Como tirar fotos de imóveis: Descubra 8 dicas para arrasar
Uma boa estratégia de marketing para a divulgação de imóveis se tornou algo indispensável para o sucesso do corretor de imóveis. Parte dessa divulgação passa por ter boas imagens, por isso, é importante que o corretor saiba como tirar fotos de imóveis.
Embora pareça algo muito básico, existem algumas dicas que podem facilitar a vida do corretor de imóveis e fazer toda a diferença na hora de tirar fotos de imóveis para criar seus anúncios.
O posicionamento, a iluminação, produção do espaço, entre outros detalhes podem ajudar a tirar as melhores fotos de imóveis e potencializar seus anúncios.
Veja a seguir algumas dicas de como tirar fotos de imóveis para você, corretor, arrasar na divulgação do seu trabalho!
1. Organize bem o espaço
Antes de tirar fotos do imóveis, certifique-se de que o espaço está limpo e organizado. Para caprichar na limpeza e na organização, vale a pena contar com a ajuda de um profissional.
Na hora de organizar o espaço para tirar fotos do imóvel, também vale a pena retirar objetos pessoais e desnecessários, mantendo apenas o que é essencial para o ambiente, apostando no minimalismo.
A organização é parte fundamental para tirar boas fotos de imóveis. Existem, inclusive, técnicas de produção de espaços para fotografia, como o home staging, que consiste em “preparar o cenário” para as fotos do imóvel.
Se sentir necessidade, conte com um profissional especializado nesse tipo de serviço para potencializar o resultado dos seus anúncios.
2. Tire fotos de diferentes ângulos e espaços
Diversificar as opções de ângulos das imagens permite mostrar o imovel de diferentes formas, comunicando mais detalhes do espaço e promovendo uma experiência mais imersiva para quem tem contato com o anúncio.
Alguns ângulos podem funcionar melhor que outros, portanto, quanto mais fotos de diferentes você tirar, melhores opções de imagens terá.
Diferentes espaços também devem ser contemplados ao fotografar imóveis. Lembre-se que o objetivo de um anúncio de imóvel é atrair a atenção do cliente em potencial.
A variedade de fotos faz com que esse prospect se sinta mais seguro em prosseguir para saber mais sobre o imóvel.
3. Tenha uma boa iluminação
A boa iluminação é um dos principais truques e não poderia ficar de fora das dicas de fotos de imóveis. Se o imóvel conta com uma boa luz natural, melhor ainda! A iluminação natural ajuda a dar amplitude e aumentar a qualidade da foto.
Caso a luz natural não seja possível, capriche na iluminação artificial. A luz para fotos pode ser regulada pela própria iluminação do ambiente, ou obtida através de refletores e flashes da câmera.
Outra dica importante é tomar cuidado com as sombras nos ambientes. Fotos contra o sol, por exemplo, tendem a criar sombras que causam um efeito negativo nas fotos.
A luz das fotos também pode ser corrigida na hora edição, mas tome cuidado: exagerar na edição da luminosidade pode mudar a cor das paredes e móveis, por exemplo, afastando as fotos do anúncio da realidade do imóvel.
4. Invista em um bom equipamento
O corretor de imóveis pode contar com a parceria de um fotógrafo profissional especializado em fotos de imóveis, ou suas próprias fotos de imóveis.
No segundo caso, vale a pena investir em um bom equipamento de fotografia, preferencialmente uma câmera profissional.
Celulares de última geração também são um bom investimento para tirar fotos de imóvel.
Outros equipamentos podem ser ótimos aliados para as fotos de imóveis, como tripés e estabilizadores. Lentes e acessórios de iluminação também são bem vindos para tornar as fotos de imóveis ainda mais profissionais.
4. Fotos horizontais funcionam melhor
A posição da foto também é um detalhe importante e que pode fazer toda diferença nas fotos de imóveis.
Além de ampliar a cobertura visual do ambiente, as imagens horizontais também são compatíveis com a maioria dos formatos utilizados em portais e redes sociais, principais plataformas para anúncios de imóveis.
Formatos de vídeos como Reels, do Instagram, e o TikTok, no entanto, exigem imagens verticais.
É importante pensar na plataforma em que a imagem será utilizada antes de escolher o posicionamento da foto do imóvel, variando sempre que possível para aumentar as possibilidades de conteúdo imobiliário.
5. Imagens 360º fazem a diferença
Para promover uma experiência ainda mais imersiva, você pode utilizar o recurso de foto 360º.
Alguns celulares contam com a opção de foto panorâmica, que também garante mais variedade de imagens imersivas do imóvel.
Existem ainda empresas especializadas em fotos e vídeos 360º. O investimento vale a pena para destacar seus anúncios e chamar a atenção de clientes em potencial.
6. Reproduza a experiência da visita em fotos
Outra dica que pode ajudar o corretor de imóveis a potencializar seus anúncios é reproduzir a experiência da visita nas fotos de imóveis.
A ideia é usar uma sequência lógica, que dê ao cliente potencial literalmente a sensação de passear pelo imóvel através das fotos.
A sequência pode variar de acordo com a dinâmica do imóvel, mas adotar essa mentalidade pode fazer toda a diferença na hora de fotografar o imóvel e criar uma experiência engajadora no seu anúncio.
7. Tenha a edição como aliada
A edição de imagem também pode ser uma grande aliada nas fotos de imóveis.
Ajustar detalhes de iluminação, contraste e aumentar a qualidade das fotos pode dar o toque de profissionalismo que faltava para as fotos do corretor.
No entanto, é preciso tomar cuidado ao editar as imagens, atentando para não transformar o espaço em algo que não condiz com a realidade.
Não modifique cores, inclua elementos falsos ou edite as imagens de modo a transformar totalmente o espaço.
A edição é uma ferramenta para melhorar as fotos de imóveis, e não modificar a realidade.
A fotografia é um dos elementos extra que podem fazer toda a diferença no dia a dia do corretor de imóveis. Boas fotos são fundamentais para criar anúncios mais assertivos.
Além de contar com bons equipamentos e entender como tirar fotos de imóveis, uma boa dica é manter-se atualizado sobre as tendências de marketing digital e dominar os conceitos por trás dos anúncios.
Cursos especializados em marketing para o mercado imobiliário, como os disponíveis no Conecta Imobi Academy, ajudam a elevar o nível do seu conhecimento e, consequentemente, ampliar as possibilidades de fechamento de negócios.
Você sabe como tirar fotos de imóveis? Compartilhe suas dicas!
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