Lições para se comportar com o cliente e garantir vendas


Seja pontual, essa qualidade é essencial para o corretor de imóveis (Foto: shutterstock)
Para Lilian Riskalla, consultora de imagem, é fundamental que o corretor de imóveis tenha uma boa educação e siga regras de etiqueta com o cliente. “A postura adequada traz credibilidade, de modo que o cliente sinta confiança para fazer investimento desse porte, mas quando o corretor não se comporta da forma adequada, a chance de não fechar a venda é grande”, avalia.
Investir em treinamento é fundamental. “Não tenho pesquisas exclusivas sobre o mercado imobiliário, mas para se ter uma ideia, há setores em que as vendas aumentaram até 40% depois de treinamento”, afirma.
Lilian dá algumas dicas de etiqueta:
1. Cumprimente o ciente de forma adequada, com aperto de mão, algo mais formal. Alguns clientes podem querer dar um beijo e aí tem que retribuir, mas o aperto de mão é a forma mais correta.
2. Seja pontual.
3. Não entre em assuntos polêmicos, como política, sexo, religião e estilo de vida, que possam constranger o cliente.
4. Use cabelos bem cortados. No caso das mulheres, se possível com escova e sempre com a tintura em dia.
5. Use maquiagem leve.
6. Homens devem ter cabelos com corte atual e barba feita. Como hoje a barba está em alta, caso queira manter a barba, que esteja bem aparada.
7. Vista-se para trabalhar – decote e barriga de fora nem pensar. Minissaia também deve ser evitada.
8. Os homens, ao usarem terno, devem ter cuidado para que esteja bem passado e com a gravata na altura do cinto.
9. O sapato deve estar bem engraxado.
10. Tenha a postura adequada e não desleixada. Ande e sente-se de forma correta, ereta.
11. Evite perfume ou loção de barba forte.
12. Evite falar rápido demais ou baixo demais. Uma dica é gravar sua voz e depois ouvi-la. Faça isso várias vezes e adapte o seu tom de voz.
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