Arquétipos para vendas: como utilizar no setor imobiliário?
Já ouviu falar em arquétipos para venda? O termo pode parecer estranho, mas trata-se de um recurso que pode ajudar os corretores de imóveis a potencializarem suas vendas.
Os arquétipos para vendas são representações que podem ajudar a comunicar melhor o produto ou serviço em questão.
No caso da venda de imóveis, os arquétipos podem facilitar a divulgação de um imóvel, criando uma imagem mais consistente e atrativa na cabeça do cliente.
Esse é um recurso mais simples do que imagina, mas que pode ser bastante efetivo para melhorar a performance de vendas no mercado imobiliário.
O que são arquétipos de vendas?
Arquétipos de vendas são representações de personalidades utilizadas para gerar mais conexão e engajamento com clientes.
Os arquétipos para vendas têm como bases a psicóloga dos arquétipos, criada pelo consagrado psiquiatra Carl Jung. Na psicologia, os arquétipos são definidos como padrões de comportamento compartilhados pelos seres humanos.
A partir da identificação desses padrões e do entendimento de como utilizá-los para gerar mais conexão e reconhecimento entre as pessoas, os arquétipos de vendas se tornam uma técnica para apoiar no processo de vendas.
Os arquétipos de vendas são utilizados para entender melhor as necessidades e demandas dos clientes, gerar conexão e empatia, e criar oportunidades de vendas mais efetivas a partir do reconhecimento e das emoções.
Assim como os gatilhos mentais do neuromarketing, os arquétipos de venda partem de conceitos da ciência das emoções humanas, aplicando-os como recursos de convencimento e encantamento de clientes.
Como utilizar os arquétipos de vendas no mercado imobiliário?
No contexto da venda de imóveis, os arquétipos para vendas podem ser úteis para apoiar o corretor na hora de entender as demandas dos clientes.
A partir dos arquétipos para vendas, o corretor de imóveis tem a possibilidade de personalizar sua abordagem e ampliar a conexão com o cliente, gerando gatilhos mentais poderosos de convencimento e encantamento.
Mas afinal, qual é o melhor arquétipo para vender imóveis? Essa é uma pergunta que envolve muitas variáveis. O arquétipo para vendas de imóveis, assim como em outros produtos e serviços, vai variar de acordo com o comportamento do cliente e a natureza daquela negociação.
Existem, no entanto, alguns arquétipos para venda de imóveis que são clássicos e podem ser considerados na aplicação da técnica para vendas. Veja alguns deles a seguir.
Exemplos de arquétipos para vendas de imóveis
- O sábio: O sábio é um dos arquétipos mais comuns em vendas. Ele representa o arquétipo do intelectual, aquele cliente que está em busca de conhecer profundamente o que está comprando, já que é motivado pelo aprendizado. Para atender a esse arquétipo, o corretor de imóveis deve oferecer uma venda consultiva, ou seja, agir como especialista e consultor.
- O herói: outro arquétipo muito comum em vendas é o arquétipo do herói, um perfil motivado por desafios e resultados. Clientes com este perfil tendem a buscar por imóveis que os ajudem a alcançar seus motivos, são conectados a um estilo de vida dinâmico, de muitos esforços e recompensas. Esse é um perfil comum em investidores imobiliários, por exemplo.
- O rebelde: o arquétipo do rebelde é a representação de clientes motivados pela independência e o não-conformismo. Também é um perfil que se expressa e tem opinião própria. No contexto da venda de imóveis, esse perfil de cliente requer uma argumentação consistente e detalhada, que foque nos benefícios que aquele imóvel trará para sua realização.
- O explorador: este é o arquétipo do aventureiro, perfil de cliente que busca por novas experiências e quer sair da sua zona de conforto. Este arquétipo para vendas está aberto a experimentar novidades e gosta de inovação, portanto, para atender a este perfil o corretor de imóveis deve adotar uma postura inovadora e propositiva.
- O inocente: clientes com arquétipo do inocente são aqueles mais otimistas, que são menos motivados por desafios e mais pela busca da felicidade e satisfação plena. Este arquétipo para vendas exige um atendimento com argumentos sempre voltados à satisfação pessoal, alegria e diversão.
Esses são alguns dos principais arquétipos para vendas de imóveis, mas existem muitos outros.
Quando o assunto é personalizar a abordagem a clientes a partir de seus arquétipos, o mais importante é buscar compreender a demanda e o perfil do cliente de forma aprofundada, a partir de um atendimento humanizado, para garantir que a estratégia de vendas seja assertiva e encantadora.
Você já conhecia o conceito de arquétipos de vendas no mercado imobiliário? Conte sua experiência com essa técnica!
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