Como o branding pessoal afeta a carreira do corretor de imóveis
Como você, corretor de imóveis, tem trabalhado a sua imagem no mercado imobiliário? O branding pessoal é algo cada vez mais importante para se posicionar de forma relevante no setor, atrair e fidelizar clientes.
O fundador da Amazon Jeff Bezzos tem uma frase que diz: “Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala”.
O branding pessoal, aplicado ao contexto profissional, é exatamente isso: o modo como as pessoas, sejam clientes ou colegas de trabalho, te reconhecem e consideram.
Engana-se quem pensa que branding pessoal depende somente de uma boa apresentação pessoal.
A construção da sua marca pessoal está ligada às mensagens que você transmite, a sua imagem, preferências e comportamentos.
A seguir, veja o que é branding pessoal, dicas de como construir sua marca pessoal e entenda como isso afeta a sua carreira de corretor de imóveis.
O que é branding pessoal?
O termo “branding” tem origem na palavra “brand”, que significa marca em inglês. O personal branding ou branding pessoal, portanto, é o processo de construção de uma marca pessoal.
O branding é uma especialidade praticada em empresas que vendem um determinado produto ou serviço, e que precisam de estratégias para se tornarem marcas fortes e relevantes para seu público.
O mesmo pode ser feito com pessoas, a fim de fortalecer sua marca pessoal para que o seu público a perceba como uma autoridade no mercado em que atua, gerando este gatilho mental, por exemplo.
O branding pessoal reúne uma série de ações que podem ser tomadas para construir essa marca pessoal, influenciando a percepção das pessoas sobre si próprio.
Um bom trabalho de branding pessoal pode alavancar carreiras, gerando networking, oportunidades de emprego, clientes e consolidando um profissional em sua área de atuação.
Como o branding pessoal impacta a carreira de corretor de imóveis?
Assim como em outros setores, o branding pessoal pode ser bastante útil no mercado imobiliário.
O corretor de imóveis que se enxerga como uma marca a ser desenvolvida para impactar seu público da forma correta tem mais chances de trilhar uma carreira de sucesso.
Principalmente porque a profissão de corretor de imóveis é bastante pautada nas relações, para além da primeira impressão, a sustentação dessa percepção através de ações e conteúdos pode fortalecer a relação entre cliente e corretor, gerando oportunidades e encantamento de clientes.
Um corretor de imóveis que trabalha sua marca pessoal pode modular seu discurso de acordo com seu público alvo, criando conexões mais genuínas e se posicionando de forma relevante.
Se você é um corretor de imóveis especialista em investidores, por exemplo, a sua marca pessoal deve ter um perfil de negócios, com conteúdos relacionados à macroeconomia e ao mercado de investimentos.
Essa imagem é construída tanto no digital quanto no offline, em reuniões e visitas, por exemplo.
Se você tem um perfil profissional nas redes sociais, seus conteúdos devem reforçar o tom do seu branding pessoal. Nas reuniões presenciais com clientes, o estilo deve ser mantido.
6 dicas para trabalhar seu branding pessoal
Construir sua marca pessoal é muito importante para ganhar relevância no mercado imobiliário, mas não é um processo instantâneo. O branding pessoal requer estratégia e foco.
Imagine que você é uma incorporadora e está prestes a lançar um novo produto, totalmente desconhecido no mercado até então.
Por trás da nova marca, há uma série de processos que precisam ser feitos para obter sucesso, certo? O mesmo vale para o branding pessoal.
A seguir, veja algumas dicas para trabalhar seu branding pessoal e impulsionar sua carreira de corretor de imóveis:
1. Autoconhecimento é o primeiro passo
Não há como construir uma boa marca pessoal sem entender quem você é. Isso porque o objetivo do branding pessoal é justamente comunicar à sua audiência aquilo que você, seus valores e experiências.
Assim como é preciso conhecer a fundo um produto para comunicá-lo de forma efetiva para convencer as pessoas a comprá-lo, para construir uma boa marca pessoal o autoconhecimento é essencial.
É a partir do autoconhecimento que você será capaz de entender quais são as suas fortalezas, pontos de desenvolvimento e aquilo que pode oferecer de relevante para o seu público.
Para começar, faça perguntas como: o que me trouxe até aqui? Quais são os meus objetivos de vida, pessoal e profissional? Quais são minhas qualidades e o que preciso desenvolver?
2. Entenda como as pessoas te enxergam
Saber qual é a percepção das pessoas sobre você é fundamental na hora de trabalhar o branding pessoal.
Muitas vezes, existem comportamentos e características que não somos capazes de perceber e que podem impactar negativamente na sua marca pessoal.
Para isso, a dica é colher opiniões de pessoas próximas, de diferentes áreas da sua vida: amigos, familiares, colegas de trabalho.
Caso não se sinta confortável para ter essa conversa diretamente, vale criar um formulário anônimo com perguntas abertas e pedir para que as pessoas de confiança o preencham.
A partir desse mapeamento, você será capaz de entender como está a sua marca pessoal atualmente e o que deve mudar para construir a marca que deseja.
3. Conheça seu público-alvo
Quem é o seu público-alvo? Clientes de imobiliárias? Recrutadores de grandes empresas? Investidores em potencial para seu novo negócio?
Essa é uma das primeiras perguntas a se responder na hora de construir sua marca pessoal.
A partir da resposta, vale entender onde esse público está, quais são suas preferências, como se comunicam, que tipo de conteúdos consomem, entre outros aspectos comportamentais.
Conhecer seu público-alvo é importante para construir uma marca com mensagens e uma imagem que se conecta com essas pessoas de forma efetiva.
4. Defina sua marca pessoal
Definir sua marca pessoal significa compreender que imagem você quer comunicar para o mundo.
Este ponto está diretamente ligado aos objetivos a serem atingidos com a sua marca pessoal e o que te motivou a trabalhar seu personal branding.
Na hora de definir essa marca, algumas perguntas são úteis, por exemplo: que características quero destacar sobre mim? Como quero que as pessoas me enxerguem?
O contrário também é importante: o que você não quer transmitir com a sua marca pessoal?
Tendo clareza sobre quem é você e o que você quer atingir com a sua marca pessoal, é possível definir o que é essa marca e ter mais visibilidade sobre como chegar lá.
Para tornar mais tangível, pense em uma marca como o Mc Donald’s: para construir e manter essa marca, as mesmas perguntas foram feitas.
As respostas, provavelmente, estão ligadas à experiência do consumidor, consistência e divertimento. Esses são alguns atributos da marca, o que ela passa para seus consumidores. E os seus, quais são?
5. Tenha objetivos bem definidos
Qual é o seu objetivo ao construir sua marca pessoal? Conquistar mais clientes? Se tornar referência do mercado imobiliário em sua região? Se recolocar no mercado de trabalho ou entrar para grandes empresas?
Os objetivos podem ser diversos, e o branding pessoal certamente vai ajudá-lo a atingi-los. O importante é que os objetivos sejam bem definidos e acompanhados ao longo do tempo.
6. Exercite o branding pessoal diariamente
A construção de uma marca pessoal forte não acontece de uma hora para outra. Para atingir seus objetivos e estabelecer sua marca com o público-alvo, você deve trabalhar diariamente em seu branding pessoal.
Isso vai desde produzir conteúdos relevantes nos canais escolhidos até marcar presença em eventos importantes do setor, como o Conecta Imobi.
Sua marca pessoal vai te acompanhar o tempo todo, portanto, deve ser genuína e representar seus propósitos.
Agora que você já sabe o que é branding pessoal e como ele pode impactar positivamente na carreira de corretor de imóveis, que tal começar a praticar?
Exercite as dicas listadas acima e se posicione como uma marca relevante no mercado imobiliário!
Quer saber mais? Aperte o play e aproveite esse podcast para tirar insights sobre como você e sua marca podem crescer. O ImobiCast está disponível no Spotify e em demais plataformas de áudio.
E você, já está trabalhando seu branding pessoal? Compartilhe suas experiências nos comentários!
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