Fase 3: dados atualizados – Pesquisa os impactos do coronavírus no mercado imobiliário

A terceira fase ou podemos chamar de “terceira onda” do relatório “A influência do Coronavírus no mercado imobiliário brasileiro” apresenta a percepção de profissionais do mercado imobiliário e consumidores sobre o impacto que o coronavírus está causando no segmento. Esta pesquisa, realizada pela DataZAP, braço de inteligência imobiliária do Grupo ZAP, traz comparativos do início da pandemia com o momento atual mostrando comportamento de busca, expectativas dos preços, efeitos na pandemia na negociação do valor, mudanças de comportamento que podem surgir pós-pandemia, entre outros. Se você não acompanhou as duas primeiras pesquisas, sugiro que veja nos links da 1° onda e 2° onda.
Para você já que já viu as anteriores, confira abaixo!
Para acessar à pesquisa completa, clique aqui!
Comportamento de busca melhora
O estudo revelou uma melhora no comportamento de busca por imóvel, desde o início da pandemia do coronavírus (covid-19) no país. Na segunda onda da pesquisa, em abril, o número era de 64%, agora passa a ser 51%, uma queda de 13 p.p.
O levantamento também mostra que houve crescimento nos respondentes que disseram que as buscas por imóveis permaneceram iguais, que ficou em 27% nessa terceira onda contra 22% na anterior, realizada em abril. Já os que responderam que a busca aumentou agora representam 21% dos consumidores, um crescimento de 6 pontos percentuais em relação ao segundo levantamento (15%).
Razões de mudança
O estudo perguntou sobre as razões para mudança na busca por imóvel. Insegurança financeira (16%) e impossibilidade de realizar visitas (14%) seguem sendo as duas maiores razões para mudança no processo de busca desde o início da pandemia.
A incerteza econômica, por sua vez, é um fator relevante para 13% dos usuários que buscam imóvel para compra e somente para 5% dos que buscam para locação.
Expectativa que preços diminuam
O estudo também revela a expectativa dos consumidores sobre os preços dos imóveis. A pesquisa mostra que 7 em cada 10 entrevistados acreditam que os preços dos imóveis (compra e locação) irão diminuir durante esse período, um aumento em relação à 1ª onda, em março, onde 64% acreditavam que esse seria o movimento de mercado. O movimento se dá via redução do percentual de consumidores que acreditam que os preços permanecerão iguais. Veja no gráfico abaixo:
Atributos importantes na compra de um imóvel
A pesquisa “A Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário” mostra que, entre os atributos que as pessoas passaram a julgar como importantes ou muito importantes na compra de um imóvel após a pandemia estão: em primeiro lugar ter vista/visão desimpedida (65%), em segundo ter varanda (64%) e em terceiro estar localizado em uma vizinhança com mais comércios e serviços (63%).
A importância de imóveis maiores, com mais dormitórios, mais banheiros, vista livre, varanda e em um condomínio com área de lazer é mais percebida pelo público com interesse em compra. Já a proximidade ao trabalho e a vizinhança com mais comércios é mais mencionada pelos que desejam alugar um imóvel.
Rápida retomada das visitas presenciais
No estudo foi perguntado aos consumidores que, supondo que a quarentena acabasse hoje, em quanto tempo ele voltaria a realizar visitas presenciais nos imóveis que está buscando (incluindo visitas a stands de vendas). Para 38% dos consumidores, as visitas presenciais aos imóveis voltariam a ser feitas em até 30 dias após o fim da quarentena. Além disso, 1 em cada 5 dos entrevistados informou já estar realizando visitas presenciais nesse momento.
Dentre os que voltarão a realizar visitas presenciais aos imóveis em 1 semana, é também significante a diferença entre os perfis de consumidores (11% para compra e 19% para locação).
Comparativo consumidor e mercado
Perguntamos aos consumidores e profissionais do mercado imobiliário quais as práticas eles gostariam que fossem adotadas ou adotaram durante a pandemia para auxiliar na busca por imóvel.
Assim como na 2ª onda, os resultados mostram que disponibilizar endereço completo para ser possível ver a vizinhança online é a prática mais demandada pelos consumidores (64%), enquanto a mais adotada pelo mercado é a de por fotos profissionais dos imóveis nos portais/ sites próprios (56%).
O contato com o corretor via vídeo e o uso de fotos profissionais dos imóveis foram adotadas por mais de 50% dos profissionais do mercado, porém só é apontada como medida que auxilia a busca por 13% e 32% dos consumidores, respectivamente.
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Esse foi mais um resumo de uma pesquisa muito completa. Espero que tenha gostado do que leu até aqui. Eu o convido a clicar no botão abaixo e conferir o restante do estudo que poderá trazer ainda mais ideias e conhecimento do atual momento do mercado imobiliário para você. Tem muita coisa interessante lá.

Denis Nunes
Jornalista do Grupo ZAP