Dicas e conceitos de redação publicitária
Para criar uma campanha publicitária eficiente, alguns pontos devem ser levados em consideração para concepção de anúncios, peças publicitárias para jornais, flyers, outdoors e outros. O conhecimento sobre redação publicitária torna-se fundamental para desenvolver um plano eficiente de posicionamento de marca tanto para construtoras como para imobiliárias. Como este termo é específico do mercado de publicidade, muitos corretores desconhecem o tema ou sequer sabem do que se trata.
A redação publicitária de uma forma bem simplificada, nada mais é do que a criação ou produção de texto com o objetivo de persuasão do cliente para a compra de um produto. Texto este que possuem diferentes linhas de força para atingir seu objetivo.
Linha Apolínea
O texto publicitário pode seguir a linha apolínea, que baseia-se em argumentos simples e diretos com muitas informações para atingir o cliente por meio da sua razão.
O texto é estruturado em fases divididas com argumentos simples, contundentes e claros.
Como complemento foi lançado um hotsite com todas as informações do DCT. Para acessar é só clicar http://dct.planc.com.br/
Criado pela empresa Qualitare, ele traz tecnologias desenvolvidas exclusivamente para atrair o público ao estande de vendas, com aplicativos de geolocalização, calculadora de distâncias e rotas com marcação de pontos importantes na cidade e nas cidades vizinhas.
Linha Dionisíaca
Já, os textos que seguem a linha dionisíaca, prendem a atenção e interesse do cliente pela emoção.
Neste exemplo podemos ver a intenção da peça publicitária de maneira mais sutil, prendendo a atenção do leitor pela emoção e passando valores de uma empresa responsável com o meio ambiente.
Com linguagem leve e moderna, a campanha da Even, criada pela agência Age|Isobar, inclui a veiculação de diferentes peças em jornais, revistas, rádios, TVs e mídia online, bem como ações de endomarketing e outros públicos.
Temos também um exemplo de peça publicitária que apresenta posicionamento de mercado através de campanha de conscientização social na região em que atua, na costa leste da Ilha de Florianópolis. A Buzz Inteligência Imobiliária contratou um designer para confecção de duas peças exclusivas com apelo visual para a mascote da empresa.
O objetivo da campanha segundo a Buzz, é a conscientização da população local para que todos possam viver melhor, respeitando a vida em comunidade e mantendo a qualidade de vida de todos.
A criação sempre é uma tarefa árdua. Precisamos conciliar objetivo do anúncio, com posicionamento de mercado, linguagem adequada para o público alvo, apelo promocional, slogan adequado entre outras coisas. Então como adequar tantos detalhes?
Para facilitar o processo criativo apresentamos 10 dicas para uma boa Redação Publicitária.
- Entenda algo sobre posicionamento de marca;
- Utilize linguagem adequada ao público alvo;
- Slogans ou assinaturas devem ser diretos, curtos e memoráveis;
- A utilização do subtítulo tem como objetivo concluir a ideia ou conceito do título;
- Clareza e assertividade nos argumentos convencerão seu cliente. Acredite!!
- Dedique-se ao seu texto, mas se ele precisar de uma revisão não fique triste. Virão outros pela frente;
- Todas as informações contidas no texto deverão ter um propósito e função como informar, explicar, esclarecer, vender, emocionar ou divertir;
- Descreva detalhes relevantes sobre seu produto;
- Revisar, revisar, revisar nunca é demais;
- Faça um briefing, ele será seu guia.
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