As principais diferenças entre os tipos de apartamentos

Vender apartamentos na planta é uma das principais atividades das imobiliárias e do corretor de imóveis. O processo de verticalização das cidades proporciona uma grande quantidade de ofertas e o corretor deve estar atento às várias tipologias que existem para oferecer sempre a melhor opção ao seu cliente – além de passar segurança conhecendo profundamente aquilo que está oferecendo.
Por isso, separamos aqui as principais diferenças entre os tipos de apartamentos residenciais e suas características.
Apartamento tipo Studio
Uma das opções mais populares no mercado, este tipo de imóvel é compacto e possui ambientes integrados. Os apartamentos do tipo studio costumam apostar em localizações estratégicas, perto de metrôs e ciclovias, em regiões com boa infraestrutura.
Além disso, geralmente contam com um ampla estrutura compartilhada no prédio, lavanderia, academia e até local para trabalhar são comuns nesse tipo de projeto.
Um tipo ideal para quem tem um estilo de vida mais prático e precisa otimizar seu tempo. O tamanho médio de um studio é de 30m².
Kitnet
Assim como nos lofts e studios, a kitnet é geralmente um apartamento com dimensões menores, geralmente entre 25 a 35m², composto por um dormitório e banheiro, onde acomoda-se toda a área útil.
Como o studio, a kitnet é o apartamento ideal para quem vive na correria, ou simplesmente escolheu um modo de vida mais prático; a simplicidade e a facilidade para organizar o ambiente é uma grande tendência, e atualmente é possível encontrar excelentes apartamentos neste formato, muitos deles já decorados.
Apartamento padrão
É o mais habitual e mais encontrado no mercado imobiliário brasileiro. Sua planta possui divisões internas bem definidas: salas, cozinha, dormitórios, suítes e banheiros. É geralmente classificado pelo número de dormitórios e suítes e usualmente pelo número de vagas que possui.
Cobertura
Como o próprio nome sugere, fica no topo, no último andar da construção, muitas vezes dispõe de piscina e churrasqueira e sua metragem é normalmente o dobro da metragem padrão.
Essas são algumas categorias deste tipo de imóvel:
- Cobertura Duplex: Quando ocupa dois andares para formar a unidade. Sua divisão é feita por escada ou elevador privativo.
- Penthouse: A penthouse é uma cobertura sem divisão de andares. Sua área útil geralmente ocupa toda uma prumada do edifício.
Duplex
O duplex não precisa necessariamente estar na cobertura, basta que o imóvel seja composto por dois andares. Geralmente são imóveis amplos, com pé-direito duplo. Quanto possuem três andares, são chamados de ‘triplex’.
Loft
Esse tipo de apartamento ficou famoso nos anos 60 em Nova Iorque, mas tem sua origem na França na década de 50. O termo surgiu para classificar imóveis comerciais modificados para fins residenciais.
No mercado de lançamentos, loft designa apartamentos amplos, com pé-direito duplo e cuja divisão de cômodos inexiste, sendo vista divisões apenas nos banheiros.
Giardino ou Garden
Muito procurados por quem está migrando de uma casa para um apartamento, estes tipos ficam no térreo do prédio e por isso podem possuir quintal ou jardim. Em alguns casos possuem churrasqueira, forno de pizza e até piscina.
Townhouse
Este tipo de apartamento ainda é pouco difundido no Brasil, mas a exemplo do garden, vem sendo bem aceito por quem está comprando seu primeiro apartamento. Este tipo de imóvel assemelha-se muito a um sobrado com 3 ou 4 andares, mas com apartamentos individuais em cada piso.
E então, já conhecia todos estes modelos de imóvel? Conta pra gente nos comentários!
Comentários