O fim da era dos anúncios em papel

Até meados dos anos 1990, os anúncios em papel dominavam o mercado imobiliário. Ao longo dos anos, jornais e revistas mantiveram seções e cadernos especiais onde o objetivo era divulgar imóveis aos milhares de consumidores interessados em comprar um imóvel.
Durante décadas, o ritual de quem procurava um lar nos classificados era o mesmo aos domingos: folhear os enormes cadernos de imóveis. A mídia impressa estabeleceu seu negócio de classificados pautada na necessidade dos usuários, mas não em apresentar soluções para eles.
A popularização da internet, principalmente a partir dos anos 2000, mudou totalmente essa realidade com o surgimento dos portais de anúncios, que revolucionaram a forma de anunciar imóveis e permitiram uma nova dinâmica de busca ao usuário.

Anúncio do Jornal O Estado de São Paulo de 1998
Se em um passado não muito distante o leitor dependia do papel e das informações impressas para fazer suas buscas e negócios, com os portais na internet o vendedor passou a poder consultar seus anúncios a qualquer hora, com mais informações e e sem estar limitado ao orçamento por linhas, característico dos anúncios em jornais.
Para quem buscava ofertas a mudança de comportamento proporcionada pela internet foi ainda maior: não era mais preciso aguardar o domingo (ou outro dia da semana) para realizar suas consultas. A busca por imóveis tornou-se instantânea, prática e principalmente mais eficaz.
“Bobagem!”, dizem alguns. De fato há quem acredite que o impresso ainda tem o seu valor, já que gerações acostumadas ao meio impresso ainda consumirão por anos jornais, revistas e outros periódicos. É verdade. Como é verdade também que os negócios da mídia impressa nunca mais foram os mesmos desde o surgimento da internet, os cadernos classificados jamais se recuperaram e a cada nova reformulação, fica claro que os jornais e revistas deverão migrar totalmente para a plataforma online.
O advento da internet e dos portais imobiliários influenciou também outras áreas que trabalham na intermediação ou na prestação de serviços e isto inclui as empresas imobiliárias. Houve um tempo que a receita simples era realizar um anúncio no caderno de classificados de domingo, aguardar as ligações dos possíveis interessados na segunda feira e marcar os agendamentos durante a semana. Hoje, o comprador exige muito mais do que isso e se você ou sua empresa ainda está esperando a volta deste tempo, a má notícia é que ele não irá voltar. A boa é que muitas imobiliárias e corretores já se reinventaram, agregando informação de qualidade aos seus clientes e têm colhido frutos deste novo processo.
Todo mercado, aliás, deve continuar se reinventando, já que as mudanças não devem parar por aí. O próprio meio online passa por constantes mudanças, como o advento dos dispositivos móveis (tablets e celulares), que vêm ganhando importância a cada dia.
Como você tem acompanhado essas mudanças? Como você se prepara para absorvê-las? Compartilhe com a gente nos comentários.
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