ICST: como interpretar esses dados?
Se você atua no mercado imobiliário e de construção, já deve ter ouvido falar no ICST, o Índice de Confiança da Construção.
Como o próprio nome sugere, o ICST é um índice utilizado para medir a confiança depositada no setor de construção, funcionando como uma espécie de termômetro da construção civil e, consequentemente, do mercado imobiliário.
Se você ainda não sabe como funciona o ICST, vale a pena acompanhar o artigo a seguir para entender do que se trata e como utilizar este conhecimento no seu dia a dia no mercado imobiliário.
O que é o Índice de Confiança da Construção (ICST)?
O ICST é o indicador da pesquisa Sondagem da Construção, feita pelo FGV/IBRE desde julho de 2010.
Este indicador tem a função de mapear a percepção de empresários do setor de construção a respeito da saúde deste segmento, traçando um panorama de como está a construção atualmente e qual é a perspectiva de comportamento do mercado no futuro.
O ICST tem abrangência nacional e é uma ferramenta importante para acompanhar as tendências do setor e orientar as estratégias de empresas de atividade relacionadas à moradia, incluindo imobiliárias.
O Índice é apurado através de um questionário básico criado por especialistas do instituto de pesquisa.
Este questionário conta com 11 perguntas direcionadas a mais de 700 empresas do setor de construção em todo o Brasil e abrange temas como o nível de demanda, situação geral dos negócios e capacidade de absorção da mão de obra disponível no mercado.
Onde e como é possível acompanhar o ICST?
O Índice de Confiança da Construção é calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE).
Sua periodicidade é mensal e ele pode ser conferido no portal do instituto, na seção da Sondagem da Construção.
O portal conta com a opção de assinar uma newsletter para receber informes sobre suas análises, que inclui o ICST e outros levantamentos sobre a economia brasileira.
O ICST também pode ser acompanhado em notícias na imprensa especializada em economia e construção.
Como o ICST é calculado?
O Índice de Confiança da Construção é apurado a partir de um questionário direcionado a empresas do setor de construção, chamado de Sondagem da Construção.
O ICST é o indicador-síntese dessa pesquisa e é composto por quatro quesitos:
- Situação Atual dos Negócios;
- Carteira de Contratos;
- Expectativas com relação à evolução do Volume de Demanda nos três meses seguintes;
- Expectativas em relação à evolução da Situação dos Negócios da Empresa nos seis meses seguintes.
O Índice de Confiança da Construção é calculado a partir das respostas às perguntas enviadas para as empresas do setor.
Para chegar ao ISCT, são usados dois subíndices: o Índice da Situação Atual (ISA-CST) e o Índice de Expectativas (IE-CST).
No ISA-CST, são respondidas perguntas como “Como você avalia a situação geral dos negócios da empresa no momento?”.
Já no IE-CST, são mapeadas demandas previstas e expectativas do negócio, com perguntas como “Como evoluirá a situação geral dos negócios da empresa nos próximos seis meses?”
O resultado geral do ICST é contabilizado em uma pontuação de 0 a 100, e o Índice vem acompanhado de análises do setor a partir dos dados coletados pela pesquisa.
Outro dado que também é divulgado com o ICST é o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), um indicador que mede a capacidade produtiva das empresas de construção.
Para chegar ao NUCI, a pesquisa questiona o empresário sobre o nível de utilização da capacidade da empresa, considerando a métrica de 0% a 100%.
Como interpretar os dados do Índice de Confiança da Construção?
Os dados do ICST devem ser comparados aos meses ou anos anteriores, de acordo com a necessidade da análise que se pretende.
Usemos como exemplo o Índice de abril de 2023:
Neste mês, o ICST 2023 subiu 1,0 ponto, chegando a 95,4. As médias móveis trimestrais também avançaram em 0,6.
Isso significa que, em relação ao levantamento anterior, a perspectiva das empresas do setor de construção civil foi mais otimista.
A melhora ou piora dos Índice pode ser influenciada por vários fatores, como a situação da macroeconomia do Brasil e do mundo, variações de preço e alta ou baixa na demanda.
A FGV/IBRE divulga os dados juntamente com análises de especialistas, o que facilita o estudo sobre o setor da construção e perspectivas para estratégias futuras.
Importância do ICST para o corretor de imóveis
Como um termômetro sobre a situação do setor de construção, o ICST é importante para todos os envolvidos no mercado de habitação, incluindo corretores de imóveis, imobiliárias e incorporadoras.
O Índice de Confiança da Construção é uma ferramenta poderosa para analisar o mercado e antecipar tendências, guiando de forma mais assertiva as tomadas de decisão do negócio.
Manter-se atualizado sobre o mercado de construção é uma das tarefas do corretor que quer sair na frente quando o assunto é inteligência de mercado.
Além de ficar por dentro do que há de mais atual para tomadas de decisão estratégicas, ter esse repertório é importante para reforçar argumentos de venda, principalmente a clientes mais exigentes, como investidores e empresas.
Agora que você já sabe o que é o ICST, como ele é apurado e para que serve, fique de olho nesse tipo de pesquisa, mantenha seus estudos em dia e acompanhe o ICST mensalmente!
Você já conhecia o ICST? Costuma acompanhar seus números? Conta pra a gente nos comentários!
Comentários