Localização do imóvel: como o corretor de imóveis deve ajudar seu cliente

Ser um corretor é muito mais do que vender ou alugar um imóvel, você, como profissional do mercado imobiliário, deve entender o perfil do seu cliente, sabendo seus desejos e suas necessidades em relação ao novo lar, antes mesmo de apresentar qualquer imóvel a ele.
Para isso, converse com seu futuro cliente e veja suas expectativas para o imóvel que deseja comprar ou alugar, definindo exatamente o que ele procura. Desta forma, você irá segmentar melhor as oportunidades que trarão mais qualidade de vida e satisfação ao seu cliente, aumentando suas chances de fechamento e diminuindo o tempo de decisão dele.
Localização
Não adianta apresentar ao comprador o imóvel dos sonhos com uma localização que não seja apropriada para ele. Pesquisa realizada pelo portal VivaReal mostra que 81% das pessoas que procuram um imóvel para comprar ou alugar consideram localização um fator muito importante para decisão, perdendo apenas para preço, muito importante para 87% dos entrevistados.
Quando falamos em boa localização, podemos pensar em vários critérios: proximidade ao trabalho e à instituição de ensino, presença de comércio e serviços e proximidade a amigos e familiares, entre outros. Na maioria dos casos, o cliente já possui alguns bairros de preferência para começar sua busca. Sua primeira tarefa, então, é conversar com ele para entender quais são as regiões de sua preferência, o que não pode faltar nas redondezas de seu novo lar e o quanto ele está planejado financeiramente para adquirir um imóvel nos locais onde quer morar.
A partir daí, você conseguirá ajudar melhor seu cliente, oferecendo inclusive alternativas para a busca dele, como bairros vizinhos aos que está procurando, porém com valor do m² mais acessível, por exemplo.
Segurança
Uma das maiores preocupações quando falamos em localização é a segurança do bairro ou rua em que está localizado o imóvel. Tranquilize seu cliente com informação. O convide para fazer visitas noturnas à região, ofereça estudos sobre criminalidade do local comparado a outros e o incentive a conversar com outras pessoas que morem nas redondezas. Lembre-se que o consumidor brasileiro é social: para ele é fundamental decidir novas aquisições com base em experiências de outras pessoas.
Este post foi produzido pela equipe de conteúdo do Grupo Lopes, responsável pelo Blog da empresa sobre decoração e mercado imobiliário.
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