Bruno Lessa: Uma boa comunicação vende mais imóveis
Você já se deu conta que hoje em dia todos os anúncios de imóveis parecem iguais?
É tudo basicamente a mesma coisa… X dormitórios, X metros quadrados, X itens de lazer…
A grande realidade é que a comunicação imobiliária acabou ficando banalizada e muitas vezes acaba gerando pouco envolvimento dos potenciais clientes.
Inovar neste cenário acaba sendo um desafio.
Como todo desafio traz junto uma oportunidade, por que não aproveitar este momento para inovar e se destacar em meio à multidão?
Uma boa dica para atingir este objetivo é encantar o cliente. SIM, é possível encantar o cliente até mesmo na comunicação.
Além de descrever o imóvel, como você já faz (e deve continuar fazendo), por que não começar a falar também das necessidades do cliente de forma que ele consiga se enxergar naquela comunicação?
Reflita comigo: para que exista a compra de um imóvel, primeiro é necessário existir a necessidade de alguém que irá ocupá-lo e isto deve ser levado em consideração nos anúncios e nas comunicações para venda de casas, apartamentos, lotes e terrenos.
Seja em uma descrição da ficha do imóvel no portal imobiliário, seja em um post na rede social, seja em um vídeo…
Contar histórias e falar do ponto de vista do cliente pode gerar um efeito de atração e envolvimento capaz de fazê-lo dar o próximo passo.
Em resumo: uma boa comunicação pode te ajudar a vender mais.
Eu sempre costumo dizer aos corretores de imóveis que “não se trata de vender, mas sim de ajudar o seu cliente a comprar”.
Procure identificar junto ao seu público alvo qual o motivo que o fez buscar um imóvel e, a partir daí, crie comunicações direcionadas a resolver estas necessidades.
Para ficar mais fácil de entender, vou dar um exemplo:
- Anúncio tradicional:
“Apartamento com 3 dormitórios, 1 suíte, no Ipiranga, próximo ao metrô”.
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- Anúncio com comunicação destinada a encantar o cliente:
“Excelente imóvel para você que trabalha em qualquer região da cidade acessível pelo metrô, mas prefere morar em um bairro tranquilo da Zona Sul, podendo ir até o seu trabalho sem precisar do carro e ainda chegar cedo em casa para curtir ao máximo a sua família”.
Percebe a diferença? Em ambos os casos estamos falando do mesmo imóvel, mas estamos ilustrando a comunicação de uma forma que o cliente consiga enxergar os benefícios de morar neste local.
Desafio você a fazer este exercício com os seus anúncios.
Quando você entende que aquilo que você vende é diferente daquilo que o cliente compra, naturalmente você consegue criar uma boa comunicação capaz de envolver, emocionar e, claro, gerar negócios.
Vou deixar aqui embaixo um vídeo com o pedacinho de uma das minhas palestras onde eu abordo este tema com mais detalhes. Assista:
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