Corretor de MCMV: como e por que se especializar nessa área
Já pensou em se tornar um corretor de MCMV? O Programa Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa habitacional que existe desde 2009 e vem apresentando novas versões ao longo do tempo.
Sua missão principal é auxiliar famílias de diferentes segmentos (econômico e agora médio) a adquirir sua casa própria, para reduzir o déficit habitacional no país.
O programa oferece financiamentos facilitados para a compra de imóveis, atendendo a diversas faixas de renda e perfil da população, tornando o sonho da moradia própria uma realidade possível.
Como corretor de imóveis, é importante ficar atento a esse nicho. O programa estimula o setor imobiliário e de construção civil com a produção de empreendimentos e obras que geram riqueza, renda e emprego.
Conversamos com Nilza Silva, uma corretora de imóveis especialista em MCMV que atua em Aracaju/SE, e a seguir ela traz vários insights sobre como e por que vale a pena apostar nesse nicho do setor.
Segundo a profissional, o Minha Casa Minha Vida representa uma parcela significativa do mercado imobiliário brasileiro.
E, ao compreender suas diretrizes e particularidades, o corretor pode prestar um serviço mais eficiente e personalizado aos seus clientes, destacando-se como uma autoridade no assunto.
Portanto, trabalhar com o MCMV é uma oportunidade de ajudar pessoas, mas também fazer grandes negócios.
Como se manter atualizado sobre o Minha Casa Minha Vida
Existem alguns meios que podem ser muito úteis para ficar por dentro das diretrizes e políticas do MCMV. Nilza lista alguns dos que ela considera mais relevantes para se manter :
- Revistas especializadas;
- Boletins informativos do Cofeci e do Creci;
- Ministério das Cidades;
- Bacen;
- IBGE;
- FGV/IBRE;
- CBIC/BRAIN;
- Caixa Econômica Federal.
A corretora também acompanha redes sociais (Instagram e Youtube) de algumas referências no assunto, como o canal VGV, de Bruno Lessa.
Além disso, Nilza destaca que participa regularmente de cursos, workshops, debates e eventos relacionados ao mercado imobiliário e ao Programa MCMV, onde especialistas e profissionais compartilham seus conhecimentos e experiências.
Como se diferenciar no mercado do Minha Casa Minha Vida
Para Nilza, se trata de investir na carreira e procurar estar sempre atualizado sobre as políticas e diretrizes do programa.
Ela faz isso e também:
- busca aprimoramento de novas técnicas de negociação;
- batalha por um relacionamento próximo e genuíno com os clientes;
- oferece soluções personalizadas e atendimento de excelência para ganhar autoridade e destaque no setor.
“Faço ações presenciais e regulares em locais estratégicos onde se encontram o meu público-alvo: supermercados, shoppings, empresas, feiras, entre outros, para criar proximidade. Além de captar leads através das diversas plataformas de redes sociais, site e dos principais portais imobiliários”, conta.
Quais as estratégias de marketing mais eficazes para se posicionar como um corretor especialista no MCMV?
Para se posicionar como uma corretora especialista no Minha Casa Minha Vida, Nilza acredita que compartilhar informações relevantes e de qualidade é fundamental.
A corretora opta por fazer isso nas principais redes sociais, como: Instagram, Youtube, Facebook e Kwai, e em portais imobiliários.
Além disso, ela também indica produzir conteúdo informativo em blogs, sites, podcasts, infográficos, ebooks e vídeos, bem como participações em programas de rádios e eventos do setor imobiliário, “para aumentar minha visibilidade, credibilidade, network e gerar leads com perfil do MCMV”, explica.
Ela também utiliza o Google Ads e o Facebook Ads para ter mais alcance e fazer anúncios pagos direcionados para as principais plataformas.
Quais são as estratégias para entender as necessidades e preferências dos clientes interessados no MCMV?
De acordo com Nilza, para entender as necessidades e preferências dos clientes interessados no Minha Casa Minha Vida, atendimento de excelência e escuta ativa são fundamentais.
“Realizo entrevistas detalhadas e faço perguntas específicas sobre suas perspectivas em relação ao imóvel, como localização, tamanho e tipologia.
Também faço uso de pesquisas de mercado e estudo as tendências do setor imobiliário em determinada região para oferecer as melhores opções de compra.
O mais importante é entender que cada cliente é único (dores e características específicas). A meta basilar deve ser oferecer a melhor oportunidade de compra para o cliente”, explica.
Como estabelecer um relacionamento de confiança com os potenciais compradores?
Estabelecer relacionamentos de confiança com os potenciais compradores interessados no MCMV requer uma abordagem empática e transparente, segundo Nilza.
Além disso, a corretora fala da importância de manter uma comunicação constante ao longo do processo de compra, garantindo que os clientes se sintam seguros, informados e confiantes para seguir cada uma das etapas do processo.
“Na fase do pós-venda, indico serviços especializados, orientações sobre vistorias, e boas práticas para amortizar as parcelas do financiamento assim que for possível”, explica.
A importância de entender como funciona o MCMV
Conhecer detalhadamente os diferentes empreendimentos e faixas de renda abrangidas pelo MCMV é fundamental para oferecer alternativas mais adequadas aos clientes, segundo Nilza.
E acrescenta falando sobre boas práticas:
“Com a nova versão do MCMV, obtivemos o aumento do subsídio, que era R$ 47,5 mil para até R$ 55 mil e a ampliação do teto de avaliação das Faixas 1 e 2, para até 264 mil (aqui em Aracaju o valor é de R$ 245 mil) a depender de fatores geográficos e Faixa 3 no valor dos imóveis até R$ 350 mil, para todos os municípios do Brasil, para clientes que tenham renda bruta familiar entre R$ 4.400,01 a R$ 8.000,00.
Assim como, é importante escolher empreendimentos de construtoras e incorporadoras confiáveis, que garantam qualidade construtiva, cumpram os prazos de entrega dos imóveis e possibilitem valorização.
Caso sejam imóveis usados e/ou de terceiros, verifico minuciosamente toda a documentação do imóvel e do vendedor, além das condições do condomínio, entre outros”.
As principais objeções ou preocupações dos compradores em relação ao MCMV
De acordo com Nilza, as principais objeções e medos dos compradores em relação ao Minha Casa Minha Vida estão, geralmente, relacionadas a qualidade e localização dos imóveis, burocracia envolvida no processo de aquisição e insegurança financeira.
“Para abordar essas preocupações, é importante enfatizar a qualidade e segurança dos empreendimentos, fornecendo informações detalhadas e certificações dos imóveis (licenças, Registro de Incorporação – RI, entre outros). Como também, é essencial explicar de forma clara e transparente todo o processo de aquisição e financiamento, mostrando casos de sucesso (histórias) de clientes satisfeitos com o Programa”, explica.
A corretora indica ainda que a abordagem precisa ser em linguagem simples e didática, mas também motivacional para que o cliente supere seus medos e esteja apto para a tomada de decisão.
Como destacar os benefícios e oportunidades oferecidos pelo programa
Para destacar os benefícios e oportunidades do MCMV aos clientes de forma eficaz, Nilza costuma enfatizar os pontos mais relevantes do programa, como:
- valores dos subsídios;
- taxas de juros reduzidas;
- prazo do financiamento ;
- segurança de adquirir um imóvel próprio;
- possibilidade de valorização patrimonial a longo prazo.
Um case de sucesso
A seguir, Nilza conta um pouco sobre sua atuação no mercado:
“Uma experiência de sucesso relacionada ao MCMV foi quando auxiliei uma família com dificuldades financeiras e que ganhava apenas um salário mínimo a adquirir sua casa própria através do Programa.
Utilizei estratégias de atendimento personalizado, mostrando as melhores opções disponíveis e enfatizando os benefícios do MCMV, como os subsídios e taxas de juros reduzidas, o que tornavam a parcela do financiamento menor que a parcela do aluguel.
Os clientes conseguiram comprar o imóvel com a ajuda do valor do subsídio (bônus concedido) sem precisar pagar nenhum valor de entrada (ficou sem poupança – saldo devedor junto à Construtora).
Motivei-os com palavras que geraram autoconfiança e eliminei medos e as objeções que os impediam de tomar uma decisão assertiva.
Estimulei-os a acreditar que o momento era oportuno e os acompanhei em todas as etapas da jornada de compra, fornecendo suporte e esclarecendo suas dúvidas.
O resultado foi uma compra bem-sucedida e uma experiência positiva para os clientes, que se sentiram confiantes em sua decisão de comprar a casa própria pelo MCMV.
Atualmente seu imóvel obteve uma valorização significativa de mais de 40%, a localização do bem tem se transformado e traz toda uma infraestrutura essencial para sua família e comunidade.
Compartilhei essa história de sucesso em minhas plataformas de marketing, o que reforçou minha reputação como uma corretora especialista na área e, ao mesmo tempo, para estimular outras famílias a mudar de vida”, finaliza.
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