Etiqueta digital para o mercado imobiliário – Boas maneiras na internet
Não há nada mais chato que ouvir outra pessoa falando alto demais. E aquele tipo exageradamente simpático que sente-se no direito de fazer piadinhas desagradáveis com qualquer um? A falta de etiqueta e do bom e velho bom senso, é comum e constrange quem tem a mínima noção e sabe se portar diante dos outros.
Na internet isto não é diferente. Presenciamos dia após dia uma enxurrada de fotos desnecessárias sendo compartilhadas, as mais variadas opiniões sobre os mais polêmicos ou desnecessários assuntos em nossas redes sociais. Também vale lembrar dos emails de correntes que quase sempre chegam até nossas caixas de entrada de email, assim como para os outros 40 indivíduos desconhecidos copiados abertamente na mesma mensagem. É chato isto, não?
Para não correr o risco de ser impertinente entre seus colegas de trabalho, amigos e clientes, acompanhe estas dicas abaixo.
Boa maneira em e-mail para clientes
– Reflita se o email é interessante para quem o receberá. Se houver possibilidade de não ser interessante ao destinatário, não envie;
– Não envie e-mail com caixa alta, nem no corpo nem no título, definitivamente isto não chamará a atenção de seus clientes. Aliás, chamará sim, negativamente.
– O assunto do email deve ser claro e referir-se exatamente ao seu conteúdo, principalmente se for para cliente;
– Você já escreveu uma carta? O email é na verdade uma carta eletrônica, logo, estruture seu email como tal.
– Um bom email deve começar com uma breve cordialidade. “Bom dia”, “Olá”, “Caro Fulano”.
– Respeite o uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, gramática, etc. Uma “super oportunidade” não necessita de 5 pontos de exclamação. Necessita, sim, ser clara e objetiva;
– Precisa destacar uma informação? Construa todo o seu email e depois retorne à informação a ser destacada para testar se ficará melhor com sublinhado, com itálico, negrito, uma cor diferente (apenas uma cor diferente. Nada de fazer do seu e-mail um Carnaval). Dar muito destaque é destacar nada;
– Como em uma carta, “assine” seu email com nome, telefone de contato, empresa e, muito importante, seu número no CRECI. Acrescente outras informações de contato se achar pertinente. Por exemplo, redes sociais, Skype, MSN, etc.
– Antes de enviar não se esqueça de revisar sua gramática através do corretor ortográfico do próprio e-mail ou do Word (ou equivalente).
Boas maneiras em email para colegas de trabalho
Quantas vezes você já recebeu um email destinado ao seu coordenador, supervisor, onde toda a equipe estava copiada abertamente e o assunto virou um debate desnecessário? Isto é desagradável e ainda pode minar uma equipe com os problemas pequenos. Ou ainda alguma corrente “envie para 10 pessoas”, enviado para toda a empresa e mais alguns fornecedores e clientes em cópia? Completamente desagradável. Comporte-se! Veja abaixo como não ser o mala da equipe.
– Assim como no email para cliente, pense se o email é realmente necessário e se é útil para todos os que o receberão;
– Evite copiar seus superiores em todo e qualquer email que enviar. Seja um pouco mais independente e não seja mais um email desnecessário entre os 500 emails que ele deve receber diariamente;
– Quer comunicar a equipe sobre algo? Coloque-os em cópia oculta (Cco), assim todos receberão, mas não saberão quem, nem conseguirão “responder a todos” e transformar um informativo em plebiscito;
– “Muito obrigado” e “por favor” nunca é demais em seus e-mails.
Boas maneiras em redes sociais
A quantidade de informação que jogamos online pode sair do controle e você acabar se expondo demais, prejudicando sua imagem profissional e pessoal. Quem aqui nunca viu o álbum de fotos do seu colega onde ele ultrapassou o limite da cerveja do fim de semana e pagou o maior mico? Ou leu os efusivos comentários sobre a sua situação financeira que não vai lá essas coisas? Sem falar dos compartilhamentos de bichinhos meigos, “curta ou compartilhe” e outras correntes mais que poluem nossas vidas digitais cada vez mais.
Veja algumas dicas que vão evitar que você “queime o seu filme” e o da sua imobiliária nas redes sociais.
– Pense antes de falar. A regra que deveríamos usar no mundo “off-line” é válida no meio digital, pois lá o que você compartilha fica eternizado e compartilhado com muitas pessoas. É como se você falasse uma besteira ou contasse sobre seu problema pessoal no microfone em uma reunião de bairro.
– Pense antes de falar, mesmo. É comum ver profissionais do mercado imobiliário soltando o verbo com palavras rudes quando algo acontece de errado. Todos temos a liberdade de nos expressarmos, desde que isto não ofenda alguém. Mas pense: você gostaria de negociar com alguém assim?;
– Assim como no email, não escreva mensagens em letras maiúsculas. É desagradável e esteticamente feio uma frase toda com letras em caixa alta. Além do mais, escrever com letras maiúsculas é tido como se você estivesse gritando as palavras assim escritas. Esta é uma regra “autorregulada” da internet. Respeite-a.
– Você mantém seus perfis no Facebook, Orkut, etc., e neles relaciona-se com seus clientes? Então, por favor, não convide-os para serem vizinho no FarmVille ou peça 300 moedinhas em algum outro jogo. Esta não é a postura profissional que seu cliente espera de um corretor de imóveis;
Bem amigos, a regra é clara: no mundo digital vale calar quando não cabe aos demais ouvir o que tens para dizer.
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