Cancelar financiamento imobiliário: é possível?
Muito se fala sobre o que é necessário para fazer um financiamento imobiliário, como economizar e como quitá-lo. No entanto, entender sobre o processo de cancelar financiamento de um imóvel também é extremamente relevante para corretores e corretoras imobiliárias.
Quer saber explicar como cancelar um financiamento imobiliário? Confira!
É possível cancelar um financiamento imobiliário?
Sim, em algumas situações. Explicamos: quando se fala sobre desistir de um financiamento imobiliário existem alguns caminhos. A primeira divisão que existe é sobre o tipo de imóvel adquirido:
– Imóveis comprados na planta, diretamente com a construtora: é possível cancelar o financiamento. Nesse caso, é provável que haja uma multa e o não reembolso das taxas. Mas, a construtora ou incorporadora recebe o imóvel novamente;
– Já para imóveis comprados prontos e/ou já em uso não há como cancelar o financiamento uma vez que este foi feito diretamente com o banco. Mas, existem alternativas e a gente te conta já!
Como cancelar o financiamento imobiliário com o banco?
Cancelar o financiamento imobiliário antes do RGI
Caso o cliente ainda não tenha pago o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e não tenha feito ainda a escritura e o Registro Geral do Imóvel, mesmo com contratos de financiamento assinados, é possível desistir do financiamento imobiliário.
Se o contrato ainda não estiver assinado, é possível o ressarcimento integral das taxas. Caso já tenha sido assinado, mas ainda não tenha registrado o imóvel, o banco não precisa devolver o valor das taxas iniciais.
Cancelar o financiamento imobiliário depois de registrar o imóvel
Nos casos em que o ITBI já foi pago e o imóvel transferido para o comprador, a desistência do financiamento fica muito onerosa. Isso porque, em caso de rescisão contratual, o credor pode se apropriar do imóvel e leiloá-lo.
É possível tentar um acordo com a instituição financeira para resgatar ao menos uma parcela do valor investido, mas não há garantias.
Como cancelar o financiamento imobiliário de imóveis na planta?
Caso você trabalhe com imóveis na planta, é importante saber que o cancelamento do financiamento nesse caso é menos oneroso.
Primeiro, trata-se de uma negociação regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor. O prazo para desistir de um financiamento, sem grandes perdas, é de até sete (07) dias após a compra. Quem o fizer, pode receber o valor pago total ou parcialmente (a depender do contrato e de possíveis negociações), e incluindo o valor da corretagem, de quanto ganha o corretor de imóveis.
Depois do prazo de sete dias, ainda é possível desistir do financiamento imobiliário feito diretamente com a construtora. Nesse caso é cobrada uma multa, que varia e pode chegar a 25% do valor investido ou até 10% do valor total do imóvel.
De qualquer forma, o necessário para cancelar o financiamento de imóveis na planta é enviar uma Carta de Distrato para a construtora.
O cliente não consegue mais pagar, o que fazer?
O caso mais comum de pessoas querendo cancelar financiamentos imobiliários é a falta de dinheiro para arcar com as parcelas. Nesse caso, a melhor opção é vender o imóvel – mesmo financiado.
Sim, é possível transferir o financiamento para outro nome, desde que o mesmo seja aprovado nas análises de risco da instituição financeira.
Além das opções apresentadas, os financiamentos feitos via programas de moradia diretamente com a Caixa Econômica Federal têm condições de cancelamento exclusivas e bem menos onerosas.
Quando o cancelamento imobiliário não é culpa do comprador?
Em casos de fraude pelo vendedor ou corretor, cláusulas fraudulentas, atraso na entrega de um novo imóvel ou ainda qualquer outro motivo por parte do vendedor, o comprador tem direito a receber todo o valor pago (com juros e correção).
Direitos do corretor de imóveis em caso de cancelamento de financiamento
Bom, agora que você já sabe explicar como cancelar um financiamento imobiliário para seus clientes, é hora de entender como a Nova Lei dos Distratos fala sobre o pagamento da comissão do corretor de imóveis.
No caso de cancelamento do financiamento por questões de inadimplência, que são as mais comuns, a comissão do corretor e da corretora de imóveis está segura.
Mas, em alguns casos, o valor da corretagem é devolvido ao comprador:
– Fraude na venda do imóvel (independente de por qual parte);
– Desistência de contrato no prazo de sete dias de assinado (no caso de imóveis na planta);
– Financiamento não aprovado.
É claro que, quando o corretor está fechando um negócio, não espera lidar com dúvidas sobre como cancelar o financiamento de um imóvel. Porém, pensando na construção de relacionamento com clientes antigos (que é extremamente valiosa), esse conhecimento é um diferencial na sua trajetória para ser um corretor campeão.
E você, já teve que explicar sobre como cancelar um financiamento imobiliário para algum cliente? Conta para a gente nos comentários!
Leia também: O corretor de imóveis precisa entender sobre finanças e tipos de financiamentos
Comentários