Laudo de vistoria de imóvel: o que é e quem pode fazer?
O laudo de vistoria do imóvel é um daqueles documentos que faz parte do dia a dia do corretor de imóveis, mas que pode gerar dúvidas entre os profissionais, especialmente os mais iniciantes.
Fundamental para garantir a transparência e segurança no processo de locação ou compra e venda de imóveis, o laudo de vistoria deve ser feito corretamente para evitar prejuízos tanto para o inquilino ou comprador, quanto para o atual proprietário.
Para entender o que é, como é feito e quem pode fazer o laudo de vistoria do imóveis, continue lendo!
O que é o laudo de vistoria do imóvel?
Laudo de vistoria do imóvel é um documento técnico que reúne informações, fotos e outros registros sobre o estado do imóvel.
O laudo pode ser utilizado em casos de locação ou compra, para documentar as condições em que o imóvel é entregue ou devolvido.
Apesar de não ser exigido por lei, o laudo de vistoria do imóvel é um documento fundamental para resguardar quem está alugando ou vendendo e comprando o imóvel, garantindo mais transparência e segurança no processo.
Como é feito o laudo de vistoria de imóvel?
O documento é feito após a vistoria do imóvel, uma visita técnica realizada para inspecionar a propriedade, analisar o estado físico e avaliar eventuais danos ou problemas estruturais.
Para criar o laudo de vistoria, o profissional responsável deve fazer anotações durante a visita ao imóvel, bem como registros em foto e vídeo, que possam servir de evidências e serem anexados ao documento.
No termo de vistoria de imóvel, como também é conhecido este documento, não podem faltar informações como:
- Identificação das partes envolvidas: dados do proprietário, comprador ou inquilino, imobiliária, corretor e/ou técnico responsável pela vistoria;
- Identificação do imóvel: endereço, estado e cidade, matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis, e outros detalhes que ajudem a identificar o imóvel;
- Detalhes do estado de conservação do imóvel: uma descrição minuciosa sobre o estado do imóvel, apontando eventuais avarias ou problemas estruturais, necessidade de reparo ou benfeitorias. Neste item, é fundamental sinalizar todo e qualquer dano que possa impactar na habitabilidade do imóvel, como rachaduras, problemas de hidráulica ou elétrica, etc;
- Imagens: fotos gerais do imóvel e detalhadas em caso de necessidade de reparos são fundamentais para ilustrar a vistoria. Caso o documento tenha uma versão digital, também é possível anexar vídeos que sirvam como registro da vistoria;
- Objetivo da vistoria: no documento, é importante sinalizar qual a finalidade da vistoria, como locação, venda ou avaliação do imóvel;
- Assinaturas: para oficializar o documento, o laudo de vistoria do imóvel deve ser assinado pelas partes envolvidas.
Quem pode fazer laudo de vistoria de imóveis?
O laudo de vistoria do imóvel é feito por um profissional especializado nesse tipo de visita técnica, como engenheiros, arquitetos e corretores especialistas em avaliação de imóveis.
Para fazer o documento,o profissional deve ser habilitado para elaborar laudos técnicos.
No caso do corretor de imóveis, o profissional deve ter registro no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis) e PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica), que habilitam o corretor a atuar como avaliador de imóveis.
Engenheiros com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e arquitetos registrados no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) também estão habilitados a assinar laudos de vistoria de imóveis.
Quanto custa o laudo de vistoria do imóvel?
O valor do laudo de vistoria do imóvel pode variar de acordo com uma série de fatores, como tamanho do imóvel, o objetivo e o nível de detalhamento da vistoria.
Os valores podem mudar também de acordo com a especialidade da empresa e o nível de exigência do projeto. O custo do laudo de vistoria pode variar entre R$80 a R$1.000.
Um ponto importante sobre os custos envolvidos na vistoria do imóvel é que, no caso da locação, esses valores devem ser pagos pelo proprietário do imóvel, segundo o que determina a Lei do Inquilinato.
O laudo de vistoria de imóvel é um documento importante e que deve ser feito com cuidado por um profissional habilitado. Corretores de imóveis e imobiliárias devem sempre orientar seus clientes a realizarem vistorias para garantir a transparência nas transações imobiliárias e se resguardar de problemas com o imóvel.
Você costuma fazer laudo de vistoria de imóvel? Compartilhe suas dicas!
Comentários