Razões para utilizar um software imobiliário e como escolher
O corretor, assim como a imobiliária, vende informação e com ela tem que lidar com precisão a cada instante. O desafio é gerenciar o volume de informações sobre clientes e imóveis de forma que todos possam ter a mesma informação, quando não confidencial a um corretor específico, e com ela trabalhar.
Imagine uma imobiliária com 5 corretores que trabalham com os 30 imóveis desta empresa. Quem fez a captação, adicionou algumas informações na sua ficha, salva em algum computador e os outros corretores vão até lá para saber mais sobre ele. E um cliente visita, e outro visita, e mais outro. No fim do mês, 5 clientes visitaram o imóvel e não se sabe se alguma negociação avançou, exceto pelo boca-a-boca que corre pelos corredores da imobiliária. Mas o que há com este imóvel? Onde existem observações sobre as visitas, novas informações que atualizam a ficha? Como o gestor saberá quem levou os clientes até ele? Como saberemos quais propriedades uma determinada pessoa visitou ou demonstrou interesse? Há alguém atendendo já ou posso atendê-lo eu?
São diversos os argumentos para que, por menor que seja a imobiliária, se invista em um software imobiliário para fazer a gestão dos seus imóveis e seus clientes, proprietários e os que buscam.
Algumas das razões para se ter um software imobiliário
- gestão eficiente de seus imóveis;
- gestão eficiente de seus clientes (proprietários e que buscam);
- histórico de imóveis e clientes;
- integração automatizada com seu próprio site;
- integração automatizada com portais imobiliários;
- controle CRM sobre seus clientes para um relacionamento duradouro;
- agilidade ao buscar, internamente, pelo perfil de imóvel que um cliente procura;
- mais organização e fidelidade na informação compartilhada entre diversos corretores;
- controle de permissão de acesso entre corretores e gestores.
Escolha seu software, mas antes reflita sobre o que você precisa
Reflita sobre as suas necessidades quanto imobiliária, pensando no médio e longo prazo, e escreva tudo o que você precisa para um controle eficiente de sua rotina e informações de imóveis e clientes. Converse com diversos softwares, não somente com um, e veja o que cada um tem a oferecer, se isto atende sua necessidade como corretor autônomo ou imobiliária, e seu custo x benefício.
Lembre-se que um bom software não é um custo mensal, mas sim um investimento na qualidade e precisão do nosso real produto: a informação.
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Os conselhos das empresas de Software
Veja os conselhos e visões sobre as razões de se ter um software e como escolher o que melhor se encaixa às necessidades da sua imobiliária, ou mesmo de um corretor autônomo.
Robison Maia, InfoCenter
“Uma imobiliária não vive somente de divulgação de seus imóveis, também e necessário cuidar de diversas outras atividades, tais como: gerenciamento dos imóveis em carteira, gerenciamento do relacionamento com os clientes, acompanhamento dos corretores e atendentes, controles financeiros, etc, e um bom software imobiliário reduz bastante o tempo gasto nessas atividades, além de proporcionar melhores resultados.
Devido a envolver diversos setores da imobiliária, além de diversos outros fatores, o ideal é que esse software possa adaptar se as diversas particularidades de cada uma, para que não aconteça dele mandar mais na imobiliária do que os próprios diretores, pois por mais que ao analisá-lo no momento da contratação ele atenda a 100% das suas necessidades, com o tempo, se for necessário uma mudança que a imobiliária necessite, imagine não poder fazer ou ter que trocar de sistema e começar do zero com outro para suprir essa necessidade.”
Tiago Bentes, Midas
“A informatização antes vista como um diferencial competitivo hoje é considerada uma característica essencial para qualquer imobiliária que almeja o sucesso. Um bom software de gestão proporciona para a imobiliária diversos benefícios e alguns deles são a organização das informações da empresa, mais tempo para se dedicar às tarefas que geram o aumento da receita, total controle das informações e das atividades realizadas pela imobiliária, aumento de novos negócios, gerenciamento de marketing, atendimento personalizado e a satisfação e fidelização do cliente. O Software é a alma da empresa, pois é ele quem centraliza e distribui a maioria dos processos e rotinas de trabalho dentro da imobiliária, portanto a escolha de um sistema deve ser muito bem planejada para que não haja futuros arrependimentos e complicações.
Alguns dos principais critérios na escolha de um sistema é verificar se é fácil de utilizar no dia a dia, qual é a credibilidade da empresa responsável pelo Sistema, solicitar clientes como referência, verificar se as características do sistema atendem as necessidades que a imobiliária possui, visualizar uma demonstração do Sistema antes de formalizar a negociação e escrever todas as dúvidas e levá-las ao vendedor.”
Pierluigi Poy Clini, Union Softwares
“Sem um sistema completo de gestão imobiliária, ninguém consegue hoje se manter num mercado tão agressivo. Imagine uma estrutura que permita integrar o site imobiliário e a gestão dos atendimentos? De que suporte o corretor precisa para vender? Controle total das informações do site da sua imobiliária, cadastro de imóveis e de clientes para atender via computador, tablet e celular. O gestor precisa ter acesso rápido para monitorar o tempo de atendimento dos seus corretores, hábitos de quem está acessando o seu site, além dos avisos direto no sistema.
Informação, controle e mais profissionalismo: tudo isso na palma da mão deixou de ser supérfluo, é item básico para o corretor contemporâneo.“
Felipe Santos, Vista Software
“Para o corretor ter um software é fundamental para qualificar a gestão de atendimento aos clientes, além de auxiliar na divulgação dos imóveis nos portais. Para o gestor, o software é importante para a gestão da informação, pois possibilita obter indicadores para tomada de decisão mais assertiva.
Em relação a escolha do software, é relevante buscar informações de mercado sobre as empresas e pesquisar as organizações que tenham clientes sólidos e atuem há bastante tempo no mercado. Uma dica interessante é entrar em contato com clientes da empresa para obter informações sobre o sistema e seus serviços. A tomada de decisão não deve por impulso ou pelo menor custo, é importante realizar uma análise cuidadosa.”
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