10 dicas para promover sua marca com um baixo orçamento
Quando o orçamento está apertado é que temos de encontrar saídas criativas e de baixo custo. Isto vale para corretores autônomos, imobiliárias ou construtoras. Estar atento e tranquilo para superar dificuldades com criatividade é imprescindível para sobreviver no mercado. Por isto, siga estas dicas para promover-se diante de um baixo orçamento.
1. Use as mídias online de forma mais eficaz.
Essa é realmente a chave para uma eficiente comunicação, tanto dos seus imóveis quanto da sua marca em tempos de vacas magras. As mídias online são muito mais efetivas economicamente do que mídias offline (televisão, rádio, jornais, revistas) e dão a você mais controle quanto a medição dos resultados e da segmentação. Considere toda a sua estratégia de marketing neste momento e reserve algum fundo para as mídias online.
2. Use a publicidade online para promover seu negócio em vez de jornais ou revistas.
Renuncie aos anúncios impressos apenas por alguns meses (ou para sempre) e tente usar banners em portais imobiliários para promover o seu negócio em sua região. Ao fazer isso, você estará atingindo diretamente seu público-alvo por um custo menor, além de que os anúncios irão durar muito mais tempo do que só uma tiragem de revista ou edição de jornal.
3. Fornecer conteúdo de qualidade em troca de espaço publicitário.
Se você ainda está determinado a aparecer em mídias impressas, tente enviar um artigo sobre o mercado local repleto de fatos, números e algumas opiniões, e veja se você pode fazer uma parceria com o veículo: um editorial em troca de um anúncio. Se você não conseguir um anúncio exclusivo, certifique-se de que o artigo poderá trazer sua marca claramente mencionada, isso já funcionará muito bem como um anúncio para você.
4. Reforce sua newsletter ou comece a trabalhar uma.
Se você tem o hábito de encarar as newsletters (boletins corporativos via email) um pouco ao acaso, agora é a hora de dedicar-se ao seu conteúdo e ao envio com frequência. As newsletters eletrônicas são uma forma barata de comunicar sua mensagem e sua marca (e algum conteúdo realmente útil) para um público que está interessado no que você tem a dizer. Se você tiver feito o trabalho de construção do seu banco de dados, agora é a hora de conversar com mais frequência com os seus clientes e assegurar-lhes que você ainda está por perto.
5. Parcerias locais.
Escolas, igrejas, centros comunitários e clubes locais estão sempre dispostos a dar uma mão. Embora este não seja o momento para oferecer um contrato de patrocínio financeiro, você pode começar um novo relacionamento que dará a sua marca alguma nova visibilidade. Em períodos econômicos difíceis as pequenas empresas precisam de ser criativas e ajudar umas às outras.
6. Rede, rede e rede
Quando os negócios não estão mais chegando até você, é hora de voltar ao antigo trabalho com sua rede de contatos. Vá ao maior número de eventos da sua rede de contatos possível e fale positivamente sobre o que você faz e como o negócio está caminhando. Não seja um vendedor distribuindo cartões insistentemente! E esteja atento para não falar sobre como está passando por um período difícil. As pessoas gostam de fazer negócios com pessoas bem sucedidas e positivas.
7. Tente a nova era das rede sociais
Sites como Facebook, Twitter e Linkedin têm acrescentado uma nova dimensão à forma como as rede de negócios atuam. Tente conectar-se com antigos parceiros, amigos e colegas de trabalho, fazendo-os conhecer o que você faz agora. Participe de grupos de discussão online em fóruns e grupos do Facebook, por exemplo, ou crie os seus próprios grupos. Estar conectado com outras pessoas através destas redes sociais pode abrir um caminho cheio de oportunidades e novas formas de promoção para você e sua empresa. Além de ser grátis!
8. Apresente uma palestra com informações imobiliárias
Se os tempos estão difíceis para você, então as chances deles estarem difíceis para muitas pessoas em sua região são grandes. Então, que tal realizar uma apresentação com informações gratuitas sobre o mercado imobiliário local para os residentes da sua região? A maioria das pessoas gostam de ouvir para onde o mercado está indo, como capitalizar ou investir em imóveis, o que está acontecendo no cenário imobiliário atual, etc. Como um profissional em sua área você pode oferecer esse tipo de informação sem ter que vender nada, e você irá gerar uma boa impressão para a sua marca. Você pode criar um flyer simples e barato em sua própria casa, realizar o evento em seu escritório, igreja, centro comunitário ou escola local (talvez algum lugar onde você tenha feito parceria) e todo o evento vai lhe custar apenas algumas xícaras de café.
9. Incentive os clientes antigos a recomendarem você.
O melhor negócio é aquele que consegue ser recomendado a outras pessoas. Após cada transação completa, faça um acompanhamento da satisfação por e-mail (tanto compradores quanto proprietários) e envie-os as atualizações do seu negócio, para que eles possam encaminhar para qualquer pessoa interessada em vender ou comprar imóveis. Outra maneira é fazer um esquema simples de recompensas por indicações, que é sempre útil na geração de novos contatos.
10. Não tenha medo de se divertir!
Talvez agora seja o momento de deixar o ator que existe dentro de você aparecer. Crie um vídeo sobre você mesmo: o que você faz, por que você faz e como. Em seguida divulgue-o no YouTube, enviando o link para todos que você conhece (sem criar spam!). Divirta-se fazendo o vídeo e as pessoas vão querer encaminhá-lo. Porém, não se esqueça de incluir uma maneira para que os clientes potenciais possam entrar em contato com você. Essa é uma ideia fácil e gratuita de fazer algo um pouco diferente para atrair clientes e promover sua marca.
11. Trabalhe firme nestas 10 dicas
Nunca é fácil promover o seu negócio com um orçamento limitado. Mas o sucesso raramente é fácil também! Tempos econômicos rigorosos exigem medidas rigorosas também, e você não pode simplesmente parar de comunicar-se com o mercado porque o orçamento está apertado. Então, pense um pouco fora do comum e tente fazer o processo divertido, gerando negócios de uma maneira nova.
Adaptado de PropertyAdGuru
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