Etapas de uma obra: entenda para poder ajudar seu cliente
Quem pensa que entender sobre as etapas de uma obra não é relevante para um corretor ou corretora de imóveis, está perdendo de vista uma das principais funções desse profissional: construir um relacionamento sólido com os clientes.
Separamos algumas informações essenciais para corretores que trabalham com imóveis em construção. Confira!
Por que é importante saber sobre as etapas de uma obra?
Além de conhecimentos de mercado, a habilidade de explicar e orientar um cliente durante todas as etapas da jornada, da busca ao pós-venda, é um dos diferenciais do profissional imobiliário do futuro.
Por isso, no caso de vendas de imóveis que ainda não estão prontos, entender sobre as etapas da obra é fundamental.
Com esse conhecimento, o corretor será capaz tanto de negociar melhor a venda do imóvel, especialmente de lançamentos imobiliários, quanto acompanhar o cliente durante as etapas da construção.
Vale dizer que não é necessário ter o conhecimento de uma pessoa engenheira ou arquiteta, mas conhecer o básico é essencial.
Quais são as etapas de uma construção?
É claro que a construção de uma casa e um grande empreendimento são bem diferentes; além disso, a divisão das etapas de uma obra podem variar de acordo com a construtora.
Aqui, reunimos as principais etapas na construção de imóveis em geral:
1. Fundação
Esse é o momento das escavações no solo e posterior construção, com ferro e concreto, de toda a base para o restante do empreendimento.
O tempo e a complexidade dessa etapa da obra dependem do tamanho do empreendimento, do tipo de solo e condições de terreno e outras questões.
2. Estrutura
A partir daqui, já é possível ver o empreendimento tomando forma: ver as vigas, lajes e pilares formando o esqueleto da construção.
No geral, depois de uma longa fase de fundação, esta costuma ser uma etapa que parece mais rápida.
3. Alvenaria
Agora sim, as paredes. Essa é a etapa da obra tanto das paredes externas, feitas de tijolo e concreto, quanto das paredes internas (geralmente feitas em dry wall em empreendimentos mais modernos).
Essa fase da obra entrega o desenho da estrutura e as paredes já com reboco.
4. Acabamentos
Das etapas de uma construção, essa é provavelmente a que parece mais longa.
Isso porque é a fase que ocorrem as instalações elétricas e hidráulicas, montagem de esquadrias, pinturas, portas e janelas.
5. Extras: paisagismo e mobília
Dependendo do tipo de empreendimento, depois dos acabamentos gerais, também há uma etapa da obra que envolve mobílias das áreas comuns (salão de festas, academia, brinquedoteca, etc).
Além disso, há o paisagismo feito, geralmente na entrada do empreendimento e outras áreas comuns.
O que seu cliente precisa saber sobre as etapas da obra e como ajudá-lo
Agora que você já entendeu o básico das etapas de uma obra, vamos pontuar questões importantes para orientar clientes:
1. Personalizações
Em muitos empreendimentos há a possibilidade de personalizar a unidade do apartamento.
As opções vão desde aspectos estruturais, como espaço para ar-condicionado, até comodidades de móveis planejados.
Como corretor ou corretora de imóveis, vale ficar atento aos prazos de cada tipo de personalização, que geralmente está atrelado a uma etapa da obra.
Por exemplo: o cliente precisa optar pela tubulação de ar-condicionado na etapa de alvenaria; mas escolher o piso somente no acabamento.
2. Depois das etapas de uma obra, vem a documentação
Com a construção pronta, é necessário aguardar a liberação de documentos importantes como o Habite-se, que garante o êxito da obra.
É possível adiantar várias visitas e requisitos, mas, de maneira geral, esse é um documento que depende da prefeitura.
É só com ele em mãos que as chaves podem ser entregues, saem as matrículas individualizadas e abre-se a viabilidade para o financiamento imobiliário.
3. É possível acompanhar a evolução da obra
Algumas incorporadoras fazem via site, outras enviam por e-mail ou outro meio digital.
A partir da etapa de alvenaria já é possível visitar a obra presencialmente (com agendamento prévio).
O importante é que o cliente pode (e deve) acompanhar as etapas da obra.
Sente-se mais preparado para orientar clientes sobre as etapas de uma obra? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários!
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