Quer vender seu imóvel? Veja qual é o melhor mês para vender
A vida do corretor de imóveis é agitada o ano inteiro, já que não há período ruim para a realização de sonhos. O começo do ano, no entanto, é a melhor época para quem quer vender seu imóvel. O clima de renovação e energia para colocar a realização de metas em prática também se reflete no mercado imobiliário.
Os dados provam qual a melhor época do ano para vender imóveis. O DataZap, plataforma de inteligência do mercado, realizou um estudo para identificar as oportunidades de vendas de imóveis ao longo do ano. A constatação foi de que janeiro é a melhor época para vender imóveis.
Para chegar a este insight valioso para corretores de imóveis, imobiliárias e incorporadoras, o DataZap analisou anúncios dos portais ZAP entre os anos de 2019 e 2023.
Na análise, a plataforma considerou os anúncios disponíveis, o número de visualizações e de usuários que manifestaram interesse em comprar e alugar imóveis, os chamados leads de vendas.
O corretor de imóveis precisa estar atento a esses movimentos para garantir as melhores oportunidades de fechamento de negócio.
Vamos entender um pouco mais sobre a demanda por imóveis em janeiro e como aproveitá-la? Continue lendo!
Por que janeiro é o melhor mês para vender imóvel?
Existem alguns fatores que impactam no comportamento do mercado de venda de imóveis, e que fazem de janeiro o melhor mês para vender imóvel.
Dinâmica de oferta e demanda
O principal motivo para que janeiro seja o melhor mês para a venda de imóveis é o aumento da procura e a diminuição da oferta de imóveis neste mês.
Para chegar a essa conclusão, o DataZap faz uma ponderação entre o número de leads por anúncios.
A baixa consistente no número de anúncios disponíveis nos meses de janeiro ao longo dos anos apontam para uma boa oportunidade para captar e converter leads para venda de imóveis.
Com menos anúncios e mais procura, maiores preços e possibilidades de fechamento de negócio potencializam a atuação de anunciantes e corretores de imóveis em janeiro.
Maior procura por imóveis em janeiro
Os dados apurados pelo DataZap mostram que janeiro é o mês do ano com a maior procura por imóveis nos portais de anúncio.
Ao acompanhar a visualização dos anúncios de imóveis, é possível identificar um pico em janeiro.
A variação média de visualizações desses anúncios aponta uma alta de 46% durante janeiro. A análise indica ainda que o primeiro trimestre é o melhor para a geração de leads.
Em agosto, no entanto, a tendência é que as visualizações comecem a cair significativamente, retomando o pico em janeiro seguinte.
Essa métrica mostra como janeiro é um mês estratégico para potencializar as estratégias de divulgação de imóveis em janeiro, com maior potencial de impactar os leads e, consequentemente, aumentar as oportunidades de fechamento de negócios.
Motivos para aumenta da demanda por imóveis em janeiro
Existem diferentes motivos para o aumento da demanda para a compra de imóveis no mês de janeiro, e que devem estar no radar dos corretores e imobiliárias para adequar suas estratégias de abordagem e vendas.
As principais delas são:
- Resoluções de ano novo: as tradicionais metas para o próximo ano estão “fresquinhas” em janeiro, mês em que muitas pessoas se motivam a começar o ano realizando seus sonhos. A casa própria está na lista de resoluções de ano novo de muitas pessoas, e o espírito de “ano novo, vida nova” pode ser um motivador para que o cliente inicie ou intensifique sua busca por imóveis, para tirar esta meta do papel.
- 13º salário e outras rendas extras: as oportunidades de rendas extras que surgem no final do ano, como bônus oferecidos pelas empresas e o recebimento do décimo terceiro salário, também pode dar aquele empurrãozinho para que os clientes passem a buscar ativamente por imóveis para compra.
- Tempo para busca de imóveis: em decorrência das férias, as pessoas tendem a ter mais tempo para se dedicar à busca ativa por imóveis, aumentando o acesso a anúncios de compra e venda.
O que fazer para vender um imóvel mais rápido em janeiro?
Para aproveitar a alta demanda por imóveis em janeiro, o melhor mês para vender imóvel, o corretor deve se preparar e garantir que sua estratégia de vendas esteja pronta para ser posta em prática.
Não existe fórmula mágica sobre como vender um imóvel, no entanto, algumas práticas ajudam a potencializar os resultados, especialmente em momentos de aquecimento do mercado, como o mês de janeiro.
Confira as dicas:
- Capriche nos anúncios de imóveis
Com a alta nas visualizações dos anúncios de imóveis, surge a oportunidade de maior exposição. Por isso, é importante garantir anúncios eficazes e atrativos, nos portais de imóveis e nas redes sociais, para ampliar as possibilidades de conversão de leads.
Anúncios criativos, com boas imagens, descrição estratégica e o uso inteligente do copy podem fazer toda a diferença.
- Tenha uma boa estratégia de captação de leads
A captação de leads em janeiro é um movimento chave para garantir boas conversões de vendas de imóveis ao longo do ano. Nesse momento de abertura de oportunidades, é importante ter uma estratégia dedicada para impactar o público e transformá-los em clientes.
Estude sobre captação de leads e desenhe uma estratégia dedicada a este foco. Uma boa dica é buscar conteúdos sobre o tema em blogs como o Conecta Imobi e plataformas de ensino, como o Conecta Academy. - Aposte em ferramentas de marketing digital
O mundo conectado oferece uma série de ferramentas que podem potencializar a estratégia de vendas, especialmente em momentos de pico como janeiro, melhor mês para anunciar imóveis para vendas.
Marketing de conteúdo, inbound marketing, estratégia de divulgação nas redes sociais e em portais de anúncios de imóveis são alguns dos pontos que podem ajudar a ampliar a conversão de vendas imobiliárias neste período aquecido. - Gere oportunidades para o ano
Janeiro é o melhor mês para vender imóveis, mas também significa uma ótima oportunidade para gerar oportunidades para o resto do ano. Os leads captados em janeiro, mas não convertido imediatamente, também podem ser trabalhados ao longo do ano e convertidos futuramente, com um bom fluxo de cadência.
Crie oportunidades e dedique-se a elas nos meses seguintes. O atendimento humanizado e personalizado faz toda a diferença na hora de manter as oportunidades abertas em janeiro aquecidas e caminhar para o fechamento do negócio ao longo do ano. - Oriente sua estratégia por dados
No mundo atual, a enorme quantidade de dados disponíveis pode ser convertida em uma estratégia de venda de imóveis mais assertiva. Para isso, a inteligência de mercado deve ser vista como uma aliada do corretor de imóveis.
Pesquise estudos de mercado que trazem insights sobre as vendas, como os termômetros e levantamentos periódicos feitos pelo DataZAP. Manter-se em dia com os principais dados do mercado faz toda a diferença e pode elevar o nível de atuação do corretor de imóveis como um especialista do mercado.
A diminuição da oferta e o aumento da demanda por imóveis faz de janeiro o melhor mês para vender imóveis.
Com os dados levantados pelo DataZap, comprovamos essa tendência e entendemos que janeiro é a hora de colocar em prática uma estratégia de vendas eficaz, para converter já no início do ano e preparar leads aquecidos a serem trabalhados ao longo do ano.
O corretor de imóveis que quer se destacar no mercado deve estar atento a essas tendências, manter-se atualizado e preparado para aproveitar o bom momento do mercado.
Janeiro é um bom mês para vendas por aí também? Conte nos comentários!
Comentários