Como orientar seu cliente a adquirir o primeiro imóvel próprio
O sonho de conquistar o primeiro imóvel próprio é muito comum e agora, nesse momento pós-pandemia, acreditamos que ele tenha se tornado ainda mais recorrente. Já comentamos por aqui sobre as mudanças de consumo das pessoas após o início da retomada, e também sobre tendências do mercado imobiliário para 2022 – se você quiser ler o conteúdo na íntegra, é só clicar aqui.
Os últimos dois anos transformaram as necessidades, as prioridades e os desejos das pessoas. O isolamento ao qual fomos condicionados durante os picos de casos da pandemia colocou em evidência a necessidade de termos um ambiente que nos acolha como lar e que transforme os momentos em família (ou até mesmo sozinho) em algo memorável. Outra tendência que veio para ficar foi a mudança dos regimes de trabalho de muitos brasileiros. Hoje, uma boa parte das pessoas que precisava passar horas se locomovendo para chegar ao trabalho pode exercer suas funções diretamente de casa, o que pede um ambiente preparado para tal.
De qualquer forma, seja pelos efeitos da pandemia ou pela mudança da forma de consumo das pessoas, a casa própria segue sendo um sonho presente no nosso dia-a-dia – e que tem se tornado ainda mais forte a cada ano que passa. Mas algo que às vezes nem passa pela cabeça dos compradores é a importância de fazer um bom planejamento para chegar a esse objetivo.
Um imóvel próprio necessita de um alto investimento, seja no momento da compra ou até mesmo depois, caso o mesmo precise de reformas e ajustes. O comprometimento do comprador também é extremamente imprescindível para que algo tão grandioso se cumpra. É importante se planejar para não ter problemas financeiros, que acarretem uma falta de pagamento ou até mesmo uma quebra de contrato. E ainda existe a possibilidade de o comprador se arrepender da escolha, caso ela tenha sido tomada de forma repentina ou sem planejamento.
É muito natural que, ao chegar perto de realizar o seu sonho da casa própria, o cliente se sinta um pouco confuso e indeciso, principalmente se não tiver a experiência no mercado mobiliário. E aí surgem muitas dúvidas, o que pode te fazer tomar uma decisão errada. E cá entre nós, ninguém fica satisfeito quando decide algo e depois se arrepende, não é mesmo?
Pensando nessas possibilidades – e também em maneiras de não deixar que elas aconteçam – nós separamos algumas dicas que você pode dar aos seus clientes quando for fazer alguma venda, afinal, o corretor é uma peça chave no processo de escolha do comprador.
Como os corretores podem colaborar com a tomada de decisão do cliente?
O corretor de imóveis é uma figura que passa segurança para os clientes, na maioria das vezes. Enquanto profissional, você pode procurar entender de perto as necessidades e os desejos do seu cliente, para poder oferecer soluções que digam respeito a exatamente o que eles procuram. Isso é bom para você, que vai conseguir cumprir seu objetivo de colaborar com a escolha do seu cliente, e ainda melhor para ele, que estará fechando um negócio (ou optando por não fechá-lo) com uma maior segurança e confiança.
Sabemos que é importante fechar vendas, mas muito mais do que isso, também é imprescindível que você seja reconhecido como um ótimo profissional e que tenha chance de transformar de forma positiva a vida de mais pessoas através do seu trabalho.
Para colaborar com a decisão dos seus clientes, esteja bem atualizado sobre o mercado financeiro e aprimore seus atendimentos. Lembre-se que temos soluções que podem te ajudar a ser um profissional ainda mais atualizado, como o DATAZAP+, que oferece soluções orientadas por dados que permitem determinar ou validar o produto ideal, a precificação, oferta, demanda e tudo que se encontra no mercado imobiliário.
Confira mais algumas dicas para melhor atender os seus clientes nesse processo:
O planejamento financeiro é a chave de tudo
Toda realização de um sonho começa com um planejamento. A compra do imóvel próprio começa muito antes de termos um contrato assinado ou algo do tipo. Quando uma pessoa decide comprar uma casa, é importante que ela entenda que esse passo requer uma certa quantidade de dinheiro e, caso esse não esteja tão disponível, ela precisará de uma forma de financiamento ou empréstimo.
O planejamento financeiro é o primeiro passo para que seu cliente entenda se os seus desejos, as suas necessidades e as suas possibilidades se encaixam.
Saiba qual tipo de imóvel é ideal
Existem inúmeras informações e diversos fatos que são necessários serem levados em consideração quando escolher qual tipo de imóvel irá comprar. Seu cliente quer ter animais de estimação ou pretende ter filhos? Prefere morar com mais segurança ou preza pelo espaço? Essas são perguntas extremamente básicas que ele deve se fazer quando começar a considerar a escolha de um imóvel. Se você for um corretor e tiver algum cliente nessa fase, ajude-o guiando esse processo de entendimento das necessidades. É importante ter bem claro quais as preferências, pois cada tipo de imóvel possui sua média de valores.
Consideração do momento certo para comprar um imóvel
Por mais que muitas pessoas digam e afirmem com toda a certeza que adquirir um imóvel é sinônimo de estabilidade, esse processo de tomada de decisão envolve um compromisso financeiro bastante complexo e duradouro para muita gente. Antes de dar qualquer passo, é importante parar e se questionar se o momento é realmente ideal para ir em frente.
Para ajudar seu cliente a tentar entender se realmente é o momento correto, estimule-o a observar ao seu redor e tentar ter uma percepção completa de como ele está financeiramente: qual é o seu cenário profissional? Ele está passando por uma fase financeira positiva e proveitosa na sua carreira ou acredita que já tenha alcançado a estabilidade plena? Se a resposta do seu cliente para essas perguntas for “sim”, talvez ele realmente esteja preparado para levar a frente a ideia de finalmente adquirir seu primeiro imóvel próprio. Mas se a maioria das respostas for “não” ou se ele ainda se perceber em dúvida, é melhor que ele vá com calma, pois a impulsividade pode lhe trazer alguns problemas.
Por mais latente que seja o desejo e a ansiedade para comprar uma casa ou seu apartamento, procure instigar seu cliente a considerar todos os cenários possíveis para tomar sua decisão.
Como dissemos anteriormente, é importante ter uma atenção especial sobre o processo de aquisição de um imóvel próprio, e você, enquanto corretor, pode ajudar seus clientes nesse processo. E lembre-se que se precisar de ajuda, o DATAZAP+, a principal fonte de inteligência imobiliária do Brasil, é a solução mais indicada. Para conhecer mais a respeito das suas funcionalidades e benefícios, acesse o site oficial.
Comentários