Inman Connect 2024: 8 lições valiosas para o mercado imobiliário
“2023 foi sobre o uso da IA. 2024 é sobre usá-la melhor”. Essa frase de Sheula Reddy, CEO da Mosaik, resume muito do que foi abordado no Inman Connect 2024.
A antiga forma de fazer negócios imobiliários ficou para trás e um dos principais eventos do setor fez questão de discutir o tema.
Por mais que o mercado imobiliário tenha aderido à tendência da inteligência artificial em suas rotinas e processos, ferramentas com uso de IA merecem cuidados e limitações.
É inegável que a IA colabora para a otimização de uma série de trâmites imobiliários, porém – além de dicas para uma boa utilização – o Inman Connect 2024 recebeu especialistas para discutir até que ponto vai esse uso.
“Superamos os problemas iniciais de ambiguidade e percepção, e 2024 será um grande ano de maior adoção (de IA) e de pessoas que a usarão em seus negócios como um intensificador de produtividade”, falou Reddy em entrevista.
E não só as inovações tecnológicas sob essa perspectiva foram discutidas, mas mudanças de mindset e de comportamento também foram abordadas como tendências do imobiliário em 2024.
Especialista do mercado e antenado às tendências do imobiliário, o Grupo OLX conferiu o Inman Connect em mais uma edição e apresenta, a seguir, alguns dos principais insights do evento para esse ano. Confira!
1- Determine sistemas e processos
“É tudo uma questão de voltar para o básico”. Essa foi uma das frases ditas no painel Blueprint for Success: Essential Systems of Top Producers, que reuniu um forte time de mulheres: Mary-Anne Gillespie (CEO da Red Apple Coaching), Courtney Smith (Head of Coaching da Compass) e Jacky Teplitzky (Co-managing Partner na Assoc. Real Estate Broker), além da moderadora Kendall Bonner.
Trazendo para o olhar do real estate, Smith apontou os principais sistemas que devem estar bem estruturados no mercado imobiliário – se seus corretores quiserem ter sucesso e alta produtividade. São eles:
- Pessoas e Cultura;
- Marketing e Branding;
- Operações;
- Jurídico;
- Jurídico;
- Financeiro.
Para as palestrantes, é fundamental que essas áreas existam e sejam formalizadas dentro de organizações do mercado imobiliário.
Colocando como foco principal o consumidor, as painelistas sugerem, inclusive, que análises SWOT sejam feitas para que as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças sejam definidas para melhorar ainda mais esses processos.
2- Amplie seu investimento em IA e tecnologia
A inteligência artificial, seu uso e cuidados foram abordados em diversos momentos do Inman Connect 2024. E a IA foi citada, principalmente, como recurso para potencializar a produtividade da sua equipe.
Munidos com as ferramentas tecnológicas corretas, profissionais podem focar nos elementos humanos que são essenciais para o sucesso do mercado imobiliário.
Na palestra Your Custom 2024 AI-Powered Content Plan, Phil Stringer (Fundador da The AI Agent Academy) apresentou uma lista super interessante de ferramentas que podem otimizar a atuação do corretor imobiliário.
Principais ferramentas de IA
- Opus-Clip: faz vídeos longos a partir de vídeos curtos;
- Descript: fácil editor de vídeos que gera clones de voz;
- Tactiq: gera transcrições e resumos automáticos de reuniões em vídeo;
- Adobe Firefly: cria imagens e ilustrações a partir de uma descrição;
- Durable: constrói um website em 30 segundos;
- Remini: edita fotos como se fossem de estúdio de pessoas e marcas;
- Alwrite: converte vídeos em artigos textuais;
- Heygen: transforma texto em vídeos narrados por uma pessoa gerada por IA;
- Tome: cria automaticamente apresentações (slides);
- Designrr: cria e-books e outros materiais ricos.
Geralmente, ferramentas que fazem uso de inteligência artificial possuem versões gratuitas e/ou pagas e você pode testá-las antes de adotá-las em seus processos.
3- Customize seu conteúdo
A partir das ferramentas citadas anteriormente, um universo de conteúdo pode surgir para o profissional do mercado imobiliário.
Para conseguir encontrar e gerar o conteúdo certo para o seu público-alvo, a dica de Stringer é: customize o seu conteúdo em 4 passos com o ChatGPT:
Passo 1: treine a IA para entender completamente seu negócio e seus objetivos
Para executar esse primeiro passo, Stringer sugere que o seguinte prompt seja enviado para o ChatGPT:
“Prepare-se para gerar conteúdo para mim a partir dos meus próximos comandos. Antes de prosseguirmos, quero que você entenda completamente o meu negócio, clientes, público-alvo e objetivos. Baseie suas respostas futuras nas respostas que darei a você. Quero que você compreenda plenamente meus objetivos para criar conteúdo. Para conseguir isso, faça pelo menos 25 perguntas sobre minha empresa, clientes, público-alvo, visão, objetivos e quaisquer outros detalhes necessários para que você conclua as próximas tarefas da melhor maneira possível. Sua compreensão é crucial para otimizar os resultados.”.
Passo 2: defina 100 ideias de conteúdo que seu público-alvo possa ter interesse
Para dar continuidade, o próximo prompt a ser enviado para o ChatGPT deve ser o seguinte:
“Gere uma lista de 100 itens de alto valor, superinteressantes, menos conhecidos e ideias de conteúdo estilo click-bait sobre meu específico nicho nos negócios. Para cada ideia de conteúdo, forneça uma explicação ao mesmo tempo em que destaco meu nicho e proposta de valor. Crie cada explicação curta para ser envolvente, oferecendo insights para cativar potenciais compradores e clientes. O objetivo é ter 100 ideias de conteúdo para educar meu público, mostrar minha experiência e atrair novos clientes. Certifique-se de que os tópicos que você incluir são intrigantes e alinhados com os interesses de meus potenciais compradores, servindo como material rico para conteúdos futuros. Essas 100 ideias de conteúdo serão usadas para construir um calendário do ano para vários tipos de conteúdo digital. O principal objetivo é fornecer o máximo de valor possível enquanto você gera uma lista incrível de tópicos.”.
Passo 3: crie um calendário de conteúdo
A partir das respostas anteriores, o prompt do passo 3 é:
“Gostaria que você me ajudasse a criar uma programação para meu/minha *formato de conteúdo* que tem a melhor chance de me ajudar a alcançar o máximo de clientes e potenciais clientes possíveis. Todo o objetivo é estabelecer minha autoridade em meu mercado e fornecer valor enorme para meu público. Quero informar e cativar potenciais compradores e clientes com meu conteúdo. Use todo o conhecimento que você tiver sobre meu negócio, objetivos e público-alvo específicos para criar este calendário.”.
Nesta etapa, você pode incrementar e personalizar o prompt de acordo com o(s) formato(s) de conteúdo (blog, newsletter, redes sociais, etc) e a periodicidade do calendário.
Passo 4: gere e administre o conteúdo customizado
Para concluir a busca por um conteúdo customizado para sua audiência, o prompt sugerido é:
“Com base nas informações que você tem sobre meu negócio, objetivos, e público-alvo, por favor me ajude a criar o conteúdo. O objetivo aqui é fornecer um valor enorme ao meu público, estabelecer-me como um especialista e autoridade enquanto proporciono entretenimento e me envolvo com meu público.”.
Nesta etapa, você também pode incrementar e personalizar o prompt de acordo com o(s) formato(s) de conteúdo (blog, newsletter, redes sociais, etc) escolhidos.
E, assim, você terá treinado o ChatGPT a entender o que o seu negócio imobiliário precisa no quesito Marketing de Conteúdo.
4- Automatize o processo, não a mensagem
Apesar de todas as facilidades trazidas junto à inteligência artificial, Griff O’Brien (CEO da Estate Media), Rich Antoniello (Business & Culture Advisor da Complex Networks) e Devin Emery (Chief Content Officer na Morning Brew) foram firmes ao afirmar que a IA deve funcionar mais como um apoio na eficiência dos processos do que como criadora da mensagem que uma marca quer passar.
Mediados por Amy Sommerville, os painelistas discutiram que muitos profissionais do mercado imobiliário que estão fazendo uso genérico da inteligência artificial podem estar perdendo um melhor uso das tecnologias.
Antoniello ressalta: “Automate the monotony, not the message”. E o que ele quer dizer com isso é que os profissionais imobiliários devem pedir ajuda da IA para otimizar conteúdos para diferentes plataformas, diferentes edições, não para criar conceitos e encontrar a diferenciação da mensagem da sua marca.
É fundamental que os profissionais e as marcas do mercado imobiliário criem suas próprias mensagens. Quando eles usam a inteligência artificial para isso, podem cair em uma armadilha de informação genérica e sem originalidade.
5- Conheça seu cliente mais do que o ChatGPT
Ao passo que se usa IA para otimizar processos, mas com o cuidado de não tornar sua comunicação genérica, você mostra que conhece o seu cliente mais do que a inteligência artificial – o que é fundamental. Giselle Ugarte (coach de performance online) fez questão de destacar isso.
A era das mensagens automatizadas sem personalização acabou. Os consumidores não querem mais esse tipo de relacionamento com as marcas.
O toque humano continua sendo fundamental para um marketing efetivo – principalmente no mercado competitivo que é o imobiliário.
Para refletir sobre isso, Ugarte sugere que os participantes do Inman Connect 2024 se façam a seguinte pergunta: “Essa publicação faria sentido qualquer outra pessoa fizesse?”. Se a resposta for “sim”, é necessário revisar sua estratégia de comunicação.
6- Ter uma marca pessoal autêntica é fundamental
Não se faz – ou se deve fazer – mais personal branding como antigamente. Pelo menos é o que prega Mackenzie Ryan (corretora de luxo na Douglas Elliman).
A agente imobiliária se juntou a Amie Quirarte (corretora de imóveis na Tahoe Luxury Properties), Jas Takhar (co-fundador da FTGU Academy) e a mediadora Dana Cadena no painel “Dominando uma presença magnética: desencadeando estratégias para construir uma marca pessoal duradoura”.
Para Ryan, uma marca pessoal não é unidimensional e deve se estender a todos os aspectos da vida profissional – no caso, do corretor imobiliário.
Takhar não só concorda com a corretora, como também reforça que, para criar um branding pessoal forte, é necessário se diferenciar e começar o quanto antes – para não ser deixado para trás.
Uma dica fundamental dos painelistas para virar essa chave em 2024 é que os profissionais do imobiliário mostrem para sua audiência aspectos de suas vidas para além dos negócios, como por exemplo: seus hobbies, suas famílias, suas comunidades, seus cotidianos.
Você não deve negligenciar seus aspectos profissionais, mas encontrar um equilíbrio entre isso e o pessoal para que sua personal brand fique cada vez mais forte.
7- Consumidores querem ter contato com produtos antes de sair de casa
Com o passar dos anos e com os avanços tecnológicos, o comportamento do consumidor – de modo geral – mudou.
O tema foi discutido entre Gary Reisman (fundador da Modwell), Donald Williams (EVP da Horizon Media) e Pam Zucker (chefe de estratégia do Interactive Advertising Bureau), e moderado por Laura Monroe.
Os painelistas acreditam que o mercado imobiliário ainda não oferece aos clientes em potencial experiências imersivas o suficiente.
O tour virtual é um exemplo disso. Esse recurso foi potencializado pela pandemia e está cada vez mais presente no setor, como uma forma de oferecer visualização do imóvel pelo possível cliente sem a necessidade de sair de casa.
A Modwell tem outro exemplo dessa prática. A imobiliária cria visitas e showrooms imersivos 3D.
Clientes e corretores podem criar essa experiência customizada no site da imobiliária. É uma forma de potenciais compradores conhecerem o imóvel e visualizarem até as alterações que possam ser feitas no imóvel.
Algumas inovações são capazes de ganhar o mercado tão rápido, que quem não está atento pode ficar para trás.
8- Inove para conquistar clientes recorrentes
A recorrência talvez seja uma das tarefas mais difíceis no mercado imobiliário. Na palestra Automate Thoughtfulness, Jay O’Brien (co-fundador do Client Giant) explorou estratégias para crescer negócios recorrentes, promover relacionamentos, balancear marketing e hospitalidade e aproveitar a tecnologia a seu favor; enquanto mantém um toque pessoal.
A partir de uma experiência pessoal, O’Brien percebeu que precisava ir além do “mais do mesmo” para superar as expectativas dos clientes no imobiliário.
Foi quando surgiu a Client Giant, uma plataforma que seleciona e entrega presentes atenciosos, com mensagens personalizadas e timing impactante para clientes ou funcionários.
Existe uma seção específica do Client Giant para o mercado imobiliário, que propõe transformar todo comprador e vendedor em uma máquina de referências.
Dar presentes ao longo da jornada pré e pós-compra de um imóvel é uma forma de manter-se na mente dos clientes pelos próximos anos e, com sorte, receber indicações pelos clientes satisfeitos.
E, para reforçar a mensagem, O’Brien trouxe ainda a excelente passagem da autora Maya Angelou: “As pessoas esquecerão o que você disse. As pessoas esquecerão o que você fez. Mas as pessoas nunca esquecerão a maneira como você as fez sentir”.
Quer participar de eventos do imobiliário? O Conecta Imobi 2024 vem aí!
Esses foram alguns dos insights que o Inman Connect deste ano deixou para nós. Mas, para ir além na sua jornada de conhecimento do imobiliário, entender a visão do mercado e o que está por vir, é preciso ficar ainda mais antenado.
E, para isso, você não pode perder o Conecta Imobi 2024, que completa uma década esse ano!
O evento, encabeçado pelo Grupo OLX, vai rolar nos dias 11 e 12 de setembro, na cidade de São Paulo. Em breve, mais informações estarão disponíveis!
Veja como foi no ano passado:
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