Short stay: vale a pena apostar nesse tipo de locação?
Uma das tendências de moradia que vem ganhando espaço nos últimos anos é o short stay (curta estadia, em português).
Esse tipo de locação pode ser uma boa pedida para atender à necessidade de clientes com estilo de vida dinâmico, algo cada vez mais comum principalmente depois da pandemia e do crescimento do trabalho remoto.
Entender mais essa variação de morar e avaliar a possibilidade de contar com esse tipo de empreendimento pode ser uma boa oportunidade para ampliar seus serviços oferecidos como corretor e abrir novas oportunidades de negócios.
O que é short stay?
O short stay nada mais é que uma locação de imóvel por curto período de tempo, que, normalmente, dura entre alguns dias e semanas.
Essa modalidade de locação é muito utilizada em viagens, quando a pessoa já sabe por quanto tempo vai precisar ficar na cidade e dispensa a opção de hospedagem em hotéis.
Uma locação short stay costuma oferecer o conforto de uma casa sem o compromisso de um contrato mais longo, atributo cada vez mais procurado por clientes.
Diferenças entre locação Short Stay e Long Stay
Como os próprios nomes indicam, a principal diferença entre o short stay e o long stay está na duração da hospedagem.
Enquanto o short stay sugere uma locação por um período menor, o long stay é a modalidade de hospedagem por períodos maiores, normalmente superiores a 30 dias.
Os dois tipos de locação têm o mesmo objetivo final: oferecer uma estadia mais cômoda e prática para as pessoas, capaz de reproduzir um ambiente de casa mesmo durante viagens a trabalho ou lazer.
A grande diferença está na necessidade de cada cliente, se a estadia será por mais ou menos tempo.
Quais são as vantagens do short stay?
Vale conhecer os principais benefícios dessa modalidade para facilitar a negociação com possíveis clientes.
Custo-benefício
Fechar um contrato de locação short stay pode ser mais vantajoso financeiramente para o cliente, principalmente em comparação com hotéis.
A possibilidade de alugar um imóvel por uma curta temporada dispensa taxas geralmente praticadas por hotéis e flats, o que pode significar uma boa economia e é um excelente argumento na hora de fechar o negócio.
Conforto
Um dos principais benefícios de um imóvel para hospedagem short stay é o conforto, já que esse tipo de acomodação pode oferecer uma experiência semelhante à da própria casa do cliente.
Na busca por um local para se hospedar por alguns dias, muitos clientes prezam por uma experiência mais aconchegante que a dos hotéis, sendo essa uma das grandes vantagens de alugar uma casa ou apartamento para short stay.
Menos burocracia
Um contrato de curta temporada é mais simples e não exige muita burocracia. Na locação short stay, esse atrativo é valorizado por quem tem um estilo de vida mais variável e não quer perder tempo se preocupando com longos contratos e idas desnecessárias ao cartório.
Como captar clientes para short stay?
Uma característica dos clientes que buscam por short stay é a preferência pela praticidade, normalmente motivada por um estilo de vida quase que nômade. Diante disso, a internet é um terreno fértil para captar esse tipo de cliente.
Na hora de administrar anúncios de imóveis para short stay, é importante caprichar nas imagens e detalhes do empreendimento, incluindo todas as opções de lazer e facilidades do imóvel e do seu entorno.
Como estes clientes prezam pela facilidade, é importante cuidar para que o processo contratual também siga essa premissa.
Mesmo simplificando a burocracia, é fundamental garantir que o contrato de locação short stay traga segurança tanto para o cliente quanto para o proprietário do imóvel e o corretor, a fim de evitar qualquer problema futuro.
A locação short stay é mais uma tendência que surge para atender a diferentes tipos de clientes e que pode ser uma excelente modalidade de locação para diversificar sua carteira de negócios.
Você já trabalha com locações short stay? Compartilhe suas experiências com esse tipo de locação nos comentários!
Comentários