Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário 25/01/2016
25 de janeiro de 2016
•
0 Comentário
Compartilhe
1- Economia
A economia brasileira teve uma série de notícias importantes na última semana. Contrariando as expectativas, o Copom decidiu na quarta-feira (20) pela manutenção da taxa Selic em 14,25% ao ano. Uma das motivações para a decisão do Copom foi, segundo o presidente do Banco Central, a previsão de crescimento anunciada esta semana pelo FMI.Como consequência da decisão do Copom, na quinta-feira (21), dia seguinte ao anúncio da decisão, o dólar atingiu seu maior valor na história do Real. A moeda chegou a R$ 4,1705. Essa foi a terceira alta consecutiva da moeda. Ao longo do mês, o dólar soma uma alta de 5,31% e desde o último ano o crescimento já é de 60,4%.Além da manutenção da taxa Selic e do aumento do dólar, esta semana também foi marcada pelo anúncio da prévia da inflação para o primeiro mês do ano. O IPCA em janeiro aponta para uma inflação de 0,92. Embora o número seja inferior ao mês de dezembro, que fechou em 1,18, ele representa a maior inflação desde 2003 para um mês de janeiro.
2- Empreendimentos Corporativos
Os empreendimentos do mercado imobiliário voltados para fins comerciais estão em alta em São Paulo (SP). No ano de 2015, o número de empreendimentos entregues bateu recorde. Ao todo, foram entregues 111 edíficios comerciais na cidade somando 818 mil m². Dentre esses empreendimentos, destacam-se os edifícios de alto padrão, com recursos e facilidades que tem atraído empresas que estevam estabelecidas em empreendimentos mais antigos e ineficientes.
Estes empreendimentos são importantes porque, em uma retomada da economia, servirão também para movimentar e desenvolver as regiões onde estão localizados, aumentando com isso as demandas por outros tipos de imóveis comerciais e também de imóveis residenciais ao seu redor.
3- Aumento na procura por aluguel
No último ano, diante das mudanças nas regras de financiamento imobiliário e também da desaceleração da economia, muitas pessoas resolveram adiar o sonho de comprar um imóvel. Com isso, as vendas começaram a cair, enquanto a procura por imóveis para alugar foi aumentando ao longo do ano.
O preço dos aluguéis, que na maior parte do país apresentou uma tendência de queda em 2015, começou a aumentar nos últimos meses do ano, puxado por esse aumento na demanda. Esta é uma tendência que deve se manter ao longo de 2016.
Queremos saber: você tem percebido esse aumento na procura por locação? Como está essa demanda na sua região? Conte pra gente!Ah! E se você deseja ser avisado sempre que postarmos vídeos novos, inscreva-se no no nosso canal do YouTube aqui.]]>
Comentários