Mercado de imóveis: confira o anuário com perspectivas e comportamento do imobiliário no Brasil
O DataZAP+, braço de inteligência do ZAP+, lança o primeiro “Anuário do Mercado Imobiliário”, com o objetivo de levar informações e perspectivas sobre o mercado de imóveis aos principais players do setor.
A partir de informações exclusivas obtidas pelos portais de anúncios imobiliários ZAP e Viva Real, bem como da plataforma de monitoramento de lançamentos imobiliários Geoimóvel e mediante análise de dados públicos, o material traz um panorama do segmento, com detalhamento para as cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
“O DataZAP+ é uma das principais referências em inteligência de dados imobiliários do país, atuando como parceiro estratégico dos profissionais do mercado imobiliário em suas tomadas de decisão. Este Anuário nasceu com a perspectiva de expandir ainda mais esse papel, trazendo uma visão macro do mercado, com análises profundas e dados relevantes para entender o cenário atual e as perspectivas para o setor”, afirma Marcelo Dadian, VP de Incorporadoras e Novos Negócios na OLX Brasil.
A pesquisa
Em razão da presença do ZAP+ em praticamente todo o território nacional, o conteúdo traz detalhamento não só de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, mas também capitais como Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, João Pessoa, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Belém e Manaus.
Entre as informações disponíveis estão desde preços médios praticados até os bairros mais destacados.
O Anuário ainda oferece ao leitor dados sobre as expectativas de preço médio dos imóveis residenciais para compra e um panorama do funcionamento da atividade de compra e venda para este ano.
As preferências e análises comportamentais do consumidor em relação à aquisição de imóveis em todas as regiões do país também estão disponíveis para consulta.
A metodologia
O levantamento é baseado na pesquisa Perfil do Lead, que é realizada de forma recorrente com abordagem online e aplicação de questionário estruturado.
O público alvo entrevistado é composto por usuários dos portais ZAP e Viva Real que buscaram comprar ou alugar um imóvel entre os anos de 2020 e 2022.
Mercado imobiliário com leve retração e preços em desaceleração
O anuário aborda uma leve retração adicional do mercado para o decorrer do ano de 2023, impulsionado principalmente pela alta na taxa de juros de financiamentos imobiliários, que supera a de 2022, impactando o mercado de compra e venda de imóveis residenciais.
Vale ressaltar que, apesar da retração, o nível de atividade deve rodar ainda um pouco acima da média histórica.
Em relação aos preços dos imóveis, o levantamento aponta que é esperada uma desaceleração gradual depois de uma aceleração de 6,2% em 2022, algo natural, principalmente com o IPCA, índice que mede a inflação oficial, em patamares mais modestos (mais próximos dos 6% do que dos 10% no fim de 2021 e começo de 2022) e o esfriamento do mercado de trabalho, depois da retomada no pós-pandemia.
Região Sudeste e São Paulo se destacam entre os lançamentos
Em relação aos dados do último ano de fechamento (2022), a região Sudeste continua concentrando o maior número de imóveis no mercado primário, tanto em produtos, quanto unidades lançadas e até mesmo vendidas, sob a liderança da cidade de São Paulo.
A capital paulista totalizou 375 produtos lançados no período, sendo 221 médio/alto padrão, 88 econômico e 66 de luxo. Quase 83 mil unidades foram ao mercado, enquanto cerca de 70 mil foram vendidas.
Comportamento dos compradores de imóveis
O consumidor é, em maioria, mulher (55%), casado/a (63%), com filhos (70%), da geração X (55%), e procura principalmente por uma casa de rua ou de condomínio (47%).
Na tipologia, o perfil majoritário deseja um móvel com três dormitórios, com uma suíte e uma vaga de garagem.
Estrutura do imóvel, segurança da região, existência de área de lazer e proximidade a familiares e amigos estão entre as principais motivações para a compra de um imóvel.
Comentários