A importância de scripts de atendimento para o mercado imobiliário
No geral, corretores e corretoras de imóveis já precisam se dividir para trabalhar em diversas tarefas, como atendimento, captação, visitas, negociação, papeladas, etc. No caso de profissionais no início de carreira então, isso pode ser muito mais difícil.
Já pensou em usar scripts de atendimento para otimizar sua rotina e ainda garantir atendimentos com um padrão de qualidade?
Por que usar um script de atendimento a clientes imobiliários?
Os modelos de diálogo servem para você garantir um bom atendimento e se preparar melhor para lidar com os mais diferentes cenários, como muitas perguntas sobre o imóvel ou relutância em dar andamento à negociação, por exemplo.
Um script pode te ajudar a conhecer seu prospect; identificar suas necessidades, responder todas as suas dúvidas e finalizar a negociação com sucesso.
Lembre-se: os scripts são apenas sugestões, talvez eles não deem conta de toda a demanda que cada contato pode trazer, mas pense neste método como uma zona segura neste momento tão importante.
Como criar seus próprios scripts?
- Estude a jornada de compra ou aluguel de imóveis para definir os principais momentos de atendimento.
- Reúna as principais perguntas dos clientes em cada etapa.
- Adicione pontos importantes para passar confiança.
- Organize as informações de maneira conversacional, com uma lógica de raciocínio.
- Teste e anote melhorias
Abaixo, trouxemos um resumo das principais etapas para as quais você pode criar seus scripts:
As 5 principais etapas da jornada do consumidor
Nos scripts a seguir você poderá encontrar informações para diversas situações que acontecem ao longo da jornada de compra do consumidor.
É essencial que o corretor de imóveis compreenda esta jornada de compra e suas etapas para trabalhar ativamente e com a confiança necessária.
- Descoberta e consideração: neste primeiro momento, o cliente está apenas pesquisando, fazendo descobertas e ainda tem muitas dúvidas. Aqui ainda não há contato direto entre corretor e cliente.
Busca ativa e pesquisa online: no segundo momento o consumidor pode já saber quais bairros mais interessam e agora deseja tirar dúvidas com um corretor.
Quanto mais atenção for dada ao cliente, maiores as chances de o negócio ser fechado com você.
É importante que neste momento o corretor tenha todas as informações necessárias a respeito de determinado bairro ou região; este é o momento de expor o que há de especial neste imóvel.
- Negociação: nesta etapa, o cliente quer conhecer mais opções dentro do seu orçamento e saber como encurtar todo o processo burocrático de compra. Aqui, o consumidor já está com pressa para finalizar a negociação.
- Transação: esta parte é a mais delicada para o cliente. Ele não está acostumado a lidar com o volume de documentos e procedimentos a serem realizados para uma compra ou locação de imóvel e precisará da ajuda do corretor para ir em frente.
- Chaves e pós-venda: aqui é a oportunidade do consumidor ser surpreendido, pois muitos corretores imaginam que a jornada de compra termina com a transação. Aproveite a entrega das chaves e o pós-venda para oferecer contatos úteis que facilitarão o dia a dia do cliente em sua adaptação ao imóvel novo.
E você, já usa algum script para atendimento de clientes imobiliários? Conta pra gente nos comentários!
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