DataZAP+: confira o radar imobiliário de Porto Alegre e Curitiba
Já vimos por aqui várias edições do radar imobiliário, como das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Agora chegou a vez de conhecer o comportamento do mercado imobiliário em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
O Termômetro do Mercado do DataZAP+ reuniu as principais informações sobre a procura por imóveis nas capitais do Rio Grande do Sul e do Paraná, com dados importantes como os bairros mais procurados, tipos de imóveis e variações de preços nestas regiões.
Esses dados podem ser de grande contribuição para quem quer fazer negócios imobiliários nessas cidades. Confira os principais insights do 23º Radar Imobiliário do DataZAP+:
- Bairros mais procurados em Curitiba
- Bairros mais procurados em Porto Alegre
- Variação de preços de imóveis em Curitiba e Porto Alegre
- Tipos de imóveis mais procurados
Bairros mais procurados em Curitiba
O ranking de bairros mais procurados para locação em Curitiba é:
- Centro
- Portão
- Água Verde
- Cidade Industrial de Curitiba
- Bigorrilho
- Pinheirinho
- Cajuru
- Novo Mundo
- Boa Vista
- Rebouças
Já, para vendas de imóveis em Curitiba, estes são os bairros mais procurados:
- Água Verde
- Portão
- Cidade Industrial de Curitiba
- Centro
- Bigorrilho
- Campo Comprido
- Novo Mundo
- Cristo Rei
- Pinheirinho
- Boa Vista
Bairros mais procurados em Porto Alegre
Para locação, os bairros mais procurados na capital gaúcha são:
- Centro Histórico
- Petrópolis
- Menino Deus
- Partenon
- Passo da Areia
- Santana
- Cidade Baixa
- Bom Fim
- Cristo Redentor
- Sarandi
Já para vendas, os bairros que se destacam em Porto Alegre seguem esta ordem:
- Petrópolis
- Menino Deus
- Passo da Areia
- Centro Histórico
- Partenon
- Sarandi
- Hípica
- Rio Branco
- Vila Ipiranga
- Cristo Redentor
Variação de preços de imóveis em Curitiba e Porto Alegre
A curva de variação de preços de imóveis para locação em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, seguiu semelhante aos índices do mercado imobiliário nacional.
Porém, desde de novembro de 2020, a valorização de imóveis em Porto Alegre ficou abaixo da média nacional. Em janeiro de 2023, o índice FipeZAP+ Brasil chegou a 16,76%, enquanto Porto Alegre fechou em 11,89%.
Quando olhamos para compra e venda de imóveis em Porto Alegre, a curva também está abaixo da média nacional.
Após um pico de valorização em 2021, o índice apresentou curva em queda, chegando a 2,39%, aproximadamente 3,5 pontos percentuais abaixo da média nacional.
Em Curitiba, o Índice FipeZAP+ de locação de imóveis passou por um período de retração, acompanhando um movimento geral do mercado, mas vem apresentando aceleração desde 2021.
Atualmente, a valorização dos imóveis para aluguel na capital paranaense ultrapassam a média nacional. Em janeiro de 2023, o índice FipeZAP+ de Curitiba fechou em 23,75%, enquanto o índice nacional foi de 16,76%.
A compra e venda de imóveis em Curitiba também está acima da média. Enquanto o índice de valorização nacional segue uma estabilidade, o mercado curitibano apresentou algumas altas nos últimos anos.
Em janeiro de 2023, a valorização de imóveis para compra e venda em Curitiba atingiu 12,92%, enquanto a média nacional ficou em 5,91%.
Tipos de imóveis mais procurados
Quando o assunto são os tipos de imóveis mais procurados, encontramos algumas semelhanças de perfil de busca entre Porto Alegre e Curitiba.
Para locação, por exemplo, a maioria das pessoas em ambas as cidades procura por imóveis de até 50 m², com até 2 dormitórios e 1 vaga de estacionamento, tanto na capital gaúcha quanto na paranaense.
No caso de compra e venda de imóveis, o perfil permanece semelhante, com alguns destaques interessantes.
Em Curitiba, por exemplo, crescem as buscas por imóveis com 3 dormitórios (53,1%) e o limite de metros quadrados tende a ser maior, chegando à faixa de 100 m² a 150 m².
Já em Porto Alegre, a busca por imóveis de até 100 m² se destaca (25,4%). E o número de dormitórios fica dividido entre 2 (41,1%) e 3 (39,1%).
Nas duas capitais, o perfil de comprador que busca por imóveis de apenas 1 dormitório é quase nulo. Dado interessante, não é?
Com base nos dados e insights levantados pelo radar imobiliário de Curitiba e Porto Alegre, podemos concluir que os dois mercados estão relativamente aquecidos para compra, venda e locação, apesar de recentes retrações.
Se você é corretor de alguma dessas regiões (ou pretende se inserir nelas), vale a pena acessar o estudo e conferir na íntegra, para ficar por dentro dos principais movimentos e apoiar suas estratégias de vendas.
Você já conhecia os estudos do DataZAP+? O que acha desse tipo de radar? Compartilhe conosco nos comentários!
Comentários