O que é open house e como fazer? Saiba mais!
Você já sabe o que é open house no mercado imobiliário? O termo pode até não ser familiar, mas você certamente já se deparou com essa prática no mercado imobiliário.
Essa é uma estratégia de divulgação de imóveis bastante comum no exterior, especialmente nos Estados Unidos. Você provavelmente já viu algum filme ou série em que o corretor de imóveis faz um evento para receber interessados no próprio imóvel, simultaneamente.
No Brasil, com o mercado cada vez mais dinâmico e exigindo soluções criativas, o open house começa a ganhar força.
O que é open house?
O open House, ou “casa aberta” em português, trata-se de um evento em que o corretor de imóveis recebe interessados em um imóvel que está à venda, para conhecerem a prioridade presencialmente, em uma mesma data.
No open house, que funciona como uma “visita coletiva” ao imóvel, os interessados podem circular pelo empreendimento, tirar dúvidas com o corretor e até mesmo iniciar uma negociação.
Como funciona o open house imobiliário?
Diferente de visitas comuns, que acontecem normalmente durante a semana e em horário comercial, os eventos de open house acontecem aos fins de semana e feriados, quando a maioria das pessoas está disponível.
Na data marcada, o imóvel é preparado para ser aberto aos convidados, que são compradores em potencial. Como o empreendimento não fica disponível para visitações em outros dias, o evento tende a gerar um gatilho mental que incentiva os interessados a irem até o imóvel conhecê-lo.
O corretor de imóveis então recebe os convidados, apresentando o imóvel e ficando disponível para tirar dúvidas e iniciar negociações.
Passo a passo para organizar
O open house no mercado imobiliário é uma estratégia de vendas que pode dar bastante certo, a depender do seu público e nicho de atuação. Para isso, é importante estar atento aos detalhes e organizar o evento de forma cuidadosa e assertiva.
Veja a seguir algumas dicas de como convidar para o open house, preparar o imóvel e executar o evento com perfeição.
1. Escolha uma data estratégica
A escolha da data é fundamental para o sucesso do open house. Priorize datas em que a maioria dos clientes possam comparecer, como finais de semana e feriados que não sejam estendidos.
Se necessário, sonde clientes com duas ou três opções de data, para entender qual a melhor.
2. Convide clientes em potencial
Assim como a data do evento, os clientes a serem convidados para o open house também precisam ser estratégicos. Fazer um evento é sempre um investimento financeiro e de equipe, portanto, priorize clientes que tenham manifestado interesse sólido no empreendimento.
Na hora de chamar os convidados, crie mensagens personalizadas e convites com todas as informações de data e local do evento. Também garanta que o cliente confirme presença previamente, para melhor organização do evento.
3. Prepare o imóvel para receber os interessados
Se engana quem pensa que para fazer um open house imobiliário basta abrir as portas do local vazio e convidar clientes. O evento requer o preparo do imóvel, deixando-o limpo e em condições de receber e encantar os clientes.
Uma boa ideia é decorar o ambiente para tornar a experiência dos visitantes ainda mais atrativa. Para isso, vale investir em home staging, contratando um profissional especializado, se for o caso.
Em imóveis de alto padrão, vale também investir ainda mais na estrutura do evento, com comida, bebida e música ambiente.
4. Invista na divulgação do open house
No mercado imobiliário, saber como divulgar os empreendimentos é fundamental. É necessário caprichar na hora de comunicar seu evento ao público-alvo.
Para propagar o evento, todos os métodos são bem-vindos, desde que façam sentido dentro de sua estratégia de comunicação e impacte o público correto.
Escolha os canais (redes sociais, WhatsApp, email etc) e reforce os convites para garantir presenças.
Conteúdos multiformato, com imagens e vídeos explicando o open house, também são bem-vindos.
5. Prepare a equipe de corretores
Caso o open house seja maior, organizado por uma imobiliária, é importante ter uma equipe de corretores preparados no local no dia do evento.
O tamanho da equipe disponível no local vai depender da proporção do evento, e do nível de exclusividade de atendimento que aquele público exige.
Em qualquer situação, os corretores devem estar preparados para atender os convidados, com todas as informações sobre o empreendimento, e prontos para iniciar uma negociação.
O atendimento personalizado faz toda diferença da experiência do evento e, consequentemente, aumenta as possibilidades de fechamento de negócio.
O open house imobiliário, se bem organizado, pode ser uma forma inovadora de divulgar seu imóvel e atrair interessados, potencializando as vendas!
O que achou desse formato? Comente e dê dicas!
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