5 motivos práticos que me convenceram a usar localização em meus anúncios

Disponibilizar a localização dos imóveis nos anúncios imobiliários é ainda hoje um dos maiores tabus para profissionais e empresas que escolheram a internet como forma de divulgação das propriedades disponíveis para negócios em seus sites e demais canais de mídia, como por exemplo o VivaReal. Os motivos para a não divulgação do local exato ou para a divulgação parcial variam pouco entre perder o cliente ou a captação para um possível concorrente ou mesmo criar possibilidades para que este mesmo cliente negocie diretamente com o proprietário. Eu mesmo já tive muitos desses medos e quase sempre adotei como medida preventiva, esconder a exata localização dos imóveis nos sites que administrei. Durante um bom tempo, essa tática era eficiente inclusive para gerar um bom número de contatos, não necessariamente compradores, mas curiosos para saber justamente aquilo que estávamos escondendo: a localização. Só comecei a perceber o quanto esta estratégia era pouco eficiente quando percebi que, com a evolução de novas tecnologias das plataformas mobile, a geolocalização é fundamental para a experiência do cliente. E que proporcionar a este cliente uma boa experiência me renderia mais chances de negócios do que possíveis perdas ocasionadas pela divulgação do endereço. É sobre esta experiência, a dos 5 principais motivos que me fizeram adotar de vez a localização exata do imóvel como parte da minha estratégia de vendas, que compartilho neste artigo com vocês.
-
Publicar a localização gera contatos mais qualificados
2. Com mais informação, clientes ficam mais satisfeitos e propensos a compra
Uma das pesquisas mais comentadas no mercado imobiliário publicada pelo Google diz que 60% do processo de compra de um imóvel é online. Isto significa que um possível cliente, ao avaliar uma propriedade, vai e volta várias vezes em busca de informações durante o processo de compra. E o tema mais recorrente nesta busca por informações é justamente sobre a região onde está o imóvel. Disponibilizar a localização fará com que seu cliente já tenha de cara a informação que ele mais precisa para avaliar a infraestrutura, a segurança, entre outros fatores que podem influenciar sua escolha. Sabendo disso, você pode antecipar a ele estas informações e com isso ganhar sua simpatia e ter um cliente muito mais propenso a fazer negócio com você. Experimente: envie um estudo sobre escolas, transporte público e supermercados no entorno da sua oferta. Certamente isso será valorizado pelo seu cliente, já que em algum momento, ele irá mesmo precisar disso e você poderá enviar para outros interessados.3. Melhorar o posicionamento do seu site imobiliário
Já passamos do tempo de dizer ter um site adaptado para todas as plataformas, em especial a mobile, era uma tendência, isto é hoje uma realidade e você precisa entender isto de uma maneira contundente: – Se você tem um site imobiliário é evidente que deseja que ele tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Para melhorar o seu posicionamento no Google você precisa da localização e eu explico porque. Entre os muitos fatores levados em consideração pelo Google e que influenciam o posicionamento de um site está o tempo com que um usuário passa navegando por uma página e ter um mapa com a localização é fundamental para manter o usuário interessado em seu anúncio. E se isto era importante quando o desktop era nossa primeira opção para navegar na internet, imagine hoje, em que o celular é a primeira tela, com mapas e outros aplicativos à disposição do seu cliente.4. Criar experiências de realidade aumentada mais completas
Cada vez mais, buscamos oferecer experiências de realidade aumentada para enriquecer nossos anúncios, como por exemplo, disponibilizar imagens panorâmicas ou um tour virtual para que se possa visitar um imóvel mesmo à distância. A nova geração de câmeras e aplicativos para criar imagens em 3D possui recursos que utilizam o GPS para reconhecer onde aquele imóvel está e desta maneira oferecer ao cliente informações relevantes que permitam uma experiência mais completa. Um exemplo: apresentar a distância entre o local em que o cliente está e o imóvel que ele está avaliando.5. Beneficiar-se de ferramentas de localização!
Desde que perdi o medo de publicar o endereço correto de um imóvel passei também a me aproveitar dos benefícios das ferramentas digitais desenvolvidas com base na geolocalização: Pelo WhatsApp compartilho o local com um cliente ou com um corretor da equipe para que se possa dirigir até lá sem perder tempo e nem dinheiro, pelo Foursquare posso apresentar uma lista com os melhores restaurantes da cidade e pelo Google Meu Negócio, minha carteira de imóveis posso disponibilizar imóveis com fotos, rotas ilustradas e tudo isso com o telefone e da imobiliária como principal ferramenta de contato.

Comentários