Loteamento: 5 estratégias para a venda de lotes
A venda de lotes é uma boa pedida para corretores que querem diversificar seu portfólio ou investir em uma nova e lucrativa frente de atuação.
Este tipo de empreendimento vem sendo cada vez mais procurado por quem quer espaço para construir e investir com menos burocracia e mais economia.
Para começar a empreender neste mercado, é preciso saber as particularidades da venda de loteamento, suas vantagens e como se destacar com seus anúncios.
Antes de mais nada, vamos entender qual a diferença entre lotes e terrenos:
Lote ou terreno: quais são as diferenças?
O terreno pode ser definido como um espaço de terra reservado para construção, podendo ser urbano ou rural.
Em um terreno, as construções podem ser residenciais ou comerciais, horizontais ou verticais.
Um terreno pode ser dividido em porções menores, que serão destinadas a diferentes construções. Este é o processo de loteamento.
Ou seja, um lote é uma fração de um terreno maior, normalmente dividido em tamanhos iguais.
Durante o processo de loteamento, o terreno também deve contemplar infraestrutura como sistema viário (rua, avenidas, calçadas), rede de esgoto, rede elétrica, entre outros.
Assim, um grande terreno toma formas dessa “mini cidade” e pode ser comercializado em lotes.
Quero começar a vender lotes, e agora?
Se você quer diversificar sua carteira de clientes ou mesmo mudar de área de atuação e começar a vender lotes, existem alguns passos a seguir para começar com o pé direito nesta empreitada.
Entender os principais conceitos e regras é indispensável para traçar uma boa estratégia de vendas. Confira os primeiros passos:
Estude sobre loteamentos
Para vender lotes, você precisa dominar os principais termos e regras sobre esse tipo de empreendimento.
Demonstrar conhecimento sobre a modalidade reforça a relação de confiança com o cliente e traz mais segurança para ele durante o processo.
Explique a diferença entre lote e terreno, o passo a passo para esta aquisição e suas principais vantagens.
Mapeie as áreas em que prende atuar
Assim como na venda de terrenos ou apartamentos, conhecer o território em que se está atuando é indispensável para vender lotes.
Conheça o entorno, entenda a capacidade de valorização da região e liste os principais atributos daquela área, como segurança, natureza etc.
Conheça as regras locais
As regras a respeito do loteamento podem mudar de acordo com a legislação local.
Em São Paulo, por exemplo, um lote deve ter, no mínimo, 125 m² para ser comercializado.
É importante consultar as regras do município em que você vai atuar para garantir que seus negócios estarão dentro da regulamentação e evitar problemas futuros.
Entenda as vantagens da compra de lotes
Existem algumas vantagens que devem ser conhecidas pelo corretor que quer entrar neste mercado.
Entre elas, a possibilidade de construção do zero, a valorização do lote e a garantia de um patrimônio familiar são destaques.
Outras vantagens como o menor custo de aquisição do lote em relação ao terreno, por exemplo, e o baixo custo de manutenção para investimento valem entrar na lista também.
Na hora de construir sua argumentação de venda de lote, é importante mergulhar nos detalhes dessas vantagens para elaborar um bom discurso.
5 estratégias para alavancar a venda lotes
Se você já deu os primeiros passos para começar a empreender na venda de lotes, veja algumas dicas para impulsionar suas estratégias:
1. Invista em anúncios criativos
Para se destacar ao vender lotes, é preciso investir em anúncios criativos e estratégicos, que conquistem a atenção do público.
A presença multiplataforma é importante. Além de formatos como anúncios em mídias locais, vale a pena buscar por opções de marketing digital como compra de palavras nas buscas do Google e anúncios em plataformas sociais como Facebook e Instagram.
Os formatos tradicionais como folders e placas também podem ser uma boa pedida, a depender do público que você quer impactar.
Não esqueça de investir na tradicional placa de “vende-se lote” e em boas fotos do lote.
Criar e divulgar conteúdos especializados sobre esse tipo de empreendimento também pode ser uma boa opção para se destacar no segmento de venda de lotes.
2. Fortaleça seus argumentos de venda
Como vimos, conhecer as vantagens da compra de lotes é importante para fazer um bom negócio.
A boa argumentação de venda é indispensável no caso de loteamentos e deve ser bem estruturada.
Uma boa dica para fortalecer seu discurso de venda é estudar outros empreendimentos da região para exemplificar a capacidade de valorização daquele lote.
Outro bom argumento é apresentar o lote como uma garantia de patrimônio familiar e de capital a longo prazo, por ser um bem durável e com boa oportunidade de liquidez no caso de investimentos.
3. Diversifique seu público
Existe a possibilidade de vender lotes para pessoas físicas e jurídicas. A depender da característica da região, os lotes podem interessar mais para um ou outro público.
Conheça a área em que o lote está localizado para definir seu público-alvo.
E não esqueça dos investidores: em muitos casos, os lotes são adquiridos como forma de investimento.
Por isso, é fundamental ter esse público no radar e, principalmente, saber lidar com investidores para a venda de lotes.
4. Encante com projetos 3D
Fazer o cliente perceber todo o potencial do lote para construção pode ser um desafio.
Por isso, contar com opções de ilustração dessas possibilidades é uma ajuda e tanto. Invista em projetos 3D de diferentes tipos para reforçar sua argumentação de venda.
O projeto pode contemplar a construção de um sobrado ou um empreendimento comercial, por exemplo.
O ideal é ter opções diversificadas de projetos para apresentar as possibilidades de acordo com a demanda do cliente.
5. Conheça o cliente e personalize a oferta
O mesmo lote pode ser vendido com diferentes argumentos, a depender da necessidade do cliente no momento.
Entender a demanda do cliente no detalhe vai te ajudar a adaptar o seu discurso e personalizar a oferta.
Ele pode buscar por um lote para construir uma casa de veraneio ou para um investimento a longo prazo, por exemplo.
Demonstrar empatia, escuta ativa e oferecer um atendimento humanizado também vai ajudar a encantar o cliente e alavancar a venda.
Como vimos, a venda de lotes é uma boa opção para diversificar portfólio do corretor de imóveis e traz excelentes vantagens para os clientes.
Estude as possibilidades para vender lote e crie novas oportunidades de venda na sua região!
Ficou com alguma dúvida sobre a venda de lotes? Deixe aqui nos comentários!
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