O que é inteligência de mercado e sua atuação no ramo imobiliário
Você sabe o que é inteligência de mercado? Já bastante conhecido, o termo é usado de maneira tão abrangente que fica difícil entender qual seu real significado. Ao mesmo tempo, o mundo digital cobra das marcas, cada vez mais, um olhar estratégico que precisa dessa inteligência.
Para entender melhor o que é inteligência de mercado e qual sua atuação no ramo imobiliário, siga com a gente:
O que é inteligência de mercado?
Inteligência de mercado é uma estratégia de negócio que parte da análise de dados para gerar insights sobre tendências de comportamento, concorrentes, performance de marketing, além de produtos e vendas.
Quem tem acesso a essas análises, conta com mais embasamento para tomar decisões que norteiam um negócio. Como, por exemplo, melhores regiões e melhores momentos para investir.
Vale pontuar que inteligência de mercado é mais do que coletar um grande volume de dados, é preciso que esses dados sejam organizados e analisados.
Isso, geralmente, é feito por um analista de inteligência de mercado, que consegue entender o contexto e extrair as informações relevantes para as tomadas de decisão.
É possível usar dados gerados pelo seu próprio negócio (primários), e também dados encontrados por pesquisa (secundários). É aqui que fontes como o DataZAP+ agregam muito valor ao negócio.
Por ter acesso a um enorme volume de dados e analistas de inteligência de mercado capacitados, os relatórios gerados pelo DataZAP+, como o da Geografia do Mercado Imobiliário Brasileiro, por exemplo, contém insights importantes sobre oferta, demanda e demais aspectos fundamentais para o entendimento do mercado imobiliário nacional.
Qual o papel da inteligência de mercado no ramo imobiliário?
1. Gestão baseada em evidências
Algumas áreas, como contabilidade e finanças, estão acostumadas a fazer análises e projeções baseadas em dados. Agora, isso será necessário para todas as áreas de um negócio.
A inteligência de mercado pode (e deve) ser útil para todas as tomadas de decisão, de um novo produto, uma nova segmentação de público e até para a avaliação de performance de um time.
2. Uso de dados como parte do seu serviço (ou produto)
Cada vez mais, clientes também confiam em dados para tomar boas decisões. Eles aumentam o sentimento de segurança e, de fato, o embasamento para escolher – especialmente no caso de um investimento alto, como a compra de um imóvel.
Assim, ter dados sobre a valorização de uma região, uma tendência de comportamento ou até análises econômicas geram bons argumentos de vendas.
3. Inteligência de mercado já está transformando o setor imobiliário
Todos os setores já estão sendo atingidos por essa crescente capacidade de processamento e análise de dados, não seria diferente no ramo imobiliário.
Na prática, isso significa que a inteligência de mercado permite a criação de novas formas de fazer negócio, como o uso de internet das coisas para um novo mercado de habitação como serviço; a automatização de tarefas que permitem a escalabilidade do trabalho de corretor imobiliário; e até serviços customizados.
Indo mais longe, a inteligência de mercado está mudando até a forma como a gestão da cidade é feita, tendo efeitos práticos em mobilidade urbana e no comportamento de clientes em relação à habitação.
Como ganhar inteligência de mercado?
Agora, você deve estar se perguntando como usufruir dos benefícios da inteligência de mercado, certo? Veja abaixo os primeiros passos dessa jornada:
- Investimento: o primeiro passo é reconhecer a importância da inteligência de dados e não apenas valorizar verbalmente, mas investir nessa área ou projeto. Seja por meio da criação de uma área ou em tecnologias que possibilitem acesso às informações para análise.
- Valorização de profissionais de dados: mais do que ferramentas, é preciso criar uma cultura de reconhecimento dos profissionais, analistas de inteligência de mercado e garantir sua posição dentro do negócio.
- Decisões baseadas em dados: por último, incorporar na cultura de trabalho o hábito de utilizar dados para tomar decisões de negócio. Isso significa capacitar, principalmente, a liderança, a entender a análises de dados e guiar decisões com base neles.
Como você percebeu, inteligência de mercado está intimamente ligada ao processo de transformação do mundo e do mercado imobiliário.
Vale dizer que toda essa inteligência não existe para substituir o papel do corretor de imóveis, e sim para focar o tempo dos profissionais no que realmente importa e pode trazer melhorias para o negócio.
Como você está usando a inteligência de mercado no seu dia a dia no mercado imobiliário? Conta pra gente nos comentários!
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