Conheça o perfil do atual comprador de imóveis no Brasil

Empresas de diferentes setores da economia estudam o perfil do comprador de imoveis para elaborar estratégias de vendas mais direcionadas e assertivas. E esse mesmo trabalho deve entrar na agenda do corretor de imóveis. É preciso descobrir e dar atenção ao que o seu comprador realmente procura na hora de escolher um lar.
Durante a 9ª Conferência de Marketing Imobiliário, realizada neste ano, em São Paulo, Marcos Araújo, presidente da Datastore, que trabalha focada em pesquisas de mercado, apresentou cinco resultados de uma análise sobre as mudanças no perfil e nas expectativas do comprador de imóveis no Brasil. Confira os destaques:
1) A geração de novas oportunidades de emprego em pequenas cidades, como Vinhedo e Jundiaí (no caso do estado de São Paulo), atrai pessoas e potenciais compradores de imóveis. Fique atento a essas regiões;
2) A mulher passou a ocupar um espaço significativo no mercado de trabalho. E ao contrário do que muita gente imaginou, a renda delas não foi direcionada apenas ao mercado de moda ou de cosméticos. Elas passaram a complementar a renda familiar e contribuem financeiramente para a aquisição do imóvel da família. Vale lembrar que elas possuem também o poder de decisão na compra. Estude bem o comportamento de homens e mulheres na busca por uma casa;
3) Imóveis extremamente espaçosos ou com opções de lazer em excesso já não atraem tanto as famílias, especialmente as mulheres. Isso porque quanto maior for o metro quadrado total, mais custos de manutenção e limpeza serão incluídos nas contas do mês. Descubra o que pode ser relevante para o seu cliente;
4) As áreas de lazer dos condomínios estão perdendo espaço para os tablets e smartphones. Esses locais, considerados ociosos por parte dos moradores, podem influenciar o comprador na hora de escolher um imóvel. Converse com o seu cliente e apresente uma opção que seja compatível com a sua necessidade;
5) A internet é a principal fonte de busca por imóveis. Por isso, os corretores precisam estar atentos a algumas iniciativas que podem ajudar a atrair mais clientes via internet e potencializar a realização de negócios. Promover mais canais de interação com o público alvo (redes sociais) e investir em publicidade online são algumas das atitudes mais utilizadas por quem se dá bem nesse meio.
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