Como usar vídeos para vender imóveis
No começo do milênio, quando o YouTube nasceu, qualquer corretor de imóveis acharia a ideia de usar vídeos para vender imóveis completamente absurda, não é mesmo?
No entanto, de lá para cá, muita coisa mudou e a verdade é que vídeos já fazem parte do nosso dia a dia. O Brasil é, inclusive, um dos países que mais consomem vídeos online. Segundo uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, de 2018 a 2020, houve um aumento de 84% no consumo de vídeos por aqui; hoje, cerca de 61% dos cidadãos brasileiros consomem algum tipo de vídeo via internet.
A pandemia de coronavírus, desde 2019 acelerou essa tendência e exigiu que corretores de imóveis encontrassem novos meios de atender seus clientes, dado a impossibilidade de encontros presenciais. Assim, um caminho estratégico para otimizar seus atendimentos é investir em vídeos para vender imóveis.
Para te ajudar, conversamos com Guilherme Pilger, corretor de imóveis na imobiliária Guilherme Pilger, e Pierre Xavier, corretor de imóveis na Pierre Imóveis, os quais compartilharam dicas importantes que têm dado resultado sobre como atender seus clientes por meio de vídeos. Confira a seguir!
Dica 01 para seus vídeos venderem mais imóveis: entenda a jornada do seu cliente
Antes de começar a fazer vídeos para tornar seus atendimentos ainda mais empáticos e assertivos, é preciso mapear a jornada do seu cliente para entender que tipo de conteúdo seus vídeos precisam ter para se encaixar em cada uma das etapas.
Guilherme Pilger explica que faz um planejamento de vídeos a longo prazo e produz diferentes tipos de materiais com objetivos distintos. Por exemplo: há vídeos mais “gerais” dos empreendimentos e apartamentos com o objetivo de despertar a curiosidade e encantar os clientes e, após o encantamento, são feitos vídeos mais pessoais, como videoconferências, para mostrar detalhes do imóvel.
Já Pierre Xavier afirma que os vídeos também devem ser usados para gerar conteúdo e não apenas para mostrar o imóvel em si, como para compartilhar notícias sobre taxas de juros, mudanças no cenário econômico e passar orientações.
Além disso, considerando a jornada de compra, Pierre é adepto de vídeos para o pós-venda, em especial de imóveis comprados na planta. Neste caso, ele costuma ir até as obras e fazer vídeos para seus clientes mostrando o andamento do empreendimento. “O cliente muitas vezes não tem tempo de ir até a obra e muitas incorporadoras também não fazem vídeos, então os clientes se sentem muito valorizados”.
Dica 02: Priorize o conteúdo do vídeo para venda de imóveis
O planejamento é parte fundamental do processo, pois com ele você conseguirá entender qual o objetivo de cada uma das gravações de acordo com as demandas de seus clientes. Como Guilherme explica, para pessoas que ainda não iniciaram a negociação é importante produzir vídeos de imóveis que despertem a curiosidade e encantem.
Para aqueles que já estão no processo, os vídeos devem ser mais pessoais e mostrar mais detalhes do imóvel, destacando as principais qualidades daquele local e ajudando seu cliente a se imaginar morando naquela casa ou apartamento.
Segundo Pierre, os vídeos dos imóveis à venda são como um tour virtual, enquanto os de acompanhamento da obra são filmagens mais rápidas. “Eu demonstro que estou ali, dou uma girada no empreendimento como um todo para o cliente também poder se situar sobre como a obra está encaminhada e eventualmente subo com o drone para mostrar uma visão macro do empreendimento. O pessoal gosta muito”.
Dica bônus: pense em seus vídeos considerando uma estratégia de storytelling, ou seja, vá além da descrição crua do local, mas sim mostre todo o contexto relacionado àquele imóvel.
Dica 03: Planeje a filmagem para gravar vídeos de qualidade
Preparar uma gravação de qualidade é importante para que você transmita relevância para seus clientes. Então estude o ambiente, cheque a luz, procure gravar em um momento do dia sem ruídos no ambiente, tenha atenção à qualidade do vídeo e do áudio e pense no conteúdo de forma estratégica.
Além disso, coloque-se no lugar do seu cliente e imagine o que ele deseja ver nos vídeos que você divulgará para ele. Grave como se fosse sua primeira vez vendo aquele imóvel, pois assim você terá mais chances de mostrar o que ele realmente deseja encontrar naquele material.
Também é fundamental manter a consistência do trabalho, como explica Guilherme. “Não adianta a gente produzir dez vídeos bons e parar, precisamos ser consistentes para estarmos sempre presentes na mente do cliente, então é produção de conteúdo o tempo inteiro.”
Dica 04: Compartilhe seus vídeos onde sua persona está
Faça uma estratégia de divulgação dos seus vídeos pensando em resultados. É fundamental ter cuidado com os formatos de vídeos para cada meio de comunicação e também pensar nos canais em que eles serão divulgados. Compartilhar o mesmo vídeo em todos os canais não trará resultados relevantes, então é preciso pensar em uma estratégia de conversão para aqueles vídeos.
Guilherme explica que os vídeos devem estar nas plataformas digitais de maneira orgânica e também através de anúncios pagos, para atingir um público ainda maior. O que torna fundamental planejar com cuidado o formato do vídeo que será compartilhado e em qual canal, para que você não invista seu dinheiro em anúncios que não trarão resultado para seu negócio.
O WhatsApp é outro canal bastante estratégico para imobiliárias e corretores. Pierre, por exemplo, começou a compartilhar seus vídeos para alguns clientes via WhatsApp e estes divulgaram os mesmos em um grupo de proprietários, de modo que pessoas que nem mesmo eram seus clientes começaram a receber atualizações do andamento das obras. “Eles ficavam muito felizes, acabavam até conseguindo meu contato e me recomendando para amigos e familiares porque se sentiam valorizados, já que os corretores deles muitas vezes acabavam abandonando eles depois do contrato assinado.”
Dica 05: Aproveite os vídeos para atender com excelência e vender ainda mais imóveis
Para Guilherme Pilger os vídeos hoje são uma das melhores formas de conexão com o cliente. “Se a gente tiver a possibilidade de ter uma consistência através dos vídeos, independentemente do segmento, a tendência é que a gente se torne cada vez mais próximo de pessoas desconhecidas”.
E reforça que agora é a hora de buscar um atendimento em que não seja necessário empurrar nada para o cliente, respeitando seu tempo e entendendo o que ele realmente precisa, “sem armas persuasivas e sim dentro das necessidades que ele está buscando, com a maior segurança e transparência possível para não ter nenhum problema futuro e pensando na nossa profissão futuramente através daquilo que é a nossa reputação”, explica Guilherme.
Pierre Xavier destaca a importância de acompanhar o cliente, em especial durante o pós-venda, momento no qual é possível criar mais vínculo e torná-lo um amigo. “Isso automaticamente gera novos negócios, gera novas indicações, seja porque o cliente vai acabar comprando com você de novo quando quiser trocar de imóvel ou fazer um investimento, seja porque ele te admira e te recomenda para amigos e familiares. Na minha concepção não tem como fazer venda sem prestar pós-venda, para mim é tudo muito interligado”, finaliza.
O que achou das dicas de como usar vídeos para vender mais imóveis e otimizar seu atendimento? Conta para a gente nos comentários!
Comentários