O que é habitação multifamiliar? Veja como funciona
Você sabe o que é habitação multifamiliar? Ainda que não esteja familiarizado com o termo, é provável que você já conheça imóveis multifamiliares.
O conceito, muito utilizado nas áreas de urbanismo e construção, existe para definir tipos de construção que abrigam multiplas famílias em diferentes unidades habitacionais.
Não entendeu? Leia o artigo!
O que é habitação multifamiliar?
Habitação multifamiliar é um tipo de construção composta por unidades imobiliárias independentes.
A habitação familiar, em geral, é um empreendimento administrado por órgão, empresa, grupo ou investidor único, que locam ou vendem unidades dentro daquele espaço.
No contexto do desenvolvimento das cidades, a habitação multifamiliar cumpre um papel importante de atender à demanda de crescimento populacional. Conforme crescem as cidades, aumenta então a demanda por habitação.
O papel da habitação multifamiliar, neste sentido, é permitir que um mesmo lote habitável seja bem aproveitado e ocupado por diversas famílias ou indivíduos, atendendo à demanda habitacional.
Outros fatores como segurança e praticidade também fazem das habitações multifamiliares uma tendência de ocupação do espaço urbano cada vez mais importante.
Exemplos de imóveis multifamiliares
Existem diferentes tipos de habitação multifamiliar, variando entre habitação multifamiliar vertical ou habitação multifamiliar horizontal.
Veja a seguir os principais tipos de habitação multifamiliar:
Edifício de apartamento
Um edifício composto por diferentes unidades de apartamentos é o tipo de habitação multifamiliar vertical mais comum.
Os prédios residenciais, como são conhecidos os edifícios de apartamentos, agrupam de forma horizontal imóveis independentes, compartilhando do mesmo endereço.
Condomínio de edifícios
Condomínios de edifícios são empreendimentos que possuem propriedades individuais dentro de um mesmo complexo multifamiliar.
No condomínio de edifícios, diferentes habitações multifamiliares verticais, prédios mais conhecidos como torre, coabitam o espaço, compartilham áreas comuns como piscina, estacionamento, salão de festa etc.
Condomínio de casas
O condomínio de casas refere-se a um terreno com um único proprietário, seja empresa ou investidor, com diferentes unidades de casas construídas.
São unidades independentes, assim como os apartamentos, que dividem entrada e espaços de convivência.
É comum que os condomínios de casa tenham o que chamamos de “casas geminadas”, construções “coladas” umas às outras.
Outra possibilidade, em condomínios maiores, são casas separadas por portões ou cercas, que não compartilham paredes, com distância maior entre as unidades.
No condomínio de casas, cada unidade pode ter elementos como piscina dentro do seu perímetro de propriedade, ou dividem esse espaço coletivamente como acontece nos apartamentos.
Tudo depende do perfil do empreendimento e da planta das propriedades.
Importância da habitação familiar para o mercado imobiliário
As habitações familiares cumprem uma função importante na dinâmica de habitação das cidades, especialmente de metrópoles ou cidades em movimento de crescimento.
Esse tipo de moradia permite que os terrenos habitáveis sejam melhor aproveitados, atendendo melhor à demanda por moradia que surge exponencialmente com o crescimento das cidades.
Além de ajudar a dar vazão à demanda por moradia, as habitações multifamiliares em geral carregam um atributo cada vez mais procurado no mercado imobiliário: segurança e praticidade.
A ideia de condomínios com estruturas de segurança e áreas de lazer faz cada vez mais sentido dentro do contexto familiar e social.
O mercado imobiliário é cada vez mais movimentado por habitações multifamiliares.
A habitação familiar se mostra uma opção atrativa não só para o cliente final, famílias interessadas em realizar o sonho do imóvel próprio, mas para investidores que enxergam nesta modalidade uma oportunidade de diversificar suas carteiras de investimento.
Você já conhecia o conceito de habitação multifamiliar? O que achou do tema? Compartilhe nos comentários!
Comentários