Morar sozinho é o sonho da geração z: como lidar com esse público
Morar sozinho está entre os principais objetivos da geração Z. E essa é a principal motivação de buscar por imóveis da chamada “gen z”.
Composta por nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 e começo de 2010, a geração Z é a primeira a vivenciar a era digital desde o início da vida e esse acesso à informação mudou os hábitos de consumo e as características da geração Z.
A pesquisa “Preferências da geração Z na hora de comprar e alugar um imóvel”, realizada pelo DataZAP+, levantou alguns pontos importantes sobre esta geração quando o assunto é busca por imóveis.
Além do sonho de morar sozinho, a plataforma de inteligência de mercado mapeou outros aspectos como o perfil deste cliente e o tipo de imóvel que ele busca.
Para entender como lidar com esse público, vamos conhecer suas características e entender os principais insights da pesquisa.
O que é geração Z?
A Geração Z, ou Gen Z como é conhecida, é a geração de pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 e o início de 2010.
A principal característica dessa geração é o acesso à informação. A geração Z é a primeira a “nascer com o celular nas mãos”, ou seja, é uma geração que nasce em um contexto de digitalização das tecnologias.
Por se tratar de “nativos digitais”, a gen Z tem entre suas características também o interesse por inovações tecnológicas, o desprendimento de relações mais duradouras e a capacidade de vivenciar diferentes realidades ao mesmo tempo.
Outra característica marcante dessa geração é o individualismo, no que diz respeito à autonomia e o respeito à individualidade e à capacidade de se auto definir, dispensando rótulos e padrões valiosos para as gerações anteriores.
Neste sentido, o sonho de morar sozinho à frente do desejo de formar família dialoga diretamente com as características da geração Z: pessoas que priorizam a liberdade e a individualidade em seus hábitos e preferências.
O que leva a geração Z a procurar imóveis?
A possibilidade de morar sozinho e ter mais independência lidera o ranking de motivações que levam a geração a buscar por imóveis para compra.
Na pesquisa feita pelo DataZAP+, 38% dos respondentes elegeram este motivo como o principal para procurar imóveis.
Casamento ou morar com o parceiro foi a segunda motivação mais frequente na pesquisa, com 34% das respostas entre os compradores.
Outros pontos que chamam a atenção, como as características do imóvel (24%) e deixar de pagar aluguel (22%), também marcaram presença nas respostas à pesquisa.
Quando os entrevistados são pessoas da geração Z que buscam por imóveis para alugar, o principal motivo é morar perto do trabalho (40%).
Morar sozinho também está entre as principais motivações deste público, com 39% das respostas.
Tipo de imóvel mais procurado pela geração Z
Apartamento padrão é o tipo de imóvel preferido da geração Z, tanto para compra quanto para aluguel.
Para locação, os jovens desta geração buscam principalmente por imóveis entre 46m² e 60m² (58%), com 2 dormitórios e a preferência por móveis planejados.
Entre os compradores, a metragem mais procurada é entre 61m² e 90m² (47%). A preferência por imóveis com 2 dormitórios, suíte e uma vaga de garagem também é destaque entre compradores de imóveis da geração Z.
Quando o assunto é lazer, a presença de itens como churrasqueira, academia e piscina aparecem nas respostas dos dois públicos.
A lavanderia compartilhada é algo que surge como requisito para os locatários, enquanto bicicletário e playground são diferenciais mencionados pelos compradores.
A faixa de preço mais mencionada pelos entrevistados está abaixo de R$250.000, com uma média de compra de R$195.211,86, de acordo com o levantamento feito pelo DataZAP+.
5 dicas para atender clientes da geração Z
Para atender a clientes da geração Z, tanto para venda quanto locação de imóveis, os corretores de imóveis devem ficar atentos às características desta geração.
Para atrair e conquistar essa geração que tem o sonho de morar sozinho, fique atento às dicas:
Fique atento às tendências de inovação e tecnologia
o cliente da geração Z é aquele que nasceu na era digital, portanto, domina e tem preferência por recursos tecnológicos.
Na hora de atrair e iniciar o contato com esse cliente, opte por meios como redes sociais. Vale ficar atento às novidades destas plataformas para capturar a atenção desta geração.
Para encantar o cliente da Gen Z, também vale a pena destacar os recursos tecnológicos do imóvel ou do entorno.
Amplie seu repertório sobre questões atuais
A geração Z é informada e tende a se preocupar com questões do mundo atual, como sustentabilidade e diversidade.
Na hora de atender a clientes desta geração, é importante considerar atributos sobre estas questões. A busca por imóveis com recursos voltados para a sustentabilidade, por exemplo, deve ficar no radar.
Saiba onde e como se comunicar
Saber se comunicar com diferentes gerações é um ponto positivo para qualquer corretor de imóveis. No caso da geração Z, os clientes têm um perfil mais pragmático.
Plataformas digitais como WhatsApp são o espaço ideal para manter contato com esse cliente. No entanto, fique atento à abordagem.
Por ser uma geração hiperconectada e que navega por diversos assuntos e plataformas, as interações devem ser objetivas.
Prepare-se para apoiar em uma pesquisa minuciosa
outra forte característica da geração Z é o empenho em pesquisar antes da compra.
Por dominar as ferramentas de pesquisa e suas possibilidades desde sempre, as pessoas desta geração têm por hábito fazer amplas pesquisas e ver os famosos reviews antes de concluir uma compra.
No caso da busca por imóveis, não é diferente. Para atender ao cliente da geração Z, esteja preparado para guiá-lo por uma pesquisa criteriosa. Vale a pena trazer diferentes opções de imóveis, sempre acompanhadas de informações e bons argumentos, de acordo com a demanda.
Atendimento personalizado e humanizado
por se tratar de uma geração informada e atenta, que se importa com a individualidade, um script de atendimento engessado e pouco personalizado não atrai.
Para garantir o engajamento da geração Z, prepare-se para oferecer um atendimento humanizado, que considere a escuta ativa e a troca mais ágil.
A identificação com as marcas e os serviços é uma das características da geração Z, portanto, capriche na personalização para gerar esse gatilho mental.
O sonho de morar sozinho é real e muito presente na geração Z. O mercado imobiliário precisa estar atento a essa geração, que começa a ocupar espaço relevante e poder de compra.
Além do objetivo de morar sozinho, a gez Z é exigente e conecta. Por isso, o corretor de imóveis deve se preparar para uma geração de clientes com informação e empoderada de seus critérios!
Você já tem jovens da geração Z na sua carteira de clientes? Conta pra gente nos comentários como tem sido lidar com esse público!
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