Janeiro: o melhor mês para anunciar imóveis
Com muitas pessoas de férias, o início do ano costuma ser mais lento e parece uma boa hora para descansar, certo? Não para corretores de imóveis que querem maximizar seu potencial! Isso porque janeiro é o melhor mês para anunciar imóveis!
O DataZAP analisou o comportamento dos anúncios de apartamentos à venda dos portais ZAP+, de 2019 a 2022, incluindo volume de ofertas, visualizações e geração de contatos.
O resultado? Janeiro é um mês quente no mercado imobiliário, o melhor para anunciar imóveis!
Por que janeiro é o melhor mês para anunciar imóveis?
Como você deve saber, o mercado imobiliário opera na lógica de oferta e demanda: quanto maior a oferta e menor a demanda, menores os preços.
Quanto menor a oferta e maior a demanda, maiores os preços e as possibilidades de fechar negócio. E é exatamente essa balança que favorece os anunciantes em janeiro.
Janeiro tem maior demanda por imóveis
Analisando os últimos quatro anos, o DataZAP identificou um pico recorrente de visualizações de imóveis no primeiro trimestre.
Sendo que, em 2021 e em 2022, janeiro foi o mês do ano que atraiu mais visualizações em números absolutos. Já a partir de setembro, as visualizações tendem a cair.
Alguns fatores podem explicar o aumento da demanda por imóveis em janeiro:
- Rendas extras de final de ano: 13º salário, participação de lucro e outros bônus que, geralmente, chegam nessa época podem servir de impulso para um financiamento e mudança;
- Resoluções de Ano Novo: o poder do Réveillon para o sentimento de “ano novo, vida nova” pode estar fortemente atrelado ao aumento da demanda. Tanto ativando desejos antigos, quanto representando novos sonhos.
- Tempo para buscar um imóvel: por conta das férias e do ritmo mais lento do início do ano, janeiro é um período em que muitas pessoas têm mais tempo livre para a busca por um novo imóvel.
⠀⠀
Mais visualizações e maior conversão de leads
O volume de leads gerados pelos portais ZAP+, tanto em números absolutos, como na média de leads por anúncio, acompanha a alta das visualizações no mês de janeiro.
O que significa que, além de um interesse inicial, há ação real para a materialização da compra de um imóvel.
Maior demanda, menor oferta de imóveis em janeiro
Agora, você pode pensar que janeiro também é o mês com maior oferta de imóveis, certo? Errado!
Analisando o volume de anúncios disponíveis nos portais, janeiro é o mês com menos imóveis disponíveis no ano.
A maior concentração de ofertas está entre os meses de maio a setembro, com pico em julho. Sendo que esse comportamento foi recorrente nos últimos quatro anos, com exceção de 2020, início da pandemia.
O que isso significa?
Que janeiro tem maior volume de pessoas dispostas a encontrar um novo imóvel, ao mesmo tempo em que há uma oferta menor de apartamentos disponíveis para venda.
Uma incrível oportunidade para corretores e proprietários!
Como aproveitar janeiro para vender mais imóveis
Bom, com um cenário tão oportuno, janeiro deixa de ser um mês de descanso e passa a ser o momento que corretores e corretoras de imóveis precisam aproveitar o aquecimento do mercado.
Para isso, temos algumas dicas:
1. Trabalhe na captação de imóveis
Com mais demanda e menos oferta, é hora de investir na captação de imóveis.
De novos contatos a reativar sua base de contatos, usar esses argumentos para aumentar seu portfólio irá potencializar seus resultados.
2. Invista na qualidade dos anúncios dos seus imóveis
Com imóveis em evidência, é extremamente importante criar anúncios imobiliários perfeitos, de alto nível.
Garanta que os campos estão completos, as fotos estão atrativas, o texto de qualidade e todas as informações atualizadas.
3. Plante em janeiro, colha durante o ano
Além de oferta e demanda, corretores de imóveis precisam entender como funcionam as cinco etapas da jornada de compras, sabendo que geralmente levam meses.
Investindo em marketing de relacionamento e num fluxo de cadência, janeiro pode ser um catalisador de vendas para o resto do ano!
4. Use a inteligência de mercado a seu favor
Mais do que saber que janeiro é o melhor mês para anunciar imóveis, corretores e corretoras precisam entender a importância da inteligência de mercado no ramo imobiliário.
Tanto para argumentar com proprietários quanto para criar estratégias de vendas, acompanhar as tendências do mercado é fundamental para o sucesso profissional nessa área.
Você já sabia que janeiro era o melhor mês para anunciar imóveis? Saiba mais sobre o estudo completo do DataZAP.
Comentários