Atendimento online: o que fazer para ter melhores resultados
Corretor, você anuncia seus imóveis na internet? Se a resposta for sim, provavelmente você já tenha boa parte de seu atendimento voltado para os contatos gerados online, certo?! Um atendimento online bem feito tem um impacto muito positivo para o cliente que está querendo receber informações a respeito do imóvel que lhe interessou. Por isso, essa etapa é certamente um fator muito importante para seu sucesso como corretor de imóveis.
A grande diferença entre o atendimento online e o presencial é que na primeira forma não existe o contato físico – “olho no olho” – entre corretores e clientes. Por causa disso, a empatia entre os dois lados acontece de forma diferente.
Mas para acertar no atendimento via internet ao seu cliente, você deve seguir alguns conselhos sobre os quais falamos a seguir:
O que você DEVE fazer para ter um excelente atendimento online:
1. Atender rapidamente ao contato
Quando senta em frente ao seu computador ou usa seu celular para buscar um imóvel para compra ou aluguel, um cliente dificilmente gera apenas um pedido de mais informações sobre determinado imóvel e fica aguardando a resposta do corretor responsável.
Pelo contrário, dados da área de inteligência de mercado do VivaReal mostram que cada pessoa demonstra interesse em média para 3,5 imóveis em sua primeira visita ao portal. Ao receber a resposta, dificilmente esse potencial cliente irá lembrar de qual o corretor ou imobiliária pertencem aquele anúncio.
Neste processo, você já terá uma boa vantagem se rapidamente apresentar um atendimento eficiente a este cliente. E por eficiente não estamos falando apenas de velocidade, mas também que se posicione como o consultor imobiliário capaz de ajudar o cliente a fazer um bom negócio.
Atendendo rapidamente, aumentam as chances de surpreender esse cliente com uma resposta no momento em que ele ainda estiver navegando e olhando outros imóveis. Assim você causa uma ótima primeira impressão!
2. Responder às perguntas do cliente
Por mais óbvio que pareça, responder à solicitação do cliente é fundamental em um bom atendimento, além de ser a fase que precede o agendamento de uma visita. Muitos corretores erram nesta fase ou por enviar informação demais ou por não enviar a exata informação pedida pelo cliente.
Preço por exemplo, é uma das perguntas mais comuns, e muitos corretores, por medo de perder o cliente, fogem da resposta.
Deixar de responder a solicitação do cliente é perder a oportunidade de abrir um diálogo que pode terminar em uma negociação. A resposta sincera e honesta gera confiança no cliente, além de ser uma chance de mostrar que você é um especialista.
Possuir conhecimento do produto e do mercado, além ser gentil e paciente, está entre as principais características que um corretor precisa ter para fechar negócios, segundo pesquisa realizada pela Lopes com compradores de imóveis assim que assinaram contrato.
3. Utilizar o canal de comunicação solicitado
O contato através de e-mail é o preferido por 87% dos clientes que solicitam mais informações sobre imóveis dentro do portal VivaReal. Esta preferência acontece porque a maioria das pessoas não se sente à vontade em atender ligações no horário de trabalho ou simplesmente pelo fato do e-mail ser uma forma rápida e eficiente de comunicação.
Alguns interessados chegam a avisar no preenchimento do formulário qual é o seu canal de contato preferido. Mesmo assim, é conveniente que você faça isto por e-mail e aproveite para perguntar se você pode conversar pelo telefone com ele e qual o melhor horário para isso.
Contatos sem número de telefone não significam que as pessoas não têm interesse no imóvel. O cliente pode estar apenas dizendo que prefere passar o seu número após ter as primeiras respostas para suas dúvidas.
Se você tem dúvidas de como escrever um e-mail que dá resultados em seu atendimento online, confira o vídeo abaixo com dicas para o corretor de imóveis.
4. Buscar o agendamento de uma visita ao imóvel
Seja qual for o canal de atendimento online que você esteja realizando (e-mail, chat ou mesmo WhatsApp), ele não deve ser o local para fechamento do negócio. Utilize o atendimento online para informar, criar uma conexão com seu cliente, demonstrar a ele o quanto você é um especialista e o quanto você está seguro das informações que ele necessita.
Ganhe sua confiança e leve para um contato pessoal, convidando para uma visita ao imóvel.
Quanto mais você humanizar o contato, maior será a chance de vender ou alugar. Não há melhor momento do que encantando o cliente durante uma visita.
Para marcar a visita, pergunte ao final de cada contato sobre qual o dia e horário são os melhores para o cliente e coloque-se a disposição para acompanhá-lo.
5. Criar um relacionamento
Um imóvel é ainda a grande conquista das pessoas, envolve planejamento e significa a realização de um sonho. Por isto, a compra do imóvel não é tão rápida: 76% dos compradores levam até 6 meses entre o envio do primeiro pedido de informações e a assinatura do contrato.
Se você tiver pressa, ou quiser pular etapas, poderá perder este cliente para um concorrente mais preparado. Posicione-se ao lado cliente, seja a fonte de informações que ele precisa, coloque-se à disposição dele para enviar novas ofertas ou para apresentar outros imóveis. Certamente ele irá considerar tudo isto ao escolher você como o corretor certo para fazer negócio.
Estas foram algumas dicas baseadas nas práticas de atendimento online de corretores vencedores, que utilizam a internet como sua principal fonte geradores de negócios. E você? Possui alguma dica eficiente que ajuda você a melhorar a conversão dos seus antedimentos? Compartilhe com a gente. Queremos conhecer sua história!
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