Dicas para ser um corretor de imóveis de locação, segundo Valdomiro Júnior, da Emobi
O mercado de aluguéis no Brasil segue a todo vapor. E, para ser um corretor de imóveis de locação, é necessário compreender o que essa especialidade exige no dia a dia.
Engana-se quem pensa que é simples trabalhar com aluguel de imóveis. É fundamental estar sempre atento a aspectos legais, econômicos e sociais do país.
Fazendo com que essa prática esteja em constante dinamismo e exija um profissional cuidadoso e atento.
Pensando nisso, para comemorar o Mês do Corretor, conversamos com Valdomiro Júnior, Sócio-Proprietário da Emobi Imobiliária.
A partir do nosso papo, o Conecta Imobi traz dicas atualizadas sobre a carreira do corretor de imóveis de locação.
Confira! São dicas simples e práticas para você dar um boost na sua atuação no imobiliário.
4 práticas essenciais para oferecer um atendimento excepcional aos clientes de locação
- Praticar escuta ativa;
- Responder prontamente;
- Oferecer suporte personalizado;
- Acompanhar o processo de locação até o fim.
Como se preparar para entender as necessidades e preferências dos potenciais inquilinos?
- Realizando entrevistas detalhadas;
- Fazendo perguntas relevantes;
- Mostrando interesse genuíno nas suas necessidades;
- Conhecendo detalhes dos imóveis que permitem indicar opções adequadas;
- Fornecendo informações precisas aos clientes.
Principais preocupações dos clientes e como contorná-las
Segundo Valdomiro, as principais objeções de possíveis inquilinos são referentes a garantias locatícias, melhorias e reparos.
Para contorná-las, o especialista acredita que a empatia é o caminho, “oferecendo soluções e destacando os benefícios do imóvel”.
É importante agir de forma rápida ao agendar e realizar os reparos, mantendo o cliente sempre informado sobre o processo.
Tendo empatia, sendo transparente, demonstrando compreensão com as preocupações dos clientes e mantendo uma comunicação clara, fica muito mais fácil conquistar esse inquilino.
Estratégias para surpreender os clientes durante o processo de locação
Clientes em busca de imóveis para alugar também se encantam através do overdelivery, ou seja, entregar acima da expectativa.
Valdomiro indica que brindes, presentes ou soluções inesperadas agregam bastante valor ao processo de locação.
Como personalizar o atendimento e se manter disponível para o cliente
Para Valdomiro, é fundamental manter diferentes canais de comunicação abertos e responder prontamente os clientes que buscam atendimento.Isso facilita o agendamento, o que facilita o trabalho do corretor e a vida do inquilino em potencial.
Para o atendimento, segundo o corretor, é muito importante práticas que ofereçam conforto, exclusividade e segurança para o cliente.
“Personalize ofertas, mostre o imóvel limpo, com cheirinho de ‘casa nova’. E, que tal oferecer uma pizza como cortesia no final do primeiro dia da mudança? Ou ainda atuar como um um ‘concierge’ para tornar o processo de mudança do cliente mais agradável e leve?”, sugere.
Valdomiro traz ainda mais um exemplo: “Certa vez, ao entender as preferências de um cliente, encontrei um imóvel que correspondia exatamente ao que ele buscava. Com isso, agilizei todo o processo de locação e ofereci um kit de boas-vindas personalizado, que ele adorou e mencionou em suas redes sociais. Isso fortaleceu nosso relacionamento e gerou novas indicações”, completou.
Comentários