Construtech: Qual é o seu papel no mercado imobiliário?
Já ouviu falar em construtech? O termo pode ser novo para muitos, mas as empresas dessa categoria já atuam no mercado de construção há alguns anos e fazem parte do dia a dia público, se tornando cada vez mais importantes para o mercado imobiliário e de construção.
Este modelo de negócio, que aposta na tecnologia para gerar eficiência, já é consolidado em diversos setores da economia, como o mercado financeiro com suas fintechs, a educação com edtechs e o marketing com as chamadas martechs.
No contexto do mercado imobiliário e de construção, a tecnologia já provou que também pode ser uma grande aliada da performance.
Entenda a seguir o que é construtech, suas principais características e exemplos de construtechs que atuam no mercado imobiliário e de construção.
O que é uma construtech?
Construtech são empresas que usam a tecnologia de diferentes formas para otimizar processos e ampliar a performance no mercado imobiliário e de construção civil.
O termo vem da junção de “construção” com “tech” (tecnologia), abrangendo qualquer solução de mercado que exista com o propósito de usar a tecnologia para impactar positivamente as etapas da construção civil, aumentando a performance, reduzindo custos etc.
Existem construtechs em diversas pontas do setor imobiliário e de construção, do canteiro ao escritório, desde softwares de projetos para obras até sistemas para otimizar processos comerciais em imobiliárias e construtoras.
Características da construtech
As construtechs, como empresas que usam a tecnologia para desenvolver soluções para o mercado de construção, tem características bastante específicas, que as diferenciam das empresas “tradicionais”. Veja quais são:
- Tecnologia: a principal característica de uma construtech é o uso de tecnologias, como o próprio nome sugere. As soluções fazem uso de tecnologias inovadoras como inteligência artificial, realidade aumentada e big data, para otimizar os processo e potencializar resultados;
- Eficiência: assim como startups de outros setores, as construtechs tem foco em eficiência, buscando soluções que reduzam tempo e otimizem custos;
- Agilidade: metodologias ágeis também fazem parte do modelo de negócio das construtechs, que apostam na agilidade para oferecer soluções mais eficazes em menor tempo;
- Abrangência de mercado: as construtechs atuam em diversas frentes do mercado imobiliário e de construção, abrangendo diferentes pontas dos segmentos, desde projetos até pós-venda;
- Escalabilidade: outra característica comum às construtechs é a escalabilidade, ou seja, a possibilidade de expandir o negócio para regiões e setores sem perder eficiência;
Essas são algumas das principais características do modelo de negócios das chamadas construtechs.
Existem alguns pontos específicos que podem variar de acordo com a especialidade da empresa, mas, em geral, as construtechs seguem um formato de atuação parecido com o das startups de tecnologia, prezando pela agilidade, eficiência e escalabilidade do negócio
Exemplos de construtech
Existem diferentes tipos de construtechs, que se diferenciam de acordo com a área de atuação no mercado imobiliário e da construção.
Os principais tipos de construtechs que atuam no mercado atualmente são:
- Projetos: Empresas que utilizam recursos tecnológicos para oferecer soluções na fase inicial de projeto de construção. Exemplos: softwares de projeto, orçamento e planejamento de obras, análise de terreno, plataforma para contratação de profissionais especializados, etc.
- Construção: Soluções para otimizar o desenvolvimento das obras, desde a mobilização à desmobilização. Exemplos: softwares de gestão de canteiro de obras, plataformas de gestão de custos, impressão 3D etc.
- Compra, venda e locação de imóveis: Empresas que oferecem soluções para facilitar a compra, venda e locação de imóveis, otimizando transações tanto para clientes quanto imobiliárias. Exemplos: plataformas de anúncios de imóveis, sistema de pagamento de aluguel online etc.
- Financiamento imobiliário: Startups que oferecem soluções para facilitar o financiamento imobiliário, desburocratizando os processos. Exemplos: simulação de financiamento e cálculo de juros, plataformas de comparação de taxas e empréstimos, consultoria online sobre o tema etc.
Além de empresas que oferecem soluções para projetos, o processo construtivo, gestão de imóveis e acesso à financiamento, existem outras construtechs que também desenvolvem soluções nas áreas de sustentabilidade, automação, realidade aumentada, entre outros.
Em resumo, as construtechs são empresas que surge com o objetivo de otimizar os processos do mercado imobiliário e construção civil, atuando em diferentes frentes do setor.
Sempre focadas em eficiência e inovação, a ascensão das construtechs aponta para um futuro cada vez mais inovador, inclusive para setores tradicionais como o mercado imobiliário e de construção.
Você trabalha com alguma construtech? Comente sua experiência!
Comentários