Cases do mercado imobiliário: uma seleção de ações de empresas que encontraram soluções criativas durante a quarentena
A quarentena e o distanciamento social determinados em meados de março como medidas para conter a pandemia de coronavírus impactou todos os mercados e com o imobiliário não foi diferente.
Praticamente do dia para a noite, corretores, imobiliárias e construtoras precisaram ser criativos como nunca para reinventar seus processos e rotinas de trabalho para seguir atuando e oferecendo serviços para seus clientes e apoio para seus colaboradores.
Felizmente, mesmo diante de tantos problemas, foi possível encontrar bons cases acontecendo durante a quarentena e o que faço neste artigo é trazer uma seleção com 10 ações que podem inspirar sua empresa.
Em tempos normais, fazemos uma seleção de cases de vendas ou ligados a gestão. Mas como vivemos um novo tempo e estamos descobrindo novos padrões de comportamento, aquilo que estamos chamando de ‘novo normal’, trago aqui também cases de ações de apoio e empatia além de cuidados com as equipes e os clientes. Vamos a eles!
Campanhas de Vendas
Ação: Melnick Even Digital Days
Quem fez: Melnick Even
Porto Alegre – Rio Grande do Sul
O que fez: Estava tudo pronto para a Melnick Even fazer o seu já tradicional evento de vendas onde o principal objetivo era oferecer descontos em apartamentos para atrair clientes para seus empreendimentos.
Com a quarentena e as visitas impedidas, a empresa rapidamente modificou a estrutura, transformou o evento em uma versão online e apostou em ferramentas digitais de imersão e atendimento.
O meeting do evento no YouTube atraiu mais de 1500 corretores para apontar quais seriam as dinâmicas da ação. A ação foi um sucesso e resultou em um VGV de mais de R$ 100 milhões e mostrou que, apesar da pandemia, existem muitos clientes em busca de negócios.
Em live realizada no Instagram do Conecta Imobi com Lucas Vargas, o diretor comercial da Melnick disse: “o cliente está em busca de oportunidades, segurança e vantagens, a empresa que conseguir fornecer isso consegue criar um evento de vendas de sucesso”.
Ação: Academia de Vendas
Quem fez: My Broker
Goiânia – Goiás
O que fez: Mais uma empresa que encontrou os canais online para gerar uma ação de vendas: a My Broker já possuía na sua Academia de Vendas o seu encontro trimestral (e presencial) com os profissionais da empresa que atuam em 4 estados Brasileiros.
Aproveitando a visibilidade do canal do Youtube de Ricardo Martins, diretor de marketing da empresa e um dos maiores youtubers do mercado, a My Broker ficou no ar por 5 horas com palestras para seus corretores e com ações de incorporadores que ofereceram produtos com descontos e boas condições.
Além de negócios, a Academia de Vendas captou doações de alimentos e produtos de higiene para distribuir na região de Goiânia, apontando que as empresas do segmento imobiliário devem também ter um olhar de apoio a comunidade, como mostram os próximos cases.
Ações de apoio e empatia com o público
Ação: Abertura do empreendimento para a prática esportiva
Quem fez: São Bento Incorporadora
Dourados – Mato Grosso do Sul
O que fez: Este case eu conheço, pois eu vi de perto e estou usufruindo dos seus benefícios. Assim como praticamente todas as empresas de incorporação, a São Bento diminui o ritmo de suas obras, por pelo menos um tempo, na quarentena.
Um dos seus projetos, o condomínio Hectares ainda está em obras, mas está aberto para que as pessoas possam caminhar e andar de bicicleta nas ruas já asfaltadas.
E como a cidade também decretou quarentena e a empresa ficou com os stands fechados, espalhou na região do condomínio placas com um código de direcionamento para o atendimento online da equipe de vendas.
Uma ação simples, mas pouco comum e que possibilitou para que as pessoas, clientes ou não da empresa, pudessem usar o condomínio para manter a saúde mental e física durante a quarentena.
Ação: Compre do Pequeno
Quem fez: Souza Gomes Imóveis
Juiz de Fora – Minas Gerais
O que fez: A Souza Gomes Imóveis é uma empresa muito conhecida pelas ações criativas que oferece para seus clientes e serve de referência para o mercado.
Mas foi por realizar uma ação para a sua comunidade que a empresa se destacou na quarentena. Em uma atitude de total doação, abriu seu site para que padarias, açougues, mercadinhos e outros comerciantes pudessem ter um canal digital para vender seus produtos e serviços. O site Compre do Pequeno Juiz de Fora conta hoje com mais de 550 empresas que podem usar a plataforma para continuar gerando negócios e o vídeo do Compre do Pequeno, que explica como funciona a ação, está disponível aqui:
Ação: Fica em Casa
Quem fez: Casa63
Palmas – Tocantins
O que fez: Também na mesma pegada de oferecer serviços à comunidade e soluções de apoio aos clientes, a Casa63 modificou seu site para ao invés de imóveis, apresentar conteúdos a respeito de como morar melhor, mesmo em uma quarentena.
Receitas para se fazer em churrasqueira elétrica, ginásticas para pequenos espaços e principalmente, informações como a pandemia influencia financiamentos, serviços e outros pontos relevantes para quem compra ou aluga um novo lar.
Ação: Desafio Emobi
Quem fez: Emobi Imobiliária
Natal – Rio Grande do Norte
O que fez: Como mencionei lá na introdução, todas as áreas são afetadas na quarentena, entre elas a área de saúde. Os bancos de sangue tiveram seus estoques reduzidos e atentos a isso, os profissionais da Emobi criaram uma ação solidária entre as imobiliárias de Natal. O Desafio Emobi é bem simples: doar sangue e desafiar os demais profissionais a fazer o mesmo, criando um ciclo do bem que apoia a comunidade da cidade onde eles estão inseridos. Confira alguns posts:
Aqui a Emobi faz o Desafio:
E aqui o desafio continua a corrente:
Cuidados com o time e clientes
Ação: Pizza com a Ale
Quem fez: Alessandra Cavalcante
Maceió – Alagoas
Já mencionei a ação de proximidade feita pela corretora autônoma Alessandra Cavalcante em meu artigo anterior aqui no blog.
Mas a ideia de enviar presentes simples, mas personalizados e um a um para clientes é tão atual que merece ser mostrado novamente. Para ilustrar, uso aqui a ação que a corretora fez no dia da mulher, poucos dias antes da quarentena, gerando um grande impacto positivo nas pessoas que recebem o presente. Confira:
Ação: Corretor Amigo
Quem fez: SH Prime
São Paulo – São Paulo
Esta é uma ação silenciosa, sem imagens, mas que merece ser mencionada pela empatia e cuidado com um grupo de pessoas que nem sempre são lembrados: os corretores e corretoras que pertencem ao grupo de risco da Covid-19.
Em uma ação de conscientização com todo o time, a SH Prime promoveu o Corretor Amigo, que consiste em preservar os corretores com idade acima de 60 em casa e que os colegas possam ajudar nos atendimentos que precisam de deslocamento.
Ao invés de um fifth, a divisão de 50% da comissão como seria normal na maioria dos estados do Brasil, eles promoveram uma divisão de 15% para os corretores que fizessem o atendimento em caso de negócios.
A adesão da equipe foi geral e a empresa passou a fazer negócios dessa forma, preservando a saúde não só de clientes, mas de todo o time de colaboradores!
Ação: Termômetro da Quarentena
Quem fez: Casarão Imóveis
Pelotas – Rio Grande do Sul
Corretores de imóveis são profissionais autônomos que se sentem muito inseguros diante das incertezas da quarentena. Não é incomum encontrar em minhas conversas, relatos de profissionais caindo em depressão e simplesmente deixando de trabalhar ou buscar opções para seguir.
Para evitar esse problema, a Casarão criou uma rotina que chamou de Termômetro da Quarentena. Em uma rotina diária, estabeleceu um canal de contato entre a gestão e os profissionais da empresa, estimulando o diálogo e o entendimento da condição das pessoas.
O resultado da atividade foi conseguir manter o engajamento da equipe e minimizar os efeitos negativos do isolamento. Para esses encontros, uma psicóloga apoiou a equipe e ajudou a empresa a atravessar o período de quarentena com maior serenidade.
Ação: Lar Delivery
Quem fez: Lar Imóveis
Belo Horizonte – Minas Gerais
O atendimento a distância, guiado pelos interessados a partir de sua casa, foi um dos pontos mais desejados por clientes e que foi apontado na pesquisa dos impactos da Covid-19 no mercado imobiliário do DataZap.
A Lar Imóveis entendeu rapidamente este cenário para criar o Lar Delivery, com uma ideia bastante simples:
- O interessado escolhe o imóvel no site;
- Preenche um formulário de contato;
- Após agendamento prévio, um corretor vai até o imóvel para fazer a apresentação através de ferramentas de vídeo (aquelas que o cliente preferir)
Esta ação se mostrou muito efetiva, pois o cliente visita o imóvel guiando o corretor e desse contato, muitos negócios foram realizados, evoluindo ainda para uma nova fase, onde imóveis com descontos na locação já estão disponíveis para a visita guiada.
Que saudade de contar histórias de vendas, práticas de gestão e tecnologias, o que é normal quando falamos de Conecta Imobi e das tendências que enxergamos para o mercado imobiliário.
Mas no novo normal, o cenário imposto pela pandemia e que estamos descobrindo todos os dias, cuidar de pessoas, exercitar o olhar sobre os outros e experimentar novas atitudes empáticas, muito provavelmente seja um dos legados desta grande crise pela qual passamos.
Acredito que no futuro, ainda que tenhamos novos sucessos de vendas, novos empreendimentos e mais feirões de imóveis onde possamos ter muita gente encontrando seu novo lar, ainda assim, esse exercício humano que fazemos hoje, seja a tônica do novo mercado imobiliário.
Um mercado mais com o lado humano, que se transforma todos os dias e que entende que a tecnologia é o meio, mas não o fim para levar as pessoas para sua nova moradia.
Denis Levati
Curador de Conteúdo do Conecta Imobi