é fifty imobiliário?
O significado de fifty imobiliário é, basicamente, dividir a comissão entre dois corretores de imóveis que atuaram em conjunto para o fechamento de uma negociação.
No fifty imobiliário, a divisão de lucros é igual. Daí, inclusive, surge o nome “fifty”, que significa “cinquenta” em tradução do inglês. Ou seja, o esse termo consiste na divisão de 50% da comissão para agente imobiliário envolvido no processo da venda.
A estratégia de divisão igualitária de comissão entre corretores de imóveis que atuam em conjunto para o fechamento de um negócio é bastante comum e adotada por muitas imobiliárias para ampliar o atendimento ao portfólio.
Como ele é aplicado?
Para entender como o fifty imobiliário funciona na prática, vamos a um exemplo: o cliente de um corretor tem uma demanda que pode ser atendida pelo imóvel de outro corretor.
Com a oportunidade identificada, o corretor inicia o contato com o cliente, e passa a oportunidade para o colega, que segue com a negociação e o fechamento.
Basicamente, funciona com um compartilhamento de carteira de imóveis e clientes entre os corretores.
O mais importante, nestes casos, é alinhar a comissão igualmente dividida e estabelecer um contato ágil e transparente entre os corretores para oferecer o melhor atendimento ao cliente.
Para aplicar, é importante:
- Mapear oportunidades: para realizar o fifty imobiliário, os corretores devem estar atentos às oportunidades que fazem sentido para si e outros colegas. Para isso, é importante conhecer o portfólio da imobiliária e a carteira de clientes, e aproveitar as abordagens para indicações.
- Estabelecer parcerias de confiança: a parceria entre os corretores envolvidos no fifty imobiliário deve ser sólida e de confiança, já que envolve a indicação de clientes e põe em risco a fidelização daquele cliente.
- Definir as regras da parceria: definir as regras da parceria no fifty imobiliário de forma clara e objetivo é fundamental. Visto que o fifty imobiliário pressupõe a divisão igualitária da comissão, 50% para cada corretor ,essa regra deve estar clara, bem como valores envolvidos, datas de pagamento e outros detalhes.
- Comunicação ágil e transparente: a boa comunicação entre os corretores e a imobiliária no fifty imobiliário também é ponto indispensável. Trocas ágeis e transparentes otimizam o processo e garantem que o atendimento ao cliente seja de excelência.
Com o fifty imobiliário corretamente aplicado, os dois corretores de imóveis envolvidos garantem o fechamento e a imobiliária fortalece os relacionamentos comerciais.
Vantagens
O fifty no ramo imobiliário pode representar a ampliação de fechamentos de negócios, já que, com essa prática estabelecida, a perda de oportunidades de vendas é diminuída com as indicações entre corretores de imóveis.
Entre as vantagens, estão:
- Ampliação de vendas: Com a colaboração entre corretores, fifty imobiliário faz com que oportunidades de vendas não sejam perdidas, aumentando os resultados.
- Fortalecimento de networking: esse processo faz com que os corretores de imóveis ampliem sua rede de contato com outros profissionais do mercado, de diferentes áreas e especialidades, consolidando as parcerias e aumentando a possibilidade de fechamentos de novos negócios.
- Otimização de produtividade: ele também pode ajudar corretores de imóveis a serem mais produtivos, já que permite que os profissionais distribuam tarefas entre si e foquem em suas especialidades.
- Criação de networking: A prática do fifty imobiliário também pode ajudar os corretores de imóveis a criar um networking com outros agentes imobiliários. Isso pode ser útil para fechar negócios futuros.
- Atendimento personalizado: Com a possibilidade do fifty imobiliário, o corretor de imóveis pode oferecer um atendimento mais personalizado e consultivo ao cliente, que terá sua demanda atendida a partir da colaboração entre profissionais, aumentando a satisfação com o serviço.
Ele oferece vantagens para o corretor de imóveis e a imobiliária, mas deve ser realizado de forma clara e objetiva, com transparência, para evitar problemas relacionados ao pagamento da comissão.
As regras podem ser definidas pela própria imobiliária e alinhadas entre os corretores de imóveis, garantindo o sucesso da estratégia.
Sua imobiliária faz uso dessa estratégia de negócios? Compartilhe a experiência!
Comentários