Redes sociais para corretores: Aposte no futuro das vendas com o Google Plus
Depois da “despopularização” do Orkut, o Google criou esta nova mídia social para bater de frente com o atual sucesso das redes, o Facebook.
Há estudos que dizem que o Google+ (leia-se: Google Plus) será a próxima mídia social de sucesso e podendo até substituir o Facebook. A realidade é que ainda não foi encontrada uma forma efetiva de popularizar esta plataforma, mas não se engane, muitas pessoas já estão utilizando!
Se você já tem uma conta no Google (Gmail), basta habilitar o botão “Participar do Google+” ao lado direito da página inicial. Como mostra a imagem abaixo, caso contrário você deverá criar um e-mail (grátis) no Gmail.
Basta seguir as etapas de criação de conta e você já estará participando desta rede social.
Os princípios são os mesmos do Facebook (clique aqui para ver diversas informações a respeito), com apenas algumas diferenças em termos de nomenclatura e funcionalidades.
Preste atenção na imagem abaixo e entenda como funciona o sistema:
- “+1” (Plus One) funciona como o “Curtir” do Facebook.
- O “Compartilhar” (Seta localizada ao lado do “+1”) também funciona como o do Facebook
- Hashtags podem ser usada nas duas plataformas, no entanto, o sistema do Google+ é muito mais eficiente e útil neste sentido, ele oferece sugestões de hashtags similares às que você postou e mostra bons resultados.
- Ainda não há publicidade no Google Plus, o que torna a plataforma um pouco mais difícil de trabalhar no começo (para quem trabalha como empresa). O lado bom desta situação, é que as pessoas que seguem sua página possuem um grande interesse na mesma (mais do que alguém que “seguiu por seguir” por meio de uma publicidade). Uma forma de audiência qualificada, ou seja, se alguém te seguir, realmente estará interessado em seu trabalho.
Página ou Perfil?
Assim como no Facebook, temos que decidir como será a nossa estratégia. O fato é que o perfil é pessoal e a página, normalmente, possui fins comerciais. Sugerimos que crie uma página (que funcionam como as Fan Pages do Facebook) para “tentar” separar a sua vida pessoal da profissional. Claro, sabemos que na vida de um corretor a parte pessoal normalmente se confunde com a profissional, pois você mantém um relacionamento próximo com diversos clientes.
Como criar uma Página no Google+?
Basta entrar em seu perfil do Google+, selecionar o botão ao lado esquerdo da tela, escolher a opção “Páginas” e seguir os passos da criação da “Página”.
Comunidades
Para quem utilizava o Orkut, as comunidades possuem a mesma finalidade de antigamente. São grupos de pessoas com o mesmos interesses e objetivos que se encontram para compartilhar experiências e informações sobre um tema.
Como criar uma Comunidade no Google+?
Assim como você criou a sua Página, no mesmo menu principal (ao lado esquerdo da tela) você verá a opção “Comunidades”, clique e, em seguida, selecione o botão “Criar Comunidade” e siga as instruções lá encontradas.
Google+ e o seu site
Vincule o Google+ ao seu site, com isso, as pessoas que fizerem uma busca no Google e te encontrarem, poderão avalia-lo e ainda “curti-lo” com o “+1” e seus posts poderão aparecer no Google. Para fazer isso, você precisa de um pouco de conhecimento técnico, mas o Google te explica detalhadamente, vale a pena ver este tutorial e vincular o seu site ao Google+.
Hangouts
Com esta ferramenta online (dentro do seu perfil no Google+) você pode falar com até 10 pessoas ao mesmo tempo. Em um chat ou em vídeo. É um bom sistema de comunicação no qual diversas empresas já estão utilizando para treinamentos, reuniões e avisos.
Veja como acessar:
Veja algumas dicas para corretores no Google+:
-
- Caso ainda não acredite no potencial do Google Plus, no mínimo, esteja presente. Crie um perfil, página e comunidade com o nome da sua imobiliária ou algo relacionado aos corretores, exemplo: Corretores, Mercado Imobiliário, Imóveis, etc..
- Após criar uma página, replique no Google+ o conteúdo (copie e cole) que foi postado no Facebook, as pessoas que estão no Google+ podem não ser usuários ativos de Facebook.
- Vincule o seu site ao Google+, o Google estuda formas de dar relevância a sites que possuem o +1 nas buscas (vinculados), quando mais relevante para as pessoas, melhor poderá ser a sua posição no momento de uma busca.
- Busque comunidades que tenham relação com a sua profissão, dê dicas de como escolher o imóvel ideal e sugira alguns possam se de interesse deles.
- Crie comunidades, apesar de postar em outras comunidades, elas possuem “donos”, dos quais podem retira-la de um dia para o outro, ou até mesmo te banir. Faça a sua comunidade para garantir que isto não ocorra e para manter um relacionamento mais próximos de seus seguidores.
- Crie conteúdo para o Google+, poste vídeos, fotos, mensagens. Deixe a sua página sempre ativa, não ultrapasse o limite de 72 horas entre um post e outro, estudos indicam uma queda na relevância de sua página caso você aparente estar inativo.
- Faça Hangouts com amigos e clientes, mostre fotos de imóveis, dê breves consultorias e aproveite estes momentos para passar a credibilidade necessária para que você consiga vender mais.
Comentários