4 maneiras criar um bom relacionamento com compradores e proprietários
O relacionamento com proprietários de imóveis e compradores é uma das principais competências de um corretor e de uma imobiliária. Atender às expectativas das duas partes é uma tarefa essencial e está presente em toda jornada do cliente — seja compra, venda ou locação.
Não à toa, o ato de comprar e vender um imóvel chama-se intermediação imobiliária. Afinal, esse é o momento onde o corretor cumpre este importante papel, zelando para que o negócio seja justo e transparente para ambas as partes interessadas.
E é justamente no papel de intermediador que está a chave para as maneiras mais eficientes de se relacionar com proprietários e compradores.
Separamos algumas ações que você pode adotar agora mesmo para impactar positivamente seus clientes imobiliários! Veja só:
1- Mantenha um bom fluxo de comunicação
Quem compra e quem vende imóveis tem necessidade de se manter informado sobre o que está acontecendo no mundo que pode impactar suas decisões e negócios. Já pensou em compartilhar seu conhecimento com seus clientes ou potenciais clientes?
Você pode criar uma newsletter, enviar boletins quinzenais por WhatsApp ou apostar em outro canal e forma de comunicação, o importante é manter o fluxo de alinhamentos.
Nessa mensagem, você pode explorar questões relacionadas ao mercado imobiliário e questões econômicas associadas a ele; mas também macro questões econômicas que impactam direta e indiretamente nos negócios.
Pense em enviar informações sobre as taxas de ocupação de determinado bairro, resumos do índices ou até matérias dos principais jornais, é claro, com uma análise e leituras autorais. Tudo isto pode ser fundamental para quem deseja se manter informado. Melhor ainda se vier prontamente do corretor ou imobiliária com que se fez ou pretende fazer negócio.
Desta forma você pode garantir que seu cliente sempre lembre de você quando o assunto for mercado imobiliário, evitando que a concorrência ganhe um espaço que já é seu e até conquistando novos clientes por ganhar credibilidade.
2 – Evite frustrações: alinhe prazos e expectativas
Grande parte dos atritos no relacionamento entre corretor/imobiliária e cliente são causados por falta de alinhamento de expectativas. Na prática, muitas vezes pensamos que não é preciso dizer o óbvio. No entanto, o que é óbvio para uma pessoa, pode não ser para outra.
Expectativas irreais sobre o tempo de venda ou locação de um imóvel podem gerar grandes frustrações, assim como outros tipos de acertos, como data de entrega das chaves, condições de pagamento, etc. Pode acontecer de um proprietário vender um imóvel, mas só poder desocupar em outro período, por exemplo. Valores também precisam ser discutidos, detalhados e documentados, assim como as formas de pagamento e propostas.
Fazer reuniões e extrair do cliente o máximo de informações sobre seus projetos e planos futuros, ajuda muito a criar um planejamento mais preciso, com o tempo ideal e uma projeção de quando a negociação deve ser concluída.
O mais importante aqui é documentar tudo da melhor maneira possível e dar transparência sobre todos os processos e prazos envolvidos na jornada.
3 – Organize e apresente dados da performance dos anúncios
Quem deseja vender um imóvel geralmente possui uma grande ansiedade para que o negócio seja realizado. Nesse processo, muitos proprietários desistem de fazer negócios com uma imobiliária e em boa parte dessas situações, o rompimento se dá pelo silêncio ou ausência de contato depois que a captação é realizada.
Para quem trabalha com anúncios digitais da maneira correta não faltam dados: quantidade de visualizações, de leads gerados, de propostas e até mesmo de publicações nas redes sociais da imobiliária ou de seu site.
Estes mesmos dados podem fazer parte de uma negociação com um comprador, para mostrar quanto aquele imóvel possui de visibilidade ou de interesse por outras pessoas.
Quem apresenta informação baseada em números, aumenta sua credibilidade junto àqueles com quem está negociando. E credibilidade é uma das premissas do corretor de imóveis.
Vale salientar que a comunicação dessa performance não deve ser feita apenas com números, ou o “material bruto”; realize uma leitura desses dados, e apresente um material com projeções de vendas ou ampliação da visibilidade de seus anúncios de maneira que qualquer proprietário entenda.
4 – Atue de maneira ética e isenta
O código de ética do corretor de imóveis diz que:
“A profissão deve ser exercida com zelo, lealdade e probidade, observando as prescrições legais e regulamentares”.
Isso significa que o profissional deve atuar com o máximo de isenção, dentro de princípios morais; princípios esses que já são esperados por alguém que visa negociar os seus bens com este método de mediação.
Mesmo que exista um código de ética e que ferramentas legais possam ser usadas para ajudar a garantir os direitos tanto do comprador, como do proprietário, o corretor deve atuar colocando-se com responsabilidade e profissionalismo entre os clientes. Vale ressaltar aqui a importância de visitar e reler, com frequência, o código de ética da profissão, a fim de garantir que está seguindo não apenas o seu bom senso, mas também os acordos éticos da profissão.
E por aí, como vocês mantêm um bom relacionamento com clientes? Já usam alguma dessas dicas?
Comentários