O que é incorporadora imobiliária? Tire suas dúvidas
O mercado imobiliário e de construção, setores fundamentais para a economia do país, é movimentado por diversas frentes. Entre os agentes desta grande estrutura, está a incorporadora imobiliária, pilar fundamental para o setor.
Você com certeza já ouviu falar sobre incorporação, mas sabe o que isso significa? O que é incorporadora imobiliária, afinal? Qual a sua função e importância dentro do mercado imobiliário? Tire suas dúvidas sobre este tema a seguir!
O que é incorporadora imobiliária?
Incorporadora imobiliária é a empresa responsável pelo desenvolvimento do empreendimento imobiliário, da compra do terreno até a entrega das chaves.
A incorporadora é quem gerencia todos os processos que envolvem a construção do empreendimento, desde os mais estruturais relacionados à construção em si, até o lançamento, divulgação, venda, pós-venda etc.
O trabalho da incorporadora imobiliária começa muito antes do início das obras. Toda a pesquisa de oportunidades e demandas em determinada região é também uma prática da incorporadora imobiliária.
Como funciona a incorporação imobiliária?
A incorporadora imobiliária, como responsável por todo o desenvolvimento e lançamento de empreendimentos imobiliários, tem um funcionamento que passa por várias etapas e envolve diferentes frentes. Veja a seguir algumas dessas etapas fundamentais para o funcionamento da incorporadora imobiliária:
- Pesquisa de mercado: a incorporadora imobiliária é quem faz a pesquisa de mercado para atender a demanda de determinada região, avaliando se um projeto de empreendimento faz sentido naquela área, qual o tipo de projeto atende ao público-alvo etc.
- Compra de terrenos: a partir da pesquisa de mercado e do entendimento da demanda da região, a incorporadora é quem faz a aquisição do terreno em que será construído o futuro empreendimento.
- Licenças e autorizações: também é de responsabilidade da incorporadora imobiliária providenciar todas as licenças e devidas autorizações para que o empreendimento seja construído e posteriormente ocupado de forma legal, seguindo todas as determinações das autoridades locais.
- Contratação da construtora: para viabilizar o projeto do empreendimento, a construtora também conta com o serviço de uma construtora, já que a obra é das partes mais importantes de um novo produto imobiliário. É a construtora quem vai literalmente materializar o projeto do empreendimento em um edifício em condições de ser habitado.
- Lançamento do empreendimento: o lançamento do empreendimento e toda a estratégia de divulgação daquele novo produto imobiliário também fica a cargo da incorporadora, que pode fazer isso de forma interna, com equipe própria, ou contratar terceiros especializados em lançamentos imobiliários, como imobiliárias, agências e corretores autônomos.
A instalação de showroom, decorado, toda a estratégia de divulgação do empreendimento, é de responsabilidade da incorporadora e seus parceiros. - Venda das unidades: a incorporadora é responsável pela venda das unidades do empreendimento imobiliário, e pode fazer isso também contando com a parceria de imobiliárias e corretores de imóveis. Como a maioria das compras de imóveis é feita por financiamento imobiliário, também é comum que a incorporadora estabeleça parceria com grandes bancos para viabilizar as vendas das unidades.
- Pós venda: assim como a venda, o processo de pós-venda do imóvel também passa pela incorporadora. É ela quem deve manter-se à disposição dos proprietários para eventuais dúvidas e prestação de contas sobre o empreendimento, bem como gerenciar questões relacionadas à estrutura do prédio etc.
Incorporadora, construtora e imobiliária: qual a diferença?
É comum haver confusão na hora de diferenciar o papel dos diferentes agentes do mercado imobiliário. Afinal, qual a diferença entre incorporadora, construtora e imobiliária?
A resposta, na verdade, é bem simples, pois cada uma dessas empresas tem um papel bem estabelecido dentro da dinâmica do mercado imobiliário. Veja o que faz cada uma delas:
Incorporadora imobiliária: a incorporadora imobiliária é a empresa responsável por todo o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, desde a pesquisa de mercado e aquisição de terrenos, até o lançamento e comercialização daquele empreendimento. A incorporadora pode ser entendida como a “dona” do projeto, que vai contar com os serviços de construtoras e imobiliárias para algumas etapas do empreendimento.
Construtora: a construtora, como o próprio nome sugere, é a empresa responsável por toda a construção do empreendimento imobiliário, desde a fundação até a entrega das chaves, passando por estruturas, acabamentos etc.
Imobiliária: a imobiliária é a empresa que vai intermediar a compra, venda, locação e administração de imóveis. Com os serviços da imobiliária, a incorporadora conta com especialistas em vendas de imóveis que vão divulgar e intermediar a compra, acelerando os fechamentos de negócios.
A incorporadora imobiliária é parte fundamental no processo de construção e habitação, além de viabilizar empreendimentos comerciais e ajudar a organizar o desenvolvimento de uma região.
Você trabalha em parceria com incorporadoras imobiliárias? Conte sua experiência nos comentários!
Comentários