CRM Imobiliário: Como o uso correto pode deixá-lo à frente da concorrência
O mercado imobiliário está cada vez mais competitivo, o digital está impulsionando essa mudança com ferramentas que geram um volume alto e constante de dados, isso inclui leads e a carteira de imóveis. Mas, na prática, esses números nem sempre atendem a expectativa por resultados.
Se você quer entender como o processo comercial aliado ao seu CRM imobiliário pode melhorar seus resultados, este conteúdo é ideal para você.
O que é um CRM imobiliário?
No mercado imobiliário é utilizado como software de gestão comercial, tendo como foco principal o relacionamento com o cliente, mas também é utilizado para gerenciar a carteira de imóveis, da captação até a conclusão de uma venda ou locação.
O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta utilizada para o gerenciamento de relacionamento com o cliente que permite armazenar informações sobre seus leads e clientes em um único lugar.
Você conseguirá mantê-los ativos o máximo de tempo possível, garantindo o sucesso da sua imobiliária.
A partir desse sistema, é muito mais fácil acompanhar as interações realizadas com determinado cliente, desde o primeiro contato até a conclusão da venda.
Isso ajuda a ter um melhor entendimento das necessidades e expectativas do cliente, além de possibilitar um atendimento mais personalizado e eficiente.
Além disso, o CRM pode ajudar a qualificar seus leads de forma mais precisa, classificando-os de acordo com seu nível de interesse e potencial de conversão.
Com base nessas informações, você poderá tomar decisões mais assertivas para continuar alimentando o fluxo.
A que se destina essa solução?
Começando pelo problema, a questão é que sem ele você não terá a visão da continuidade do processo, na verdade, é impossível seguir uma metodologia sem a ferramenta de acompanhamento. Pense no seguinte:
- Quantos leads a sua imobiliária ou incorporadora gerou até aqui? O que aconteceu com todos eles?
- De onde vieram os leads mais promissores e os que não geraram aproveitamento? (Essa pergunta é muito importante, entenda que a resposta o fará investir melhor o seu dinheiro com marketing).
- Como seu comercial está tratando seus leads? Em que ponto da jornada estão parando?
- Como anda sua carteira de imóveis?
Criando um processo para seu fluxo comercial, é possível obter respostas para estas perguntas.
Na gestão do relacionamento com o cliente, irá garantir que os interessados sejam continuamente atendidos com um acompanhamento dos gestores em tempo real.
Na carteira de imóveis, o CRM oferece métricas que auxiliam na avaliação e na estratégia de venda. Isso trará impacto relevante na tomada de decisão e criação de estratégias de captação de novos imóveis.
Mais volume ou aproveitamento?
É um conflito constante. Os corretores querem mais leads, o proprietário pensa estar investindo demais estando descontente com os resultados e o marketing sendo constantemente apontado como culpado. Quem está certo?
A resposta é: depende. Na Flip CRM, cada lead é acompanhado por um relatório detalhado, onde é possível identificar onde o lead parou e também de onde ele veio, isso inclui todos os dados do Facebook Ads, por exemplo.
Nem sempre a culpa está na captação do lead. Muitos são descartados porque o corretor não obteve resposta ou interação. A falta de nutrição também leva ao simples abandono do atendimento, especialmente porque o corretor foca sempre em leads novos. Características assim levam a um volume muito baixo de aproveitamento dos leads gerados. O CRM tem recursos para você corrigir ou minimizar isso.
O uso adequado da ferramenta permite que a imobiliária ou incorporadora analise o desempenho do marketing e também do time comercial. Isso trará assertividade nas estratégias para otimização do desempenho.
Como escolher o melhor CRM?
Está convencido de que o CRM é uma ferramenta que transformará sua rotina de gestão? Está na hora de escolher o melhor. Aqui estão algumas dicas para não cometer erros.
Facilidade de uso
O propósito do CRM é facilitar sua rotina, não trazer dor de cabeça para você ou sua equipe. Portanto, opte por aquele que apresenta uma interface mais intuitiva, moderna e passe por melhorias constantes. Acredite, é possível unir modernidade e simplicidade.
Suporte
Acredite! Esse fator é indispensável para o sucesso da sua implementação. Dúvidas e suporte técnico humanizado são fundamentais para evitar o mau aproveitamento dos benefícios da ferramenta. Ninguém gosta de falar com máquinas quando o assunto é urgente.
Integração
O CRM precisa ser facilmente integrado com outras ferramentas de marketing e vendas utilizadas pela sua imobiliária, como redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp. Além disso, suponhamos que escolha o Flip CRM, dependendo de alguns requisitos técnicos do seu site, nem será preciso criar outro.
Como configurar a Flip CRM?
O papel das configurações é gerar autonomia e precisão. Durante a implantação, os técnicos o auxiliarão a definir um conjunto de regras e ações que garantirão a execução da estratégia e facilitarão o acompanhamento e gestão.
Da distribuição ao fechamento, tudo pode e deve ser parametrizado na plataforma.
É imprescindível estipular metas para seu time, isso é a base da performance e fortalecerá o foco.
Comece pelo seu objetivo e crie as definições necessárias para alcançá-lo. A recomendação é se dedicar à implantação do sistema, entendendo cada funcionalidade e recurso que ele oferece. Isso garantirá a adaptação dos usuários de maneira sustentável, manter a adesão em muitas circunstâncias é desafiador, não erre nesta etapa!
Conte conosco em seu desafio. O time de especialistas da Flip CRM são comprometidos com cada desafio recebido. Nossas soluções vão além do software: diagnóstico, consultoria, capacitação e assessoria. É pelo seu sucesso que estamos aqui!
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