Corretor de imóveis autônomo ou de imobiliária: como escolher?
A profissão de corretor de imóveis é sem dúvidas uma das mais dinâmicas e flexíveis. Ela permite diferentes formas de atuação, sendo estas duas as principais opções: corretor de imóveis autônomo ou de imobiliária.
Ser corretor de imóveis autônomo ou fazer parte de uma imobiliária? Essa pode ser uma das primeiras perguntas quando o assunto é trabalhar como corretor de imóveis.
Na hora de escolher, podem surgir algumas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens de ser corretor de imóveis autônomo ou de imobiliária.
Para ajudar na hora da escolha, reunimos aqui as diferenças entre a atuação como corretor de imóveis autônomo e o corretor de imóveis de imobiliária. Confira!
O que faz um corretor de imóveis?
Antes de entender as diferenças entre ser um corretor de imóveis autônomo ou de imobiliária, vale a pena entender o que há em comum entre os dois, a profissão de corretor. Afinal, o que faz um corretor de imóveis?
A principal missão do corretor de imóveis é intermediar negócios imobiliários como compra e venda, locação ou permuta de imóveis, residenciais ou comerciais.
É função do corretor, independente se o profissional é um corretor de imóveis autônomo ou de imobiliária, prestar suporte aos clientes do início ao fim das transações imobiliárias.
O corretor de imóveis também é responsável por checar a validade e a veracidade dos documentos do imóvel, orientar clientes sobre documentações, agendar visitas, passar informações detalhadas do empreendimento ao cliente, entre outras ações que envolvam a negociação.
Vale lembrar que, no Brasil, para um profissional trabalhar como corretor de imóveis, ele deve estar inscrito no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e seguir o código de ética da profissão.
Corretor de imóveis autônomo ou de imobiliária: quais as diferenças?
Como na maioria das profissões, trabalhar como corretor de imóveis tem suas vantagens e desvantagens.
Cada formato de trabalho tem suas características próprias, que podem valer a pena para profissionais de acordo com perfil, ambições e estilo de vida.
Veja a seguir as principais características de cada forma de trabalhar como corretor de imóveis.
Corretor de imóveis autônomo
O corretor de imóveis autônomo é aquele que tem sua carreira autogerida, faz a prospecção de seus próprios clientes, administra sua carteira de clientes e atua de forma mais individual.
Uma das principais características da atuação como corretor de imóveis autônomo é que você é responsável por todas as etapas da intermediação imobiliária, além de administrar sua carteira de clientes e seus ganhos.
Como principais vantagens de ser um corretor de imóveis autônomo, estão:
- Liberdade: o corretor de imóveis autônomo é responsável por gerir seu dia a dia e todas as etapas do trabalho, desde a prospecção até o pós venda.
Para quem busca por liberdade profissional, esse modelo pode ser uma boa pedida, já que é possível moldar seu modo de trabalho sem seguir pré-requisitos da empresa. - Flexibilidade: por não estar vinculado a uma empresa, o corretor de imóveis autônomo tem flexibilidade total de trabalho, podendo escolher os melhores dias e horários para atuar, de acordo com a sua vontade e necessidade.
Essa flexibilidade também está na possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, agendar visitas e fazer reuniões de acordo com a sua própria agenda. - Comissões: a principal característica de um corretor de imóveis autônomo é o fato de que a comissão pelas transações que intermediam é absorvida de forma integral.
Ou seja, no caso do corretor de imóveis autônomo, ele não precisa dividir ou ceder uma parte da comissão conquistada no negócio, podendo aumentar seus lucros.
Apesar das vantagens, no entanto, é importante atentar para as responsabilidades assumidas ao atuar como corretor de imóveis autônomo.
- Organização: É fundamental ter alta capacidade de organização e autogestão, para gerir sua carreira e carteira de clientes de forma estratégica e assertiva. Principalmente no que diz respeito à organização financeira, já que não há remuneração fixa neste caso.
- Branding pessoal: Outro ponto importante a ser levado em consideração é o branding pessoal. Se você é um corretor de imóveis autônomo, não conta com o peso da marca de uma imobiliária consolidada, por exemplo. Você é a sua própria marca e, portanto, precisa se preocupar ainda mais com a construção da sua marca.
- Estrutura: A falta de uma estrutura para trabalhar também é um ponto a ser observado. Se optar por trabalhar de forma autônoma, o corretor deve providenciar um espaço de trabalho já que não contará com a estrutura da imobiliária, tanto física como de equipe multidisciplinar.
Corretor de imóveis de imobiliária
O corretor de imóveis que faz parte de uma imobiliária tem a mesma missão do corretor autônomo, a de intermediar as transações e prestar suporte aos clientes. A grande diferença está no dia a dia da atuação.
Dentro de uma imobiliária, o corretor de imóveis fará parte de uma equipe e normalmente conta com o suporte da empresa para a captação de clientes e fechamento de contratos.
Trabalhar como corretor de imóveis em uma imobiliária pode oferecer vantagens e ser o formato ideal para alguns profissionais, especialmente aqueles que buscam estrutura e mais estabilidade.
Veja algumas características do corretor de imóveis de imóveis de imobiliária:
- Estrutura e suporte: dentro da imobiliária, o corretor de imóveis conta com a infraestrutura da empresa, no que diz respeito a local de trabalho e ferramentas.
O suporte jurídico e administrativo também é uma vantagem neste modelo de trabalho já que, normalmente, as imobiliárias contam com equipes multidisciplinares para apoiar nas diferentes etapas do trabalho. - Credibilidade da imobiliária: outra característica do trabalho como corretor de imóveis em imobiliária é que o profissional conta com o prestígio da empresa no mercado para prospectar clientes e fechar negócios. Principalmente se a imobiliária for consolidada no mercado em que atua, essa pode ser uma vantagem competitiva.
- Estabilidade: para quem busca por mais estabilidade financeira, trabalhar como corretor de imóveis associado a uma imobiliária pode ser uma boa pedida. Isso porque a maioria dos contratos de trabalho entre corretor e imobiliária envolvem salários fixos além de parte da comissão dos negócios fechados. Em alguns casos, a empresa oferece também remunerações variáveis por atingimento de metas e outros benefícios.
- Trabalho em equipe: trabalhar em uma empresa imobiliária significa que o corretor contará com uma equipe com quem poderá trocar experiências e ter apoio.
A gestão também é ponto importante neste caso, já que o corretor de imóveis que trabalha em imobiliária não precisa auto gerenciar sua carteira de clientes por completo, contando com o suporte de gestores nos processos de captação e fechamento de negócios.
Assim como no caso do corretor de imóveis autônomo, o corretor que atua em uma imobiliária também deve se preparar para alguns desafios deste modelo de trabalho.
- Menos flexibilidade: a flexibilidade ou liberdade podem sim fazer parte do dia a dia do corretor de imóveis em uma imobiliária, mas, diferente do profissional autônomo, ele deve seguir as diretrizes e o modo de trabalho da empresa a que está associado.
Horários e local de trabalho pré-estabelecido, por exemplo, podem ser vantagem para alguns profissionais e pontos negativos para outros. Vale levar em consideração este ponto. - Comissão compartilhada: ao ser associado a uma imobiliária, o corretor de imóveis normalmente divide ou repassa parte da comissão à empresa. Esse é um ponto importante a ser considerado na hora de optar por trabalhar como corretor de imóveis em imobiliária.
Lembre-se sempre de entender as porcentagem e avaliar os prós e contras desta característica de acordo com a sua expectativa de ganhos como corretor.
Trabalhar como corretor de imóveis, seja autônomo ou dentro de uma imobiliária, é uma excelente opção para profissionais engajados e com brilho no olho. A profissão é dinâmica e requer energia para conquistar resultados e atuar realizando sonhos.
Independente da forma como o corretor de imóveis trabalha, é fundamental manter-se preparado para o mercado, investindo sempre em formações como as do Conecta Academy e encontros como o Conecta Imobi.
Você é corretor de imóveis autônomo ou de imobiliária? Compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários!
Comentários