Compra de imóvel: saiba como deixar o cliente bem informado
Grande parte do papel de corretores e corretoras de imóveis é deixar o cliente bem informado na hora da compra do imóvel.
Para além das visitas e da negociação, é importante construir um ambiente de segurança e confiança entre você e seu cliente.
Por isso, é extremamente importante que você conheça muito bem a jornada de compra de imóveis e se prepare para atender e tirar as dúvidas dos compradores.
Que imóvel seu cliente deseja comprar?
Antes de poder tirar as dúvidas e até se antecipar nas explicações, é preciso que você mesmo tenha todas as informações necessárias sobre os desejos e dificuldades de cada comprador de imóvel.
Você pode perguntar numa conversa informal, por telefone ou até via formulário. O importante é ter muita clareza sobre essas questões e registrá-las – preferivelmente num documento salvo em nuvem, para poder acessar de qualquer lugar.
- Qual o tipo de imóvel desejado?
- É para moradia? Se sim, para quantas pessoas e suas idades;
- Tem algum tipo de restrição ou exigência (ex: garagem, sem escada, etc);
- Aceita outras opções? O que é flexível?
- Top 3 regiões de interesse;
- Qual o motivo da busca por um novo imóvel?
- O que gostaria que tivesse ao redor do novo lar?
- Já possui um imóvel próprio ou é o primeiro?
- Está aberto a financiamento? Aceita permuta?
A dica aqui é perguntar todo o essencial para que você, corretor ou corretora, otimize a busca por imóveis e apresente apenas os mais adequados!
Antecipe as perguntas de quem quer comprar um imóvel
Adiantar as principais e mais comuns dúvidas de compradores de imóveis constrói um ambiente de confiança e ainda otimiza o tempo de ambas as partes.
O ideal é que corretores e corretoras de imóveis saibam as questões mais comuns e também aquelas que podem gerar certa vergonha nos clientes (aqui, antecipá-las é um trunfo).
Aqui separamos algumas das perguntas mais comuns, mas sua experiência conta muito para incrementar a lista, ok?
- Como é avaliado um imóvel? (ou: como eu sei o quanto vale);
- Como fazer um financiamento imobiliário;
- Qual é o processo de assinatura de contrato?
- Quando sai a escritura?
Atenção especial para a situação financeira do cliente
A parte financeira também importa. Apesar de ser um assunto mais delicado, falar sobre a parte financeira e todas as transações que envolvem esse tipo de aquisição é muito importante, principalmente para alinhar as expectativas entre ambas as partes.
É preciso se certificar que o cliente entende questões sobre financiamento e taxas de juros, crédito imobiliário, uso de FGTS para a compra da residência, entre outros aspectos financeiros que envolvem a aquisição de uma compra de imóvel.
Informe o cliente sobre o imóvel e a região
Conhecer o bairro onde está apresentando algum ou vários imóveis é indispensável, principalmente para quem não conhece a região.
Por isso, é preciso conhecer o histórico de segurança do bairro, quais os horários mais movimentados e as facilidades que cercam o imóvel, como: mercados, farmácia, hospital, parque, transporte público, escolas, etc.
Atente-se para as opiniões externas
Dentro da jornada de compra de um imóvel, nem sempre quem toma a decisão é quem vai pagar pelo imóvel. Assim como, muitas vezes, principalmente quem vai comprar uma casa pela primeira vez, costuma pedir conselhos para os mais próximos, como pais, parentes e amigos.
Apesar das opiniões aumentarem a complexidade da negociação, vale lembrar que essas pessoas são de confiança para o nosso cliente, sendo assim, não devemos ignorá-los, mas convencê-los também!
Essas são apenas algumas dicas de como transmitir confiança aos clientes e deixá-los bem informados. Afinal, um comprador bem instruído pode tomar a decisão de comprar um imóvel mais rapidamente.
E você, o que faz para deixar seus clientes bem informados? Comenta aqui!
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