Tendências do mercado imobiliário: o que esperar de 2024?
Confira a seguir os principais destaques sobre as tendências do mercado imobiliário em 2024 e se prepare para um ano promissor.
Após uma retomada de muitas mudanças e movimentação no setor imobiliário pós-pandemia, o mercado entra em 2024 com um cenário otimista.
A dinâmica da macroeconomia e movimentos como a retomada do programa Minha Casa Minha Vida devem influenciar positivamente o mercado imobiliário.
O Data ZAP, plataforma de inteligência de mercado, realizou um estudo com os principais dados e insights sobre o comportamento do mercado imobiliário em 2024, para ajudar o corretor e demais profissionais do segmento a ficarem por dentro da movimentação do setor.
Cenário econômico positivo com crescimento sustentável
A queda da taxa de desemprego e a variação positiva do PIB (Produto Interno Bruto) apontam para um cenário econômico positivo, favorecendo o consumo e a estabilidade da economia.
Pela primeira vez em uma década, o Brasil apresenta maior estabilidade econômica, o que impacta diretamente na movimentação de setores estratégicos como o mercado imobiliário.
Apesar de alguns desafios na economia mundial, a tendência é que o mercado brasileiro continue estável e com perspectivas positivas para 2024 e os próximos anos.
Outro fator que influencia positivamente o mercado é o IPCA controlado e a baixa na Selic, que favorece a estabilidade da economia brasileira e permite maior controle do mercado com políticas monetárias em caso de desaceleração.
Redução na Selic deve aquecer venda de imóveis
A redução da Selic, taxa básica de juros, influencia de forma positiva no mercado imobiliário, especialmente no que diz respeito à venda de imóveis.
Isso porque, com a queda dos juros, o crédito imobiliário tende a ficar mais acessível, aumentando a demanda e movimentando o mercado de compra e venda de imóveis.
Deste modo, o cenário que se desenha para 2024 com a queda da taxa Selic é animador. O corretor de imóveis deve se preparar para atender à demanda e aproveitar as oportunidades.
Retomada do programa Minha Casa Minha Vida
Um dos motivos da movimentação positiva no mercado imobiliário brasileiro em 2024 é a consolidação da retomada do programa Minha Casa Minha Vida, iniciativa de moradia popular do governo federal.
Com as novas regras do MCMV lançadas em 2023 entrando em vigor, o acesso à moradia é privilegiado, aumentando a demanda por esse tipo de imóvel.
Boa oportunidade para construtoras, incorporadoras e corretores de imóveis que atuam ou querem atuar nesse nicho do mercado.
Além das regras que facilitam o acesso aos imóveis do programa, o governo já sinalizou que o MCMV será uma das principais prioridades da gestão, portanto, o mercado imobiliário se beneficia do investimento público no setor.
Preços de locação devem desacelerar; vendas seguem no ritmo
Quando o assunto é o preço dos imóveis para venda, o cenário que se desenha é de estabilidade.
Os preços, que não sofreram grandes altas nem mesmo no período de pandemia, devem manter-se com variação estável.
O IPCA e INCC, índices de correção de preços praticados no mercado financeiro brasileiro que influenciam o mercado imobiliário, devem puxar os preços de venda de imóveis para próximo do IPCA, sem grandes efeitos na estabilidade de valores praticados atualmente no mercado.
No mercado de locação, a expectativa é que os preços desacelerem em 2024, em um cenário diferente do que vinha sendo presenciado nos últimos tempos.
Desafios internacionais merecem atenção
Apesar de terem menos impactos que a macroeconomia nacional, alguns desafios que se apresentam na economia global merecem atenção de quem acompanha as tendências do mercado imobiliário brasileiro em 2024.
Os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio são exemplos de desafios globais que podem ter impacto na economia como um todo. O mesmo vale para a tensão entre os Estados Unidos e a China.
A redução dos acordos comerciais entre países e eventuais restrições de oferta de insumos em decorrência dos conflitos geopolíticos tendem a pressionar a inflação, impactando a economia de forma global.
A inflação norte-americana também é um fator que pode ter efeito no mercado. Em caso de altas elevadas dos juros norte-americanos, o real tende a ser desvalorizado.
O momento positivo da economia brasileira, no entanto, tende a diminuir os riscos de impacto das movimentações globais na economia local, o que também favorece o mercado imobiliário.
De modo geral, as tendências do mercado imobiliário em 2024 são positivas, especialmente no mercado de venda de imóveis e de moradias populares.
Confira o webinar completo
Para aproveitar a demanda e a boa fase, o corretor de imóveis deve se preparar, manter a capacitação em dia e ter uma boa estratégia de vendas.
Manter-se atualizado sobre a movimentação do mercado imobiliário é fundamental. Para isso, o corretor de imóveis pode acompanhar os estudos feitos pelo DataZAP e aproveitar os melhores insights do mercado!
Qual a sua expectativa para 2024, corretor de imóveis? Comente!
Comentários